Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2017



jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Vai ser interessante ver a temperatura cair durante a madrugada e o vento aumentar, parodoxo mas bem possivel em situações destas de tamanha descarga de ar frio.
11,5ºC

Em termos de inversões, quinta sexta sabado vão rebentar alguns contadores de água em Seiça por acção de congelamento.:lol:
(Agoiro)
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Já vou com 7,4ºC aqui em Belas, imagino no vale do Jamor.

Um à parte sobre a geografia da minha zona:
De um certo modo o meu prédio está encaixado no vale da ribeira de Belas, visto que estou a uns meros metros da ribeira (agora encanada) e quase toda a urbanização fica num flanco da Serra da Silveira. Imagino que debaixo da ponte da CREL seja dos pontos mais frios, tendo em conta que é onde se juntam as ribeiras e onde o vale fica bem apertado. A quinta que encontra entre as duas ribeiras tem um planície ainda grande, acho que é aí o local mais baixo de Belas.
Até colocava lá uma estação se não fosse propriedade privada. Acredito que nessa zona facilmente atinja os negativos.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Já vou com 7,4ºC aqui em Belas, imagino no vale do Jamor.

Um à parte sobre a geografia da minha zona:
De um certo modo o meu prédio está encaixado no vale da ribeira de Belas, visto que estou a uns meros metros da ribeira (agora encanada) e quase toda a urbanização fica num flanco da Serra da Silveira. Imagino que debaixo da ponte da CREL seja dos pontos mais frios, tendo em conta que é onde se juntam as ribeiras e onde o vale fica bem apertado. A quinta que encontra entre as duas ribeiras tem um planície ainda grande, acho que é aí o local mais baixo de Belas.
Até colocava lá uma estação se não fosse propriedade privada. Acredito que nessa zona facilmente atinja os negativos.

Não consegues deixar lá um sensor?
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Boa noite!

Aqui em Leiria curiosamente está menos frio que ontem há mesma hora Isto a avaliar a avaliar pelos dados das estações online da cidade, que apresentam valores de 4/6ºC.
A estação do nosso companheiro WHORTAS nos arredores da cidade vai melhor encaminhada com 2.3ºC.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
Estao 11, 3ºC e isto quer dizer que a hipotese de ter uma maxima hoje inferior ou igual a 10ºC foi ja por agua abaixo...fiasco puro e duro que palhacada de evento frio..o segundo fiasco vai ser nem tocar nos 0ºC ate sábado... o vento é nulo e nem vai passar disto
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boa noite,ontem ainda atingi uma das mínimas mais baixas desta temporada chegando aos 4,7ºC e superando os 5,0ºC de anteontem!.
Neste momento sigo com 9,7ºC e não passa disto, esta zona que regista sempre algumas inversões razoáveis hoje está complicado.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Não consegues deixar lá um sensor?

Podia tentar, mas a propriedade tem muros e portões, literalmente tinha de passar por cima do rio Jamor para entrar lá (que por si só também é uma parede devido às canas e às árvores.) Mas acho que na margem do Jamor sem proteção (onde está a agricultura clandestina) consigo colocar lá um sensor.

Espero que com a requalificação do Jamor já seja possível andar pela outra margem.

A quinta em questão é o antigo Paço de Belas, onde muitos reis e rainhas residiram. Agora pertence a um proprietário privado. Tem uma história interessante, a quinta pertenceu a Diogo Lopes Pacheco, homem que esteve implicado no assassínio da famosa D. Inês de Castro. Quando D. Pedro I sobe ao trono, confisca todos os seus bens como forma de vingança, como a quinta de Belas, onde acabou mesmo por residir. Ao longo dos séculos foi sendo devolvida ao proprietário e ao mesmo tempo confiscada pela realeza(por sucessivas traições dos herdeiros), sendo também constantemente herdada e doada, muitas pessoas tiveram a quinta na sua posse (grande parte do tempo a realeza). No final da monarquia foi comprada e foi remodelada durante a ditadura. Até que chegou a revolução de 74, a quinta foi totalmente vandalizada e deixada ao abandono. Depois passou para mãos privadas, o proprietário tratou de recuperar por completo a quinta, sem qualquer tostão do governo. Não percebo o papel da câmara de Sintra nesta quinta, é triste. Se não fosse suficiente, depois entrou o betão. Uma enorme ponte cresceu sobre a quinta, a construção da CREL, que destruiu construções históricas e ignorou muitas. A anta de Belas (-3500 anos a.C), depois de abandonada durante séculos teve a sua desgraça após a construção da CREL: ficou partida em bocados. (provavelmente vandalismo). Outra que contínua abandonada e provavelmente num estado elevado de degradação é este obelisco:

DraBrXK.jpg


Esconde-se debaixo da ponte, exatamente ao lado de onde as duas ribeiras se unem. Uma prenda para D. João VI. "Esconde-se" é o verbo certo visto que nem o governo nem a câmara de Sintra querem saber ou tentam não ver a história daquela quinta. Se nem sequer respeitam os monumentos megalíticos, quanto mais os que têm séculos...