Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2023

As nuvens que apareceram ao fim da tarde: ao longe ainda pareciam lenticularis, mas não são tipos bem definidos.

NNE 17:16:45
gYXz3Ev.jpg

WSW 17:49:03
R47g2Rx.jpg

ENE 17:50:44
YQTgd5r.jpg

Boa noite,

Dia de céu praticamente limpo, apenas alguma nebulosidade média vinda de nordeste ao final da tarde, mas que rapidamente se foi dissipando com o cair da noite.

Máxima ligeiramente mais baixa relativamente a ontem, 13.9ºC.

Sigo com 8.2ºC, vento fraco de NE.

A estação do Parral já em terreno negativo.

Parral.png

Registou uma máxima de 14ºC.

Boa noite,

Dia de céu praticamente limpo, apenas alguma nebulosidade média vinda de nordeste ao final da tarde, mas que rapidamente se foi dissipando com o cair da noite.

Máxima ligeiramente mais baixa relativamente a ontem, 13.9ºC.

Sigo com 8.2ºC, vento fraco de NE.

A estação do Parral já em terreno negativo.

Parral.png

Registou uma máxima de 14ºC.
Essa estação, essa estação.... Há aí qualquer coisa que não sei... não vejo nenhuma estação próxima que a suporte, mas parecem-me valores algo exagerados, aí próximo só da Netatmo e anda tudo à volta de 7°C

Mínima de 6.5°C e máxima de 12.5°C, o vento chegou a soprar com alguma intensidade daí a mínima mais alta.

Vamos ver hoje, 8.5°C com 52% de HR e vento de ENE.

Enviado do meu 2201116PG através do Tapatalk

Essa estação, essa estação.... Há aí qualquer coisa que não sei... não vejo nenhuma estação próxima que a suporte, mas parecem-me valores algo exagerados, aí próximo só da Netatmo e anda tudo à volta de 7°C

Mínima de 6.5°C e máxima de 12.5°C, o vento chegou a soprar com alguma intensidade daí a mínima mais alta.

Vamos ver hoje, 8.5°C com 52% de HR e vento de ENE.

Outra vez a mesma conversa? Esquece as outras estações.
Ja foi aqui explicado o potencial da zona uma série de vezes.
Desculpa dizer isto mas estás demasiado limitado a valores/números, sugiro que dês uns passeios no terreno pois ai perceberás estas dinâmicas das inversões.

Que manto de nuvens pela Europa fora...

Ver anexo 4171
Penso ter lido sobre este fenómeno há já uns aninhos quando acompanhava o BestWeather nas redes sociais - se não estou em erro essa nebulosidade baixa/média em grande parte da Europa Central durante períodos anticiclónicos deve-se ao contraste entre o ar subtropical húmido à superfície, trazido sobretudo pela Corrente do Golfo, e o ar subpolar em altitude, característico de latitudes elevadas. É algo que acontece com bastante frequência, na realidade... :surprise:
O dia que há pouco acabou foi extremamente desconfortável. Apesar de o vento ter impedido a mínima de descer muito, também fez com que a sensação térmica caísse de forma relevante. Eu sinceramente nem sei o que é pior - ter frio intenso ou ventoso... É que ter as ventas congeladas não é nada agradável!!! :cold:

Sigo com 6,4ºC neste momento por aqui, e entretanto parou o vento por aqui. O dia de ontem foi assim: ;)
Máxima: 13,1ºC (13:39);
Mínima: 5,8ºC (6:45);
Rajada máxima: 25,6 km/h NE (1:59);
Humidade relativa média: 60%.

Outra vez a mesma conversa? Esquece as outras estações.
Ja foi aqui explicado o potencial da zona uma série de vezes.
Desculpa dizer isto mas estás demasiado limitado a valores/números, sugiro que dês uns passeios no terreno pois ai perceberás estas dinâmicas das inversões.
Posso estar errado, mas parece-me um pouco exagerado...sim já tinha lido algo que alguém partilhou em tempos.

Efectivamente, conheço aquela zona minimamente e nota-se que há ali zonas com potencial, aliás havia zonas que se notava bem as descidas de temperatura.

Posso estar errado, mas parece-me um pouco exagerado...sim já tinha lido algo que alguém partilhou em tempos.

Efectivamente, conheço aquela zona minimamente e nota-se que há ali zonas com potencial, aliás havia zonas que se notava bem as descidas de temperatura.

Para comprenderes melhor aqueles registos do Parral:

1 - Estação instalada relativamente próxima de uma linha de água (nascente da ribeira de coina);

2- A diferença de atitude entre a linha de água e a estação é praticamente nula;

3- Área de vale que recebe ar frio drenado (forma directa)da vertente norte(sombria e fria) da Arrábida , como se sabe é um misto de rocha calcária e vegetação densa.
A encosta apresenta um desnível e declive assinalável;

4- Área abrigada;

5- A inversão começa mais cedo que outros lugares pois a zona fica com sombra devido ao posicionamento da vertente da serra;

Os vales da Arrábida são gelados.
Espero ter ajudado.

Última edição:

Existem zonas com potencial ali no PNA: Picheleiros, ribeira do Alcube, Vale da Rasca, etc.

O jonas_87 e mais algum pessoal no próximo fim de semana vai para a Arrábida fazer registos.