Seguimento Litoral Centro - Julho 2015

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,307
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Por Peniche, amanheceu com sol. Cerca das 10h30 ficou tudo tapado e começou a chuviscar. Depois parou.
À tarde, estava meio tapado mas parecia querer abrir quando começou a ficar negro de novo e às 15h30 choveu mesmo!!! Tinha roupa seca na corda e ficou tudo molhado!!!!

Interessante! A estação do IPMA aí do Cabo nada acumulou. As mais próximas com algum acumulado foram Alcobaça e Leiria, mas só até às 8h. Dunas de Mira efectivamente foi a que mais tarde registou alguma coisa, acumulando 0,1 mm às 16h.
Às 13h a frente já tinha passado, em dissipação. Terão ocorrido alguns aguaceiros fracos pós-frontais, dispersos.

PA80vsK.gif
 
Última edição:


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

T.máxima: 23,9ºC

Nortada soprou forte durante tarde, mas amanhã vai ser muito mais intensa, vamos ver.
Sigo com 19,0ºC , practicamente a minima do dia 18,8ºC, registados ha pouco.


18:30
Céu interessante

0eed58a.jpg



20:15
Já ha muitos anos que não ia a este local, trata-se do ponto mais alto de Alcabideche, chama-se Alto da Peça (cota 157 metros), tem uma vista interessante.
OkRqyhg.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,307
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Já ha muitos anos que não ia a este local, trata-se do ponto mais alto de Alcabideche, chama-se Alto da Peça (cota 157 metros), tem uma vista interessante.

:) tem uma bela vista de conjunto da serra!

O céu à tarde ficou bonito, sim, com cirrus a denunciar fortes ventos em altitude. Vem lá nortada da forte!

Por causa do céu encoberto do pré-frontal a mínima hoje voltou a ser tropical, 20,6ºC logo após a passagem da frente às 8h. A humidade também subiu, até 87%.

Com o desaparecimento da maior parte da nebulosidade a temperatura subiu logo até aos 25,2ºC cerca do meio-dia, e depois foi um equilíbrio entre o ar mais fresco pós-frontal e a maior insolação que a manteve sensivelmente nos mesmos valores, acabando o valor mais alto por ocorrer pouco antes das 18h com 25,3ºC. A humidade não desceu abaixo dos 59% durante a tarde.
O vento manteve-se fraco a moderado, ao amanhecer ainda temporariamente de oeste quando entrou a nebulosidade muito baixa da frente, quase nevoeiro, e depois de NNW à tarde.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,307
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Sigo com 19,0ºC , practicamente a minima do dia 18,8ºC, registados ha pouco.

Mas então qual foi a mínima da noite passada? Levanta-se a questão de ter sido efectivamente uma noite tropical mas que se perde para a contagem das noites tropicais do mês, se as formos contar apenas olhando às mínimas dos períodos de 24 horas legais. :intrigante:

Infelizmente, já não tenho mínima tropical :(

Mas tiveste noite tropical, isso é que deve contar.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,307
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Poente de ontem, com a nortada de volta e os fractocumulus aos trambolhões no vento.
(oops, fui apanhado ali no meio)



Noite bem mais fresca, 18,1ºC nesta altura e 77%. A maior parte das estações aqui na região está entre 17ºC e 20ºC, Parede e algumas estações das aglomerações urbanas para Leste ainda a conservar o calor do dia.
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,480
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Interessante! A estação do IPMA aí do Cabo nada acumulou. As mais próximas com algum acumulado foram Alcobaça e Leiria, mas só até às 8h. Dunas de Mira efectivamente foi a que mais tarde registou alguma coisa, acumulando 0,1 mm às 16h.
Às 13h a frente já tinha passado, em dissipação. Terão ocorrido alguns aguaceiros fracos pós-frontais, dispersos.

PA80vsK.gif
Proxima vez vou lá por-lhe a roupa molhada em cima, pode ser que ela reconheça um aguaceiro! humpf... cá para mim aquela estação não anda a registar bem.
Bem, mas agora a sério. Eu estou no centro e, em linha recta, estou a 3 km do Cabo Carvoeiro. Tenho uns amigos que moram num empreendimento que fica a uns 500 metros da EMA, na marginal sul, que ainda há uns dias, qd falávamos, pelo face, acerca do estado do tempo, o que eu descrevia era diferente do que se passava junto à casa deles. Portanto é bem possível que o aguaceiro tenha passado mais a Este (terra) e a EMA não tenha registado. Pelos riscos que fazia na minha janela da sala, parecia vir de norte e vinha batido a vento, o aguaceiro!

