Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2023

Hoje fiz viagem de Lisboa até à Sertã, que autêntico bilhete de postal. Muitos campos com tons esbranquiçados, todas as ribeiras que passam debaixo da A1 fora das margens. Poças por tudo o que é sítio e muito nevoeiro em alguns troços. Ferreira do Zêzere foi o mais chato, que zona bem agreste até à albufeira. Não se via mesmo nada no meio de tantos eucaliptos e curvas.

Já com a cota a ir para os 120m, imagem de um dos braços da albufeira de C. Bode:

JZcB83g.jpg

Boa semana gelada para todos!

Boa Tarde

Antes de mais, aproveito para desejar a todos os membros um feliz ano novo e que este nos traga muita saúde e felicidade :)
Infelizmente tive muito trabalho durante os festejos, portanto não consegui marcar presença aqui no fórum.

Dezembro despediu-se com tempo nublado, húmido e bastante ameno, mas sem precipitação, à exceção de um breve e forte aguaceiro que caiu no sábado à noite.
O mês terminou com um acumulado de 92,4 mm (a estação da Clima.AML deve ter chegado aos 130 mm) e foi excelente toda esta recuperação que tivemos durante outono, que nos "salvou" de ter o ano mais seco de sempre :hmm:
Os meus dados anuais não estão corretos, devido ao facto da minha estação ter estado inoperacional no periodo Fevereiro-Julho, mas acredito em valores na ordem dos 300 mm.

2023 começou em grande com uma belíssima frente :D

Começou com uma forte linha de instabilidade, que ainda produziu uma bela trovoada após a sua passagem, seguida de uma tarde de chuva em geral fraca e certinha :) No total rendeu 6,6 mm.

A frente veio varrer o ar "tropical" e trazer a frescura habitual desta época, com o regresso em força das inversões térmicas e do tempo anticiclónico, que também já fazia bastante falta ;)
Possivelmente terei alguma geada nos próximos dias, mas até agora o que mais se tem destacado é o tradicional nevoeiro térreo, típico desta zona e que já há algum tempo que não o via :D

Domingo: 12,2ºC / 19,4ºC / 6,6 mm
Segunda:
8,6ºC / 15,2ºC

Mínima de hoje:
5,8ºC
T. Atual: 11,7ºC
HR: 70%
Vento: Nulo

Boas,

Dia bem mais fresco hoje por Samora, já com um "cheirinho dos invernos de antigamente" :)
Mínima de 6,7 ºC e máxima de 15,1 ºC, que já desceu até aos atuais 11,1 ºC.
Dia de céu praticamente sempre limpo, sem muito a assinalar.

Na caminhada de hoje ao entardecer pelos arrozais, verifiquei o caudal já praticamente normalizado do Almansor, ao contrário do Sorraia que vai ainda bem cheio.

O dia oferecer-me-ia, ainda, um belo presente de Ano Novo! :cool: Só foi pena não ter levado a máquina hoje comigo... :nugget:
Aqui há uns dias já tinha visto por ali um inesperado par de flamingos no meio da restante passarada que, por estes dias, ali se alimenta: garças, cegonhas, íbis-pretas, etc. Só os tinha visto por cá uma vez, há já alguns anos.

Tal não foi então a minha surpresa quando vi, ao longe, uma imensa nuvem rosada a levantar-se dos arrozais e começar a voar na minha direção! :w00t:

Fica o registo possível feito com o meu velhinho smartphone. Mais ou menos aos 50 segundos consegue ver-se o céu a "manchar-se" de cor-de-rosa, quando os dois grupos de flamingos se juntam. Fantástico, não estava mesmo nada à espera de presenciar/apreciar este espetáculo hoje :)

Finalmente chegou o frio, ainda que seja de curta duração.
Sigo com 7ºC, mínima de 4,3ºC. Já não estou na mesma localização, onde registava com facilidade inversões térmica. Agora numa zona mais alta, zona norte da cidade de Coimbra.

Encontrei esta estação na localidade da Ega, perto de Condeixa, que deve registar umas mínimas interessantes. Na ultima madrugada registou -0.1 °C.