Atingirmos os 17 graus em Janeiro será talvez algo de fácil mas de forma esporádica, agora termos dias e dias, e dias em Dezembro e em Janeiro seguidos por estas temperaturas naos me parece assim tao banal, parece-me um aumento generalizado das temperaturas a nível não só do nosso pais mas sim a nível mundial...
Eu não disse que não podia acontecer, disse que em media não deve ter sido que aconteceu pelo menos o ano passado (já para não falar em anos anteriores..)
Afinal não fui eu que disse que em Portugal, o Dezembro de 2002 foi dos meses com temperaturas mais altas destes não sei quantos anos atrás, foi o IPMA, e para se ter uma media é necessários vários dias seguidos com as mesmas temperaturas, ou semelhantes...
Gosto muito de Metrologia e gosto destes assuntos todos relacionados com ela, e não faço médias e nem tenho conhecimentos para tal, mas o que sei é que em cada Inverno deixo de usar certas e determinadas peças de roupa (sim, é uma forma muito banal de "ver" as temperaturas e nada cientifica, mas também funciona), de ano para ano, o que prova que de facto cada vez temos Invernos mais quentes...
Quanto a não haver uma relação directa, pois não, porque o se houvesse com 17 graus em Janeiro, em Abril, não teriamos 30, teriamos muito mais do que isso...
Mas o que é existe é sim, um aumento tanto das mínimas como das máximas daqui até Abril, isso é certo!
Quanto á memoria contruída, disso percebo eu, porque os anos já me pesam um bocado lol, e lembro-me por exemplo de no inicio de Maio de 2014 termos temperaturas de mais de 30 graus em Lisboa, ou de Outubro de há uns anos atrás estar a fazer praia no durante 10 dias, porque todos os dias tinhamos 30 ou mais graus de máxima, portanto para não cair num vortiçe de ansiedade, tenho que recuar quantos anos...15, 20???
O que é isso?? Um tendencia? Outra coisa qualquer?? É normal? Não sei, deixo para quem de direito tentar entender, mas que me assusta a mim e a a provavelmente todas as pessoas que vivem neste planeta, isso penso que seja verdade.
Quanto ao estar frio esta semana, obrigado pela indicação, mas todas as semanas consulto o Ipma, ás vezes até mais do que uma vez por semana, e já o tinha visto, aliás vi isso, ainda nos dias em que nevava...
E quando não vejo o IPMA , ando por aqui, que quase sempre ainda é melhor que consultar o IPMA...