Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2024

Voltei agora a acordar com um aguaceiro torrencial repentino, o maior da noite até ao momento. Caramba! :surprise: :rain:

Eco roxo tangente à zona oeste da Fajarda, Coruche!

uElOXaP.png
xbHuWwz.png

@david 6

Última edição:
A célula tem alguma deriva para a direita, talvez passe mais para o lado de Nisa. :unsure:
É exactamente isso que esta acontecer.. Mas não tendo a possibilidade de analisar tudo de forma detalhada dá-me a ideia que a célula tem muita alimentação com vorticidade e helicidade.. Dá a ideia de querer ganhar a dinâmica de MC's.

É exactamente isso que esta acontecer.. Mas não tendo a possibilidade de analisar tudo de forma detalhada dá-me a ideia que a célula tem muita alimentação com vorticidade e helicidade.. Dá a ideia de querer ganhar a dinâmica de MC's.
Sim, mas entretanto perdeu identidade e está praticamente absorvida numa linha de instabilidade. Isto avaliando apenas o registo do radar de precipitação:
WXpJNeC.png

Resta dela aquele pequeno eco amarelo destacado da linha, a sul de Ponte de Sor.

O evento foi bem generoso para Setúbal e áreas envolventes pelo menos na faixa mais para o interior. Penso que estejamos agora em altura de pós-frontais mas corrijam-me se estiver errado. Aqui pelo Montijo choveu bem entre as 20:30 - 21:30, fora isso nada demais... Não me parece que se chegue aos 60mm que se falava mas vamos esperar...

Barreiro ontem:

Em Lisboa neste momento não chove. O dia segue com céu muito nublado e algum vento.