Seguimento Litoral Centro - Julho 2015

Curiosamente andei lá perto precisamente a essa hora, no Guincho Velho, o nevoeiro estava a cota 250/280 metros, não tenho fotos do nevoeiro, apenas da linha de costa.
________

Incrivel, como tens vento fraco, aqui tenho nortada bastante forte...como gosto de dizer, está nervosa. :D
Nestes dois dias de forte nortada, houve até ao momentos duas ocorrências aqui na zona, falo de estragos na rede electrica.

Fotos do capacete.

:thumbsup: Guincho Velho! Um local muito especial, com um ambiente histórico marcante, um sentimento arcaico. Já conhecias? Agora me lembro que era para mostrar fotos de lá mas ainda não cheguei a fazê-lo.
Normalmente durante a nortada o vento não chega lá abaixo, só ocasionalmente.

Aqui a nortada fez um descanso de umas duas horas, mas depois do pôr-do-sol voltou a soprar forte. Agora ao amanhecer está vento bastante fraco.

Essas fotos da serra estão lindas, bela luz! Bastante pesado o capacete, muito escuro por baixo, bom sinal, o nevoeiro a fazer a sua rega com certeza.

Na zona de saída da água, marca os 9,5 metros de profundidade, o máximo são 13 metros, desceu até aos nivel que suspeitava, ainda assim não está muito mau, já vi bem pior.
Em termos térmicos estavam uns 22ºC e nortada bem forte, alias basta ver água muito agitada.

:) boa, foste à Mula, está no nível esperado, talvez ligeiramente abaixo, pensei nos 10m. Já se dá a volta pela "praia" do lado nascente mas ainda não apareceram os "jardins" submersos do lado norte. Vamos lá ver se aguenta mais dois meses.
Belos panoramas com as nuvens a encobrirem os penedos do Monge. Talvez seja da luz, do contra-luz, mas noto uma coloração demasiado acastanhada da água, não é costume vê-la assim. Ondinhas a revelar o vento encaixado no vale.

20,0ºC quase assintóticos neste momento, mas como já nasceu o sol e descoberto talvez não desça mais: noite tropical! 85% foi a humidade mais elevada.

Céu pouco nublado, vento fraco de norte à superfície mas uns poucos fractus ainda passam relativamente rápido. Barra de nevoeiros longe sobre o oceano. pouca neblina do lado de terra.

Dois time-lapses que mostram o amanhecer de sábado, com fractocumulus que parece que correm mas não saiem do mesmo sítio, o paradoxo das ondas do vento, e o poente de ontem seguido do luar entrecortado de estratocumulus no fluxo da nortada.

Dia 25, sábado

Domingo

Última edição:
Boas

Pela Quinta do Conde a temperatura é de 26,8ºC.

Por Sintra, um pouco mais fresco no entanto com incêndio no Cacém. Saíram agora 3 carros dos bombeiros de Sintra. Já ontem houve um incêndio junto ao IC19, no Cacém, ao lado da bomba da BP. Creio que o incêndio é no mesmo local. Alguém me confirma?

A Festa anual de Peniche realiza-se sempre no primeiro Domingo de Agosto e apanha (sexta não oficial mas q o povo já festeja), sábado, Domingo, segunda e terça feira. Há fogo de artificia, música ao vivo... Sendo uma festividade religiosa, no Domingo à tarde temos a procissão em terra e um dos momentos altos da festa, e que atrai mais gente a Peniche, nestes dias, é a Procissão no Mar que se realiza na noite de sábado e que termina com fogo de artificio aquático.
Será que vamos ter mais "féta" além da organizada pela comissão de festas? É que o meteograma tá a ficar engraçadito! :D

• Gosto
Reactions: StormRic
Boas

Pela Quinta do Conde a temperatura é de 26,8ºC.

Por Sintra, um pouco mais fresco no entanto com incêndio no Cacém. Saíram agora 3 carros dos bombeiros de Sintra. Já ontem houve um incêndio junto ao IC19, no Cacém, ao lado da bomba da BP. Creio que o incêndio é no mesmo local. Alguém me confirma?

Há cerca de 1 hora atrás vi bastante fumo, no site proteccao civil dizia que era em Vale de Cambra, Sintra se calhar não estamos a falar do mesmo não sei.

• Gosto
Reactions: Geiras
Boas noites

T.máxima: 23,9ºC

Impressionante a nortada que assolou e assola a zona, quando sai de Cascais, jamais imaginaria que por aqui estivesse tão agressivo, até ao momento, rajada máxima de 84,6 km/h (Valor exactamente igual ao de ontem, curioso).

Ainda assim fui andar de bike, onde fui me meter...guincho. :cool:
Infelizmente não levei o anemometro, foi uma pena, mas o vento soprava a vontade os 65/70 km/h, algo brutal, não me lembro de ver vento tão forte por lá.
Se a CMC/ Protecao civil não foram lá, a estrada deve estar intransitável, acumulação de areia já era significativa.

É por estas e por outras, que "deixei de bater no ceguinho", ou seja, no IPMA, isto é um fenomeno local, nenhum modelo prevê este vendaval. É a zona mais ventosa do país. :cool:

Última edição: