Seguimento Litoral Centro - Julho 2014

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Ambiente de pré frente quente de SW era aquilo que se sentia lá por cima, humidade a 100% e 16,5ºC/17ºC e muito vento.

tumblr_n998q4W6ps1skf92go1_1280.jpg


Parque do Palácio da Pena.

tumblr_n998q4W6ps1skf92go2_1280.jpg

Boas fotos.:thumbsup:
__________

O dia lá abriu, algum sol e temperatura amena, estão 21,8ºC.

A nortada (forte) vai desaparecer durante uns dias. :cool:
Fim-de-semana de praia. :cool:
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Ambiente de pré frente quente de SW era aquilo que se sentia lá por cima, humidade a 100% e 16,5ºC/17ºC e muito vento.


Parque do Palácio da Pena.

Bons dias
Gostei muito dessas fotos, Mário, a luz está perfeita para retratar bem o ambiente, a câmara no chão é um recurso técnico e cénico eficaz :thumbsup:
É precisamente quando está assim que eu mais gosto de Sintra, especialmente para as caminhadas de uma ponta à outra da Serra.


Hoje em Carcavelos, amanhecer totalmente encoberto
lrHAF5v.jpg

abriu para a tarde mas com muita bruma/neblina (Este/Oeste), não se vê o Cabo Espichel; céu azul mas pálido e esbranquiçado quanto mais perto do horizonte, nortada fraca, por vezes moderada.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,173
Local
Setúbal
Boas

Mais um dia agradável de verão!

Mínima de 19,5ºC
Máxima de 26,5ºC

rajada máxima: 31km/h

Agora estão 22,5ºC, 71%Hr, 1012,0hpa e vento fraco de NO
 

Henrique

Cumulus
Registo
28 Abr 2007
Mensagens
418
Local
Charneca de Caparica - Almada (67 m)
Estas minimas de Almada,Praia da Rainha fazem cá uma confusão, embora perceba o porquê de tamanho arrefecimento nocturno, a confusão permanece. :D
O pessoal do fórum têm que lá ir investigar aquilo a sério.

aahxz6.jpg

Boas Jonas!
Eu moro bem perto da praia da rainha e costumo passar por lá muitas vezes.
Aquela zona é realmente um mundo à parte, já cheguei a passar lá um dia com máxima de 21/22ºC e ter uma agradável mínima de 1,8ºC enquanto estações vizinhas não registavam mínimas abaixo dos 8ºC nessa mesma noite, principalmente em dias sem vento, obviamente.
Embora ache a amplitude térmica comum de muitos outros sítios, o que realmente me espanta é a rapidez da inversão.
Um outro local, já mais para o interior mas que também me entusiasma no inverno, é este, que fica bem próximo da minha casa...
https://www.google.pt/maps/dir/38.595202,-9.1593064/38.5946552,-9.1593862/@38.5941268,-9.1595319,198m/data=!3m1!1e3!4m3!4m2!1m0!1m0
A cada inverno, em média, registei 5 a 10 noites com temperaturas a rondar os -3ºC e até mais baixas, enquanto estações vizinhas (3/4km) pouco iam além dos 0ºC.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas Jonas!
Eu moro bem perto da praia da rainha e costumo passar por lá muitas vezes.
Aquela zona é realmente um mundo à parte, já cheguei a passar lá um dia com máxima de 21/22ºC e ter uma agradável mínima de 1,8ºC enquanto estações vizinhas não registavam mínimas abaixo dos 8ºC nessa mesma noite, principalmente em dias sem vento, obviamente.
Embora ache a amplitude térmica comum de muitos outros sítios, o que realmente me espanta é a rapidez da inversão.
Um outro local, já mais para o interior mas que também me entusiasma no inverno, é este, que fica bem próximo da minha casa...
https://www.google.pt/maps/dir/38.595202,-9.1593064/38.5946552,-9.1593862/@38.5941268,-9.1595319,198m/data=!3m1!1e3!4m3!4m2!1m0!1m0
A cada inverno, em média, registei 5 a 10 noites com temperaturas a rondar os -3ºC e até mais baixas, enquanto estações vizinhas (3/4km) pouco iam além dos 0ºC.

Boas Henrique,

Pois, aquele sitio é peculiar, uma coisa que aprendi nos ultimos anos é que cada inversão tem a sua própria dinâmica, e pode existir n factores(não atmosféricos) que ajudam a intensificar a acumulação de ar frio. Por essa mesma razão tens por vezes 2 sitios distintos em termos orograficos, mas com potentes inversões térmicas, Dunas de Mira e Aljezur, são um bom exemplo.

Conheco um vale aqui perto de casa, onde é possivel observar formação de gelo a 2 metros do chão, isto por culpa de um canavial que faz de barreira ao ar frio, e obriga-o acumular-se intensamente...gelando tudo, parece estranho mas é verdade, presenciei isso.

O sensor instalado no dito local, ficou congelado assim como a barra de suporte, por acaso tenho um video do local. Trata-se de um sitio que fica a 5 kms a Este da praia do Guincho, por lá é comum formar-se geada por volta das 20horas,o que é bastante revelador da intensidade da inversão. Possivelmente no próximo inverno vou instalar por lá um datalogger.


Falando no caso da praia da rainha, julgo que arriba fóssil tem de certeza uma grande importância no arrefecimento nocturno, para alem do grande declive, o tipo de solo, arenoso, também contribui bastante para esse mesmo arrefecimento.
Este valeiro bem estreito( a NO da estação) tambem deve produzir/alimentar muito ar frio para a zona da estação da praia da Rainha.
Enfim, são hipoteses, não passam disso.
No próximo inverno pode-se combinar um ida à zona, para analisar bem essa inversão.
107nbpv.jpg


2s01fzc.jpg


_______

Forte nortada e 18,1ºC
 
Editado por um moderador:

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,173
Local
Setúbal
Boas

Mínima de hoje 17,4ºC

A manha teve inicio de novo com céu encoberto mas nesta altura já limpou estão 22,9ºC e 73%Hr o vento sopra fraco