Seguimento Litoral Centro - Julho 2014

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bom dia
Costumo passear pelos cimos da serra quando está assim. Não há uma precipitação directa da nuvem, quando muito apenas um chuvisco quase imperceptível, mas efectivamente há uma "precipitação oculta" que é a que mantém a serra verde todo o ano: o nevoeiro coalesce em torno das copas altas das árvores, o que produz debaixo de cada uma um "aguaceiro" privativo. Ao serem abanadas pelo vento ocorrem por vezes significativas "precipitações" locais, com pingos grossos que nos molham bem. Na ausência de vento uma grande parte da água escorre pelo tronco principal.
Durante o dia, enquanto nas praias à volta podemos estar na casa dos trinta, lá em cima estamos bem abaixo dos vinte (saio de casa em t-shirt mas levo na mochila um casaco e um corta-vento). :)

No passado mês de Maio subi pela primeira vez a serra com essas condições (capacete), fiquei espantado ao ver um chuvisco fraco a cair,estava tudo molhado, a água corria bem junto das bermas, impressionante.
Na altura fiz um pequeno video:
_______

T.actual: 21,1ºC
 
Editado por um moderador:


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Estas minimas de Almada,Praia da Rainha fazem cá uma confusão, embora perceba o porquê de tamanho arrefecimento nocturno, a confusão permanece. :D
O pessoal do fórum têm que lá ir investigar aquilo a sério.

aahxz6.jpg
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,023
Local
Ericeira
Bom dia,
Aqui pelo Marquês céu muito nublado e está cá uma ventania ... O termómetro marca 20º. Parece que estamos em Setembro. Na próxima semana entrarei, finalmente, de férias pois este ano isto tem sido trabalhar até à exaustão (mas vale para manter a linha ;)
Espero que na próxima semana a nortada abrande e o sol espreite com sorriso de quem não se importa de ver o comum mortal passar as suas férias com tempo adequado a Agosto. Bem sei que Ericeira não é Monte Gordo mas não me apetece andar a correr para as palhotas a fugir da chuva - como, aliás, aconteceu no fds passado :unsure:
Bom cá me arranjarei. Na próxima semana FÉRIAS :cool:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

alentejano

Cumulus
Registo
8 Mai 2014
Mensagens
151
Local
Estremoz
Bom dia,
Aqui pelo Marquês céu muito nublado e está cá uma ventania ... O termómetro marca 20º. Parece que estamos em Setembro. Na próxima semana entrarei, finalmente, de férias pois este ano isto tem sido trabalhar até à exaustão (mas vale para manter a linha ;)
Espero que na próxima semana a nortada abrande e o sol espreite com sorriso de quem não se importa de ver o comum mortal passar as suas férias com tempo adequado a Agosto. Bem sei que Ericeira não é Monte Gordo mas não me apetece andar a correr para as palhotas a fugir da chuva - como, aliás, aconteceu no fds passado :unsure:
Bom cá me arranjarei. Na próxima semana FÉRIAS :cool:

Amigo o melhor é mesmo ir de ferias para Monte gordo!............aproveite a Praia Verde e almoçe e jante nos Pezinhos n´Areia!!!!!!! garanto lhe que ai terá um tempo excelente! Boas ferias
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
No passado mês de Maio subi pela primeira vez a serra com essas condições (capacete), fiquei espantado ao ver um chuvisco fraco a cair,estava tudo molhado, a água corria bem junto das bermas, impressionante.

Eu ando para lá ir, no outro dia fui lá e tava uma nevoeirada do caraças e 17,5ºC.

Nos últimos dias muita nortada, ontem tive 66 km/h de rajada máxima, hoje já vai nos 51 km/h mas o mais estranho é que está nublado, não é muito comum fazer muito vento com tanta nuvem. A temperatura é cómica 19,7ºC :lmao:.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Nonnu

Cirrus
Registo
11 Jan 2009
Mensagens
89
Local
Barreiro
Bem sem duvida, quem procura sol sol sol, praia praia praia, calor calor calor, não há melhor zona que ali entre mais ou menos tavira e vila real de santo antonio...
Eu pessoalmente já la estive algumas vezes e dispenso, mas é tudo questão de gosto.
Eu prefiro Norte, serras, geres, praias fluviais, sempre a passear e a circular, do que estar com os pés na praia dias e dias consecutivos no mesmo sitio e a torrar ao sol.
Sim no Norte apanham-se dias nublados e alguns dias de chuviscos mesmo em pleno verão, mas nesses dias aproveito para visitar castelos, museus, etc etc etc, dia seguinte já há sol... praias fluviais, cascatas no geres etc etc...
Para alem de no meu ver há algo insuperável, mas claro tem tudo a ver com gosto claro... é que verão, o Norte tem preços normais ;-) e mesmo com a chegada dos emigrantes e festas de aldeia, as enchentes suportam-se, enquanto no Algarve, minha nossa senhora...
Em setembro, la vou eu 15 dias passear pelo norte ,mais a esposa ;-)
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e CptRena

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Estas minimas de Almada,Praia da Rainha fazem cá uma confusão, embora perceba o porquê de tamanho arrefecimento nocturno, a confusão permanece. :D
O pessoal do fórum têm que lá ir investigar aquilo a sério.

jonas_87 aquilo é mesmo assim :) Penso que já houve pessoal aqui do fórum a "bater" a zona. Não digo que a estação esteja em condições óptimas (não tenho conhecimento da manutenção da mesma) mas a verdade é que o historial da mesma sempre demonstrou esse comportamento extremo, comportamento esse que é tão extremo como rápido. É uma zona em que a temperatura pode variar vários graus em poucas horas.

Da minha experiência na zona recordo, por exemplo, uma festa de verão a que fui ali para aqueles lados... Depois de um dia bem quente, lembro-me bem do frio que apanhei por volta das 2h... mas uma coisa absurda mesmo. Portanto dessa estação nada me espanta ;)
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e CptRena

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,023
Local
Ericeira
... praias fluviais, cascatas no geres etc etc...

Também gosto mas ... nada de exageros. Também quero umas ondinhas simpáticas para brincar no mar :)
p.s. e que drop radical (mão na parede e tal) é aquele no seu avatar???

... Depois de um dia bem quente, lembro-me bem do frio que apanhei por volta das 2h...


Sim a minha experiência de vários anos (não digo quantos) de praia nesta zona ensinou-me a ter permanentemente blusão de ganga, ténis e umas meiinhas na mala do carro e olhem que me foi bem útil durante umas noites até lá em baixo na Praia da Cordoama há dois Verões. Aproveitem a ideia :)

...aproveite a Praia Verde e almoçe e jante nos Pezinhos n´Areia ...

Boa ideia mas só aguento 2 dias. Necessito de ondas fresquinhas e passeios (não radicais) de bicicleta pela vila ericeirense tomando café pelas bandas do Jogo da Bola e cavaqueando aqui e ali com este e aquele amigo de tão longa data :)
 

Nonnu

Cirrus
Registo
11 Jan 2009
Mensagens
89
Local
Barreiro
Maria papoila, sou surfista !
Faço praia todo ano, talvez por isso, nas ferias de família, escolha uns dias para descansar das ondas ;-)
Mas nas ferias tiro sempre uma semana para ir apanhar ondas, zona sagres, carrapateira...