A esta hora, estamos com vento a soprar bastante bem e com umas rajadas que abanam bem a janela virada a N/NE!!!
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,307
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Proxima vez vou lá por-lhe a roupa molhada em cima, pode ser que ela reconheça um aguaceiro! humpf... cá para mim aquela estação não anda a registar bem.

:lol:

A esta hora, estamos com vento a soprar bastante bem e com umas rajadas que abanam bem a janela virada a N/NE!!!

Desde a meia-noite que está pelo menos nos 30 Km/h de vento médio, rajadas de 60 Km/h previstas, lá se vai a água morna. E pelas previsões volta a entrar nebulosidade e chuviscos a partir de domingo. O anticiclone com dificuldades em recompôr a crista sobre a península.

Domingo
2Nqj3dF.gif


Segunda
aihy38T.gif
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,480
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
:lol:



Desde a meia-noite que está pelo menos nos 30 Km/h de vento médio, rajadas de 60 Km/h previstas, lá se vai a água morna. E pelas previsões volta a entrar nebulosidade e chuviscos a partir de domingo. O anticiclone com dificuldades em recompôr a crista sobre a península.

Domingo
2Nqj3dF.gif


Segunda
aihy38T.gif

Está aqui um verão jeitoso! Uiiiiiiii... Isto aqui para o turismo... e vamos ter a Mostra internacional de Rendas de Bilros, ao ar livre, este fim de semana. com passagem de modelos à noite e tudo! Vai ser bonito vai! :D

De volta ao aguaceiro das 15h30... hehehe... fui ver as imagens do Radar de Coruche e pelas 14h30 UTC, se aumentarmos bem a imagem, conseguimos ver uma malandra de uma nuvenzinha pequena a passar por aqui!!! Ora pois!... foi essa menina que me molhou a roupa! E não passou pelo Cabo. A chuvinha só veio parar aqui por causa do vento que veio com ela porque se não fosse isso provavelmente nem aqui chegava!
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,307
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Está aqui um verão jeitoso! Uiiiiiiii... Isto aqui para o turismo... e vamos ter a Mostra internacional de Rendas de Bilros, ao ar livre, este fim de semana. com passagem de modelos à noite e tudo! Vai ser bonito vai! :D

De volta ao aguaceiro das 15h30... hehehe... fui ver as imagens do Radar de Coruche e pelas 14h30 UTC, se aumentarmos bem a imagem, conseguimos ver uma malandra de uma nuvenzinha pequena a passar por aqui!!! Ora pois!... foi essa menina que me molhou a roupa! E não passou pelo Cabo. A chuvinha só veio parar aqui por causa do vento que veio com ela porque se não fosse isso provavelmente nem aqui chegava!

Passagem de modelos à noite com a ventania, bem... boa sorte!

Esse aguaceiro foi especial mesmo para aí, eram bem poucos e dispersos, é preciso ter azar... :hehe:
Aliás percebe-se que foi nesse local que tomou força, na das 14:50 vê-se melhor, e... era o único! :malandro:
BKYlcsT.jpg
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,480
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
  • Gosto
Reactions: StormRic

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Minima fresca por aqui: 16,3ºC
T.actual: 18,0ºC

:) tem uma bela vista de conjunto da serra!

O céu à tarde ficou bonito, sim, com cirrus a denunciar fortes ventos em altitude. Vem lá nortada da forte!

.

Verdade, fiquei surpreendido, ha mais de 15 anos que não ia lá, naquele local, existe um antigo posto de vigia da gnr de Alcabideche, fica a curiosidade.

Até ao momento, rajada máxima de 72,4 km/h, registada às 02:05
Este valor deve ser batido durante o final da tarde.
StormRic, a forte nortada por aqui, já dura practicamente ha 2 semanas consecutivas,e veio para ficar. Hoje, ha de facto uma aceleração, mas nada do outro mundo, do outro mundo foi a a rajada que tenho na assinatura. :hehe:
 
Última edição: