Seguimento Litoral Centro - Julho 2019

Estado
Fechado para novas mensagens.


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,051
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Hoje foi mais um dia fresco, como têm sido estes últimos dias. Algo ventosos, mas com um tempo bastante agradável.

A mínima foi superior ao normal, de 18,6°C, no entanto a máxima foi abaixo do normal, de 23,2°C. Possivelmente terei alguns aguaceiros lá para quinta/sexta, mas é pouco provável aqui para a minha zona. Veremos o que acontece! :rain:

A rajada máxima hoje por aqui foi de 28 km/h, em regime de nortada. Agora estão 18,8°C e céu limpo. :)
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Montes de Vialonga

Estas nuvens, pouco vulgares a esta hora e sobre estes montes com esta configuração.

Algum vestígio de chuvisco.

17°C

6be1d98edd9ac88e63b835299fbe6c4e.jpg
b1dbe2834cba3cf9b6e7d18dcd41429c.jpg
2b76c42a469bc75df2f9a90020037733.jpg


Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,162
Local
Belas
Bom dia pessoal,

Apesar da frescura do mês de Junho, o mesmo terminou seco por cá (4.3mm), como tem vindo a acontecer desde Novembro de 2018 , com excepção para Abril de 2019 que foi dentro da média :unsure: Julho promete ter a primeira quinzena fresca e abaixo da média para altura do ano, contudo já consegui fazer praia relativamente boa , como foi o caso do último Domingo na Comporta ;) A tónica do dias tem sido mais ou menos a mesma, manhãs frescas , tardes agradáveis , e noites frias! Mas ainda temos muito Verão pela frente , e o calor vai acabar por aparecer mais cedo ou mais tarde, não duvidem disso, aquilo que todos desejamos e que não chegue de forma extrema :buh:. Neste momento por Azeitão , muito menos nortada que ontem, temperatura nos 23.9ºc , e 47% de HR.

--------------------------------------------------------



És realmente um aventureiro João , quer dizer deste vez andaste pela serra da Azóia , e foste até à Cova da Mijona , ou Praia do Ilhau como nós chamamos por cá ! Um paraíso de facto, e talvez pelo difícil acesso se mantenha assim, e espero que não siga as pisadas do Ribeiro Cavalo , eu confesso que as três vezes que lá fui , foi de barco :malandro:, partilho então algumas fotos do passado Domingo na Comporta .

Comporta beach by Ricardo Carvalho, no Flickr

Comporta beach by Ricardo Carvalho, no Flickr

Comporta beach by Ricardo Carvalho, no Flickr

Comporta beach by Ricardo Carvalho, no Flickr

Dolphins on Comporta Beach by Ricardo Carvalho, no Flickr

Dolphins on Comporta Beach by Ricardo Carvalho, no Flickr

Dolphins on Comporta Beach by Ricardo Carvalho, no Flickr

Sado Estuary, Comporta Village by Ricardo Carvalho, no Flickr

Sado Estuary, Comporta Village by Ricardo Carvalho, no Flickr

Sado Estuary, Comporta Village by Ricardo Carvalho, no Flickr

Storks, in the village of Comporta by Ricardo Carvalho, no Flickr

Sado river by Ricardo Carvalho, no Flickr

Marina Setúbal by Ricardo Carvalho, no Flickr

Fotos divinais!
_______________

Parece que os dias de praia ainda estão em stand-by, baixa pressão parece ganhar força ao largo da costa, teremos muito vento de SW nos próximos dias e várias linhas de instabilidade. Aguaceiros irão passear por aí, basicamente a vossa zona pode acabar com 0 mm neste evento ou com muito mais. Era engraçado se ocorre-se trovoada...

Máxima: 21,1ºC
Mínima: 15,5ºC

Tempo abafado faz parecer que a temperatura está mais alta, nos próximos dias as temps. máximas devem estar abaixo do normal mas o Real Feel será acima dos 25ºC. Mínimas devem manter-se nos padrões da época.
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Bom dia,

Só assim tipo "coiso"..
deixar o registo de Peniche...

Até poças de água temos na estrada! Nem precisei ir à praia pra tomar banho, foi só sair de casa!!

Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,051
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,
De manhã esteve céu pouco nublado e tempo agradável, mas esta tarde está a ter mais nebulosidade e mais vento. Talvez venha alguma chuva para os próximos dias, cá a aguardamos! :rain:
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Fotos divinais!
_______________

Parece que os dias de praia ainda estão em stand-by, baixa pressão parece ganhar força ao largo da costa, teremos muito vento de SW nos próximos dias e várias linhas de instabilidade. Aguaceiros irão passear por aí, basicamente a vossa zona pode acabar com 0 mm neste evento ou com muito mais. Era engraçado se ocorre-se trovoada...

