Seguimento Litoral Centro - Julho 2016

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
O vale do Tejo deverá receber alguma instabilidade procedente da linha de instabilidade definida sobre o Alentejo... Será no entanto pouco difusa, uma vez que deverá estar já numa fase de dissipação quando chegar ao Ribatejo...



Alguma coisa a chegar à Grande Lisboa só vinda de leste ou nordeste...


Com bastante CAPE e fluxo bastante fraco e com o céu a limpar mais agora, não descartaria totalmente a possibilidade de algumas células se formarem sobre a zona de Lisboa com circulação do quadrante Norte nas próximas horas.

Lotarias como sempre... :)
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e Gerofil


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Vendo a animação radar nota-se bem a Serra de Sintra a disparar células, algo habitual nestas situações de instabilidade e vento fraco do quadrante Norte. Como de momento está mais de NE estão a afectar a zona de Sintra/Cascais. Para a zona de Lisboa seria favorável a rotação do vento para o quadrante NW, para as células geradas com a "ajudinha" da serra se desenvolverem nesta direcção. Foi num ambiente semelhante que se geraram aquelas que inundaram Lisboa penso que em Outubro de 2014(?), com um corredor de células vindo de NW sempre na mesma direção.
Talvez à tarde fique mais interessante para aqui.. Vamos ver..
 

Rachie

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2012
Mensagens
748
Local
Mafra
Hoje recebi SMS da minha mãe pelas 9.50 a dizer que nunca na vida dela se lembra de ter visto uma trovoada assim no mês de Julho. Parece que junto com a trovoada estava a cair granizo do tamanho de azeitonas... Zona de Pegoes. Fui ver ao radar e de facto está assustador.

Aqui no nordeste do Algarve onde estou de férias passa tudo ao lado. O meu namorado parece ter vontade de voltar para casa para assistir ao festival :-D

Enviado do meu Aquaris E5 HD através de Tapatalk