Seguimento Litoral Centro - Julho 2016

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Local
Alcabideche, Cascais - cota 119 mts

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Local
Setúbal
Aqueceu muito na ultima hora! Estão agora 26,8ºC, 77%Hr e vento nulo.. Belo dia para caçar :P

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Chove copiosamente em Mafra.

• Gosto
Reactions: StormRic e jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Local
Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
Chove copiosamente em Mafra.

Interessante como as células disparam ao passar pela tapada de Mafra, tenho reparado nisso nos últimos tempos.
Aqueles vales bem profundos (carregados de calor) e com topos acima dos 300 mts, certamente que dão o seu contributo.

• Gosto
Reactions: StormRic e TekClub

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Local
Corroios
Como prometido, inspeccionei os resultados dos disparos de ontem durante a trovoada e fiquei realmente muito surpreendido pois nunca pensei ter conseguido apanhar algo tão bom... Passo a explicar porquê.

Coloquei a máquina no modo de disparo de 1 em 1 segundo, (não é um segundo de exposição mas sim uma foto tirada a cada segundo) e considerando que alguns raios têm a duração de milésimos de segundo, um dos disparos coincidiu com um belíssimo raio intra-nuvem, que aconteceu enquanto eu estava na cozinha. De 452 disparos (452 segundos) apenas consegui esta foto mas penso que vale por eles todos. Para a próxima uso a exposição em si com a lente aberta, ou então programo a máquina para tirar fotos de meio em meio segundo que também dá. Espero que gostem :) quanto a dados, só me lembro de usar ISO 400. Não sei precisar a hora exacta da foto porque cada vez que coloco a bateria, é feito o reset à data e hora.

Foto sem qualquer edição, output original.

Venham mais trovoadas porque esta máquina é realmente infalível no que toca a fotografar raios. :malandro::malandro:

291ou9k.jpg

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Local
Torres Novas(75m)
Por aqui os relâmpagos começaram ainda ontem de noite por volta das 10 e tal da noite.
Mas esta madrugada até fazia lembrar que estávamos no Inverno, iluminada por todo o lado por relâmpagos, bem como o roncar dos trovões.
Também começou a cair uns aguaceiros fracos já depois das 5 da manhã e manteve-se assim ainda até ao meio da manhã.
Mas nem esta instabilidade toda impediu que hoje fosse mais um dia quente, tal como tem estado nos últimos dias.

A estação de Tancos ainda acumulou 3.56mm

https://www.wunderground.com/cgi-bin/findweather/getForecast?query=zmw:00000.1.08552&MR=1

Duarte Sousa

Staff
Registo
8 Mar 2011
Local
Loures
Boas noites!

Na terça-feira passada, comentava eu com o @SpiderVV que ontem, se Portugal não ganhasse, pelo menos que tivéssemos trovoada, e felizmente tivemos direito às duas coisas! :D

Vou colocar aqui algumas das fotos que seleccionei entre as mais de 1200 que tirei para tentar que nenhum raio me escapasse, mas ainda assim falhei alguns, inclusivé o melhor deles todos, que mesmo por cima de mim parece ter ficado durante 2 segundos a piscar com uma luz branca bastante intensa, magnificamente lindo.

O magnífico aparato eléctrico que se verificou nos céus a Leste de Lisboa era proveniente de uma célula que se formou a Sul de Setúbal e que se foi deslocando para NNW, aproximando-se assim da AML.

iXpwEZU.jpg

sz9DrCl.jpg

K3vxCCt.jpg

9k2RlNK.jpg

twfObnI.jpg

4sfYBbv.jpg

SB3h6fd.jpg

Daqui a pouco coloco mais 7 :)

Tiagolco

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Local
Carnaxide, Oeiras
Boas noites!

Na terça-feira passada, comentava eu com o @SpiderVV que ontem, se Portugal não ganhasse, pelo menos que tivéssemos trovoada, e felizmente tivemos direito às duas coisas! :D

Vou colocar aqui algumas das fotos que seleccionei entre as mais de 1200 que tirei para tentar que nenhum raio me escapasse, mas ainda assim falhei alguns, inclusivé o melhor deles todos, que mesmo por cima de mim parece ter ficado durante 2 segundos a piscar com uma luz branca bastante intensa, magnificamente lindo.

O magnífico aparato eléctrico que se verificou nos céus a Leste de Lisboa era proveniente de uma célula que se formou a Sul de Setúbal e que se foi deslocando para NNW, aproximando-se assim da AML.

iXpwEZU.jpg

sz9DrCl.jpg

K3vxCCt.jpg

9k2RlNK.jpg

twfObnI.jpg

4sfYBbv.jpg

SB3h6fd.jpg

Daqui a pouco coloco mais 7 :)
Epah muito boas mesmo! :uau: Valeu mesmo a pena teres saído de casa àquela hora :w00t:

david 6

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Local
Fajarda - Coruche(57m)
bem depois de uns dias interessantes :D agora acabou se :(

máxima: 32.3ºC (já para lá das 17h30min, que foi quando o céu limpou)
minima: 19.7ºC (quase tropical, ainda não tive nenhuma tropical)
acumulado: 2.3mm
actual: 23.1ºC

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
agora deixo alguns relâmpagos que consegui às 5h e tal, foi o melhor que deu com o telemovel

:thumbsup: o primeiro parece uma espada :eek:

Noite e madrugada muito animadas:

Bem podes dizê-lo!!

Foto sem qualquer edição, output original.

Muito boa!! Essa técnica resulta mas é muito pesada, valeu bem a pena no entanto! :cool:

2º lote de 7 fotos

Grande espectáculo!! Fotos lindas e com cenário! :palmas:

Boas deixo aqui umas fotos desta passada madrugada:

Rio Maior também teve direito! Lindo!!