Obrigado Guilherme :thumbsup: Sim é verdade, o cenário actual até poderia fazer com que isso pudesse acontecer, mas apenas acredito que cai alguma para limpar o pó no dia de amanhã, mas vamos ver! Acho que vocês nessa zona podem sair muito mais beneficiados com este fluxo de SW , do que nós por aqui ;) .

---------------------

Por Azeitão neste momento, 22.9ºc , vento moderado de SW , 51% de HR.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bom dia pessoal,

Apesar da frescura do mês de Junho, o mesmo terminou seco por cá (4.3mm), como tem vindo a acontecer desde Novembro de 2018 , com excepção para Abril de 2019 que foi dentro da média :unsure: Julho promete ter a primeira quinzena fresca e abaixo da média para altura do ano, contudo já consegui fazer praia relativamente boa , como foi o caso do último Domingo na Comporta ;) A tónica do dias tem sido mais ou menos a mesma, manhãs frescas , tardes agradáveis , e noites frias! Mas ainda temos muito Verão pela frente , e o calor vai acabar por aparecer mais cedo ou mais tarde, não duvidem disso, aquilo que todos desejamos e que não chegue de forma extrema :buh:. Neste momento por Azeitão , muito menos nortada que ontem, temperatura nos 23.9ºc , e 47% de HR.

--------------------------------------------------------



És realmente um aventureiro João , quer dizer deste vez andaste pela serra da Azóia , e foste até à Cova da Mijona , ou Praia do Ilhau como nós chamamos por cá ! Um paraíso de facto, e talvez pelo difícil acesso se mantenha assim, e espero que não siga as pisadas do Ribeiro Cavalo , eu confesso que as três vezes que lá fui , foi de barco :malandro:, partilho então algumas fotos do passado Domingo na Comporta .

Comporta beach by Ricardo Carvalho, no Flickr

Comporta beach by Ricardo Carvalho, no Flickr

Comporta beach by Ricardo Carvalho, no Flickr

Comporta beach by Ricardo Carvalho, no Flickr

Dolphins on Comporta Beach by Ricardo Carvalho, no Flickr

Dolphins on Comporta Beach by Ricardo Carvalho, no Flickr

Dolphins on Comporta Beach by Ricardo Carvalho, no Flickr

Sado Estuary, Comporta Village by Ricardo Carvalho, no Flickr

Sado Estuary, Comporta Village by Ricardo Carvalho, no Flickr

Sado Estuary, Comporta Village by Ricardo Carvalho, no Flickr

Storks, in the village of Comporta by Ricardo Carvalho, no Flickr

Sado river by Ricardo Carvalho, no Flickr

Marina Setúbal by Ricardo Carvalho, no Flickr

Boas Ricardo, fui a pé desde a ribeira do Cavalo, o acesso à cova mijona é difícil, mas dentro do normal que costumo fazer.
Olha uma grande aventura vai ser no fim de semana de 13-14, vou subir Loriga até ao topo da Estrela. :D

Fotos da praia da Cova Mijona no passado Sábado. Um paraíso que tenciono voltar...















-----

Ora bem, dias húmidos sucedem-se, ontem e hoje o vento acalmou bem.
Amanhã posso ter 0,2/0,4 mm, vamos ver.
Na serra tem havido alguma precipitação oculta, presenciei tal fenómeno na passada segunda-feira à cota 490 mts. Nesse dia registei vento constante de 60/65 km/h no Cabeço do Vento(cota 350 mts), a violência do costume, aquela zona nem árvores tem, pudera.
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,051
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Hoje à tarde voltou o céu limpo. Foi mais um dia fresco e com menos vento que os anteriores.

Dados do dia de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 22,1°C
Mín: 16,3°C
Rajada máxima: 26 km/h O

Corroios
Máx: 23,7°C
Mín: 16,5°C

Agora estão 17,4°C e durante a noite voltou o céu nublado. :) Estive à pouco em Almada e lá estava céu limpo. Um sítio a apenas 10 km daqui tem imensas diferenças no que toca ao clima, pelo que eu tenho vindo a reparar desde que vim para esta zona. É bastante interessante e acho que a minha zona merecia uma melhor investigação.
_________________
Já fiz o resumo mensal de junho. Este acabou com 11,1 mm, que é 93% da média de junho, logo vou classificar o mês como normal aqui pela zona. Já a média de temperaturas foi quase 1°C abaixo do normal! :cold: :rain:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.