Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2023

Por Coimbra períodos de chuva e algum vento. Céu bastante escuro a Norte com o sol a espreitar por breves instantes formando um arco íris.

9,2ºC

15,2mm acumulados na estação de São Martinho.

b32f6e1773a4fffd4741aea528105ab5.jpg

Última edição:
Que pós-frontais gélidos :cold: Sensação térmica horrível, nem quero imaginar em sítios como a Torre.

Mínima a ser feita com a passagem dos aguaceiros, 10ºC agora. 6 mm acumulados. O vento é o rei deste evento (e a neve a norte).

O reino do vento, Amadora, constantemente com rajadas acima dos 60, 63 km/h foi o máximo.

À medida que a corrente polar se vai instalando, o padrão de alvéolos vai se aperfeiçoando, ao mesmo tempo que os Cb circundantes de cada alvéolo se tornam mais bem desenvolvidos e com bigornas fibrosas. Por enquanto ainda são células modestas e pouco consistentes, de topos baixos.

sWftAs4.jpg
É a mistura de temperaturas diferentes que cria os alvéolos?

E por Lisboa agora 11 graus, e e uma sensação termica tramada, bem menos de 10 ou 9 graus...
Pela primeira vez este ano senti frio em Lisboa, quando fui á rua á pouco, talvez pelo vento que se faz sentir.
De momento não chove, mas choveu á uma hora atrás e deve ter siso tocada a vento, porque o meu predio tem arrecadações na rua comuns, e as portas estavam todas salpicadas e isso nunca acontece porque tem um telheiro....
Tenho o cata vento da varanda onde tenho as flores todo doido eheheh, os vasos bastem contra o gradeamento de ferro (os que estão suspensos) e não garanto que os vasos se aguentem esta noite toda no local...
Amanha tenho que ir ao alentejo á minha casa e vou inaugurar a lareira, depois digo como está o tempo por lá, parece que dizem que não chove, pelo pelo ali para os lados de Èvora amanha...
Ai, estou tão contente com este friozinho...! :viva:
E ansiosa por ver neve, talvez para a semana quem vem vá lá espreitar a coisa, quando tudo acalmar...

Última edição:
É a mistura de temperaturas diferentes que cria os alvéolos?
Não sei exactamente qual é o processo de formação, mas deve haver em cada alvéolo um parte de ar mais húmido à frente das células (zona posterior do alvéolo), segundo a direcção geral do movimento da massa de ar polar, e outra parte de ar frio atrás das células (zona anterior do alvéolo). Enquanto o ar húmido e menos frio alimentas as células, na traseira destas desce o ar frio. Mas porque é que se formam estruturas circulares e não linhas sucessivas é que não sei a razão. Deve haver um paralelo com as estruturas que por exemplo se formam na areia das praias sob as correntes de água, uma vezes forma-se um padrão de covas e outras vezes de linhas de cristas de areia. :intrigante:

Aguaceiros fortes nas últimas duas horas aqui na Póvoa e Santa Iria, elevaram o acumulado de 4,6mm para 8,6mm, com rajadas mas cada vez mais fracas.

Rede Clima.AML
2023 Jan 17
21:30
Acumulados do dia e valores notáveis em meia hora.

1,8 mm Vila Franca de Xira (pouco fiável)
4,4 mm Mafra (1,2mm aguaceiro 19:00; 1,0mm frente 6:30)
5,8 mm Sintra Algueirão (1,4mm+1,2mm pré-frontal 3:30 e frente 5:30)
6,6 mm Amadora (1,2+1,6mm aguaceiros 21:00)
6,8 mm Odivelas (1,4mm aguaceiro 20:00)
5,4 mm Loures (1,4mm frente 7:00)
3,2 mm Lisboa Carnide
5,4 mm Cascais (1,4mm frente 7:00; 1,2mm aguaceiro 21:30)
4,6 mm Oeiras
2,4 mm Almada
1,4 mm Montijo
2,8 mm Alcochete (1,4mm da frente às 7:00)
0,2 mm Barreiro (??)
0,8 mm Moita
1,8 mm Seixal S.Marta
1,2 mm Sesimbra Q.Conde
1,2 mm Palmela
0,4 mm Setúbal (??)

Última edição: