Seguimento Litoral Centro - Julho 2015

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por david 6 1 Jul 2015 às 00:37.

1. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
    Interessante! A estação do IPMA aí do Cabo nada acumulou. As mais próximas com algum acumulado foram Alcobaça e Leiria, mas só até às 8h. Dunas de Mira efectivamente foi a que mais tarde registou alguma coisa, acumulando 0,1 mm às 16h.
    Às 13h a frente já tinha passado, em dissipação. Terão ocorrido alguns aguaceiros fracos pós-frontais, dispersos.

#511 StormRic, 24 Jul 2015 às 21:42
    Última edição: 24 Jul 2015 às 21:48
    guisilva5000 e Joaopaulo gostaram disto.
  2. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
    Boas,

T.máxima: 23,9ºC

Nortada soprou forte durante tarde, mas amanhã vai ser muito mais intensa, vamos ver.
    Sigo com 19,0ºC , practicamente a minima do dia 18,8ºC, registados ha pouco.

18:30
    Céu interessante

20:15
    Já ha muitos anos que não ia a este local, trata-se do ponto mais alto de Alcabideche, chama-se Alto da Peça (cota 157 metros), tem uma vista interessante.

Collapse Signature Expandir Assinatura
  3. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    :) tem uma bela vista de conjunto da serra!

O céu à tarde ficou bonito, sim, com cirrus a denunciar fortes ventos em altitude. Vem lá nortada da forte!

Por causa do céu encoberto do pré-frontal a mínima hoje voltou a ser tropical, 20,6ºC logo após a passagem da frente às 8h. A humidade também subiu, até 87%.

Com o desaparecimento da maior parte da nebulosidade a temperatura subiu logo até aos 25,2ºC cerca do meio-dia, e depois foi um equilíbrio entre o ar mais fresco pós-frontal e a maior insolação que a manteve sensivelmente nos mesmos valores, acabando o valor mais alto por ocorrer pouco antes das 18h com 25,3ºC. A humidade não desceu abaixo dos 59% durante a tarde.
    O vento manteve-se fraco a moderado, ao amanhecer ainda temporariamente de oeste quando entrou a nebulosidade muito baixa da frente, quase nevoeiro, e depois de NNW à tarde.

#513 StormRic, 24 Jul 2015 às 22:05
    Última edição: 24 Jul 2015 às 22:13
    jonas_87, guisilva5000 e Joaopaulo gostaram disto.
  4. Daniel Vilão

Daniel Vilão
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    22 Mar 2007
    Local:
    Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
    Máxima hoje de apenas 27,9 ºC devido ao vento moderado e constante, durante toda a tarde.

5. guisilva5000

guisilva5000
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    16 Set 2014
    Local:
    Viena
    Mínima: 19,1ºC pelas 23h55
    Máxima: 28,7ºC
    Nortada moderada

StormRic gostou disto.
  6. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    :thumbsup: tens razão, tenho que modificar a minha também, a mínima de dia 24 não foi os 20,6ºC da manhã, embora isso indique que a noite passada foi tropical, mas sim os 19,3ºC pouco antes da meia-noite :lol:

E continua célere a descer, 19,1ºC e 75% agora.

guisilva5000 gostou disto.
  7. Tiagolco

Tiagolco
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    15 Jul 2015
    Local:
    Carnaxide, Oeiras
    Infelizmente, já não tenho mínima tropical :(
    Sigo com 19,6°C e de acordo com a estação mais próxima, a pressão está nos 1008 hPa:lol:
    Nortada a entrar com força, talvez seja por causa disso que a temperatura está mais baixa que o normal.

guisilva5000 e StormRic gostaram disto.
  8. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    Mas então qual foi a mínima da noite passada? Levanta-se a questão de ter sido efectivamente uma noite tropical mas que se perde para a contagem das noites tropicais do mês, se as formos contar apenas olhando às mínimas dos períodos de 24 horas legais. :intrigante:

Mas tiveste noite tropical, isso é que deve contar.

guisilva5000 e Tiagolco gostaram disto.
  9. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    Poente de ontem, com a nortada de volta e os fractocumulus aos trambolhões no vento.
    (oops, fui apanhado ali no meio)

Noite bem mais fresca, 18,1ºC nesta altura e 77%. A maior parte das estações aqui na região está entre 17ºC e 20ºC, Parede e algumas estações das aglomerações urbanas para Leste ainda a conservar o calor do dia.

