Seguimento Litoral Centro - Julho 2016



david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,315
Local
Fajarda - Coruche(57m)
por aqui agora tem sido tranquilo, prai desde as 10.30/11h que não oiço trovões, por agora céu encoberto mas mais claro e já vai aquecendo com 26ºC e 81% humidade, sente se bem a humidade lá fora
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Chove copiosamente em Mafra.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e jonas_87

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Como prometido, inspeccionei os resultados dos disparos de ontem durante a trovoada e fiquei realmente muito surpreendido pois nunca pensei ter conseguido apanhar algo tão bom... Passo a explicar porquê.

Coloquei a máquina no modo de disparo de 1 em 1 segundo, (não é um segundo de exposição mas sim uma foto tirada a cada segundo) e considerando que alguns raios têm a duração de milésimos de segundo, um dos disparos coincidiu com um belíssimo raio intra-nuvem, que aconteceu enquanto eu estava na cozinha. De 452 disparos (452 segundos) apenas consegui esta foto mas penso que vale por eles todos. Para a próxima uso a exposição em si com a lente aberta, ou então programo a máquina para tirar fotos de meio em meio segundo que também dá. Espero que gostem :) quanto a dados, só me lembro de usar ISO 400. Não sei precisar a hora exacta da foto porque cada vez que coloco a bateria, é feito o reset à data e hora.

Foto sem qualquer edição, output original.

Venham mais trovoadas porque esta máquina é realmente infalível no que toca a fotografar raios. :malandro::malandro:

291ou9k.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por aqui os relâmpagos começaram ainda ontem de noite por volta das 10 e tal da noite.
Mas esta madrugada até fazia lembrar que estávamos no Inverno, iluminada por todo o lado por relâmpagos, bem como o roncar dos trovões.
Também começou a cair uns aguaceiros fracos já depois das 5 da manhã e manteve-se assim ainda até ao meio da manhã.
Mas nem esta instabilidade toda impediu que hoje fosse mais um dia quente, tal como tem estado nos últimos dias.

A estação de Tancos ainda acumulou 3.56mm

https://www.wunderground.com/cgi-bin/findweather/getForecast?query=zmw:00000.1.08552&MR=1

 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,698
Local
Loures
Boas noites!

Na terça-feira passada, comentava eu com o @SpiderVV que ontem, se Portugal não ganhasse, pelo menos que tivéssemos trovoada, e felizmente tivemos direito às duas coisas! :D

Vou colocar aqui algumas das fotos que seleccionei entre as mais de 1200 que tirei para tentar que nenhum raio me escapasse, mas ainda assim falhei alguns, inclusivé o melhor deles todos, que mesmo por cima de mim parece ter ficado durante 2 segundos a piscar com uma luz branca bastante intensa, magnificamente lindo.

O magnífico aparato eléctrico que se verificou nos céus a Leste de Lisboa era proveniente de uma célula que se formou a Sul de Setúbal e que se foi deslocando para NNW, aproximando-se assim da AML.



iXpwEZU.jpg


sz9DrCl.jpg


K3vxCCt.jpg


9k2RlNK.jpg


twfObnI.jpg


4sfYBbv.jpg


SB3h6fd.jpg


Daqui a pouco coloco mais 7 :)
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Boas noites!

Na terça-feira passada, comentava eu com o @SpiderVV que ontem, se Portugal não ganhasse, pelo menos que tivéssemos trovoada, e felizmente tivemos direito às duas coisas! :D

Vou colocar aqui algumas das fotos que seleccionei entre as mais de 1200 que tirei para tentar que nenhum raio me escapasse, mas ainda assim falhei alguns, inclusivé o melhor deles todos, que mesmo por cima de mim parece ter ficado durante 2 segundos a piscar com uma luz branca bastante intensa, magnificamente lindo.

O magnífico aparato eléctrico que se verificou nos céus a Leste de Lisboa era proveniente de uma célula que se formou a Sul de Setúbal e que se foi deslocando para NNW, aproximando-se assim da AML.



iXpwEZU.jpg


sz9DrCl.jpg


K3vxCCt.jpg


9k2RlNK.jpg


twfObnI.jpg


4sfYBbv.jpg


SB3h6fd.jpg


Daqui a pouco coloco mais 7 :)

Epah muito boas mesmo! :uau: Valeu mesmo a pena teres saído de casa àquela hora :w00t:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,027
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
agora deixo alguns relâmpagos que consegui às 5h e tal, foi o melhor que deu com o telemovel

:thumbsup: o primeiro parece uma espada :eek:

Noite e madrugada muito animadas:

Bem podes dizê-lo!!

Foto sem qualquer edição, output original.

Muito boa!! Essa técnica resulta mas é muito pesada, valeu bem a pena no entanto! :cool:

Vou colocar aqui algumas das fotos que seleccionei entre as mais de 1200 que tirei para tentar que nenhum raio me escapasse, mas ainda assim falhei alguns, inclusivé o melhor deles todos, que mesmo por cima de mim parece ter ficado durante 2 segundos a piscar com uma luz branca bastante intensa, magnificamente lindo.

2º lote de 7 fotos

Grande espectáculo!! Fotos lindas e com cenário! :palmas:

Boas deixo aqui umas fotos desta passada madrugada:

Rio Maior também teve direito! Lindo!!