10. Candy

Candy
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    19 Jan 2013
    Local:
    Peniche - Cabo Carvoeiro
    Proxima vez vou lá por-lhe a roupa molhada em cima, pode ser que ela reconheça um aguaceiro! humpf... cá para mim aquela estação não anda a registar bem.
    Bem, mas agora a sério. Eu estou no centro e, em linha recta, estou a 3 km do Cabo Carvoeiro. Tenho uns amigos que moram num empreendimento que fica a uns 500 metros da EMA, na marginal sul, que ainda há uns dias, qd falávamos, pelo face, acerca do estado do tempo, o que eu descrevia era diferente do que se passava junto à casa deles. Portanto é bem possível que o aguaceiro tenha passado mais a Este (terra) e a EMA não tenha registado. Pelos riscos que fazia na minha janela da sala, parecia vir de norte e vinha batido a vento, o aguaceiro!

A esta hora, estamos com vento a soprar bastante bem e com umas rajadas que abanam bem a janela virada a N/NE!!!

guisilva5000, Joaopaulo e StormRic gostaram disto.
  11. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    :lol:

Desde a meia-noite que está pelo menos nos 30 Km/h de vento médio, rajadas de 60 Km/h previstas, lá se vai a água morna. E pelas previsões volta a entrar nebulosidade e chuviscos a partir de domingo. O anticiclone com dificuldades em recompôr a crista sobre a península.

Domingo

Segunda

guisilva5000 e Candy gostaram disto.
  12. Candy

Candy
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    19 Jan 2013
    Local:
    Peniche - Cabo Carvoeiro
    Está aqui um verão jeitoso! Uiiiiiiii... Isto aqui para o turismo... e vamos ter a Mostra internacional de Rendas de Bilros, ao ar livre, este fim de semana. com passagem de modelos à noite e tudo! Vai ser bonito vai! :D

De volta ao aguaceiro das 15h30... hehehe... fui ver as imagens do Radar de Coruche e pelas 14h30 UTC, se aumentarmos bem a imagem, conseguimos ver uma malandra de uma nuvenzinha pequena a passar por aqui!!! Ora pois!... foi essa menina que me molhou a roupa! E não passou pelo Cabo. A chuvinha só veio parar aqui por causa do vento que veio com ela porque se não fosse isso provavelmente nem aqui chegava!

StormRic, guisilva5000 e MSantos gostaram disto.
  13. StormRic

StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jun 2014
    Local:
    Passagem de modelos à noite com a ventania, bem... boa sorte!

Esse aguaceiro foi especial mesmo para aí, eram bem poucos e dispersos, é preciso ter azar... :hehe:
    Aliás percebe-se que foi nesse local que tomou força, na das 14:50 vê-se melhor, e... era o único! :malandro:

guisilva5000 e Candy gostaram disto.
  14. Candy

Candy
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    19 Jan 2013
    Local:
    Peniche - Cabo Carvoeiro
    StormRic gostou disto.
  15. jonas_87

jonas_87
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    11 Mar 2012
    Local:
    Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
    Boas,

Minima fresca por aqui: 16,3ºC
    T.actual: 18,0ºC

Verdade, fiquei surpreendido, ha mais de 15 anos que não ia lá, naquele local, existe um antigo posto de vigia da gnr de Alcabideche, fica a curiosidade.

Até ao momento, rajada máxima de 72,4 km/h, registada às 02:05
    Este valor deve ser batido durante o final da tarde.
    StormRic, a forte nortada por aqui, já dura practicamente ha 2 semanas consecutivas,e veio para ficar. Hoje, ha de facto uma aceleração, mas nada do outro mundo, do outro mundo foi a a rajada que tenho na assinatura. :hehe:

#525 jonas_87, 25 Jul 2015 às 08:58
    Última edição: 25 Jul 2015 às 09:09
    StormRic, guisilva5000 e Joaopaulo gostaram disto.

Partilhar esta Página