Seguimento Litoral Centro - Julho 2022

O vento quente de NW, que estranho :hehe:

Mínima de 17ºC, máxima no vale de Belas até agora foi de 34,5ºC, mas está a oscilar muito agora. Mesmo assim, não esperava tanto.

Amadora teve máxima de 35ºC.

Alcochete CLIMA.AML quase a quebrar os 40ºC :eek: Localização interessante, deve estar a levar com o calor todo da lezíria...

Estações no geral a rondar os 36°C neste momento. Acredito nos 39°C para o Ribatejo e Alentejo. Lisboa (cidade) duvido.
Localmente é capaz de ter chegado. A máxima na estação do Amoreiras chegou aos 38,7ºC.

Outras:
Tapada da Ajuda: 36,5ºC
Geofísico: 35,9ºC

Fora de Lisboa:
Pegões: 40ºC
Coruche: 39,6ºC

A estação da Amoreiras é urbana, não se deve considerar.
Sim, mas se calhar o fator urbano também se teve em consideração. Se a estação fosse para excluir, o IPMA não a colocava no mapa...
Além disso, pelo menos nos últimos dias, as máximas entra essa estação e a de Gago Coutinho não diferem muito.

Boa tarde pessoal,

O gajo veio com a força toda como estava previsto :calor: Que diferença entre o dia de ontem , e hoje! Azeitão vai nos 34.4°c , e vai entrando agora alguma nortada! HR nos impressionantes 25% , isto vai ser mesmo a doer! :hehe: A partir de amanhã vou reportar de perto de Seia, mais propriamente Travancinha! Bom evento a todos :thumbsup:

Sim, mas se calhar o fator urbano também se teve em consideração. Se a estação fosse para excluir, o IPMA não a colocava no mapa...
Além disso, pelo menos nos últimos dias, as máximas entra essa estação e a de Gago Coutinho não diferem muito.
Verdade, mas até ter uma foto de como essa estação está instalada não vou estar a considerar como valores muito accurate.

A estação das Amoreiras regista sempre os valores mais altos da cidade. Não faz sentido, tendo em conta que nem sequer é dos locais mais quentes. Basta também comparar com os dados da estação do Geofísico, ali ao lado.

Às 13h Tapada da Ajuda e Amoreiras já tinham ido aos 35,1ºC :hehe: Portanto não me admira se chegar aos 38/39.

Provavelmente o algoritmo do IPMA tem em conta o fator urbano e mete mais uns pózinhos além daquilo que os modelos apresentam.
Em Lisboa, o Relógio chegou aos 37.8, a Gago Coutinho aos 37.4 graus. Tenho aqui numa lista também uma estação no Liceu Francês (campolide), que chegou aos 38.7 graus.

Ele está noutra zona do país. ;)
Por acaso está, mas até tem graça, porque as estações que estou a ver por Alcabideche tiveram máximas de 37/38ºC, aliás uma que está classificada pelo WU, teve máxima de 38ºC.
A estação de Amoreiras será assim tão má? É que está localizada no LFCL...

Verdade, mas até ter uma foto de como essa estação está instalada não vou estar a considerar como valores muito accurate.
A estação das Amoreiras regista sempre os valores mais altos da cidade. Não faz sentido, tendo em conta que nem sequer é dos locais mais quentes. Basta também comparar com os dados da estação do Geofísico, ali ao lado.
Continuo a achar que o IPMA não teria uma estação no mapa que estivesse mal instalada e com dados inflacionados e muito menos a ter registos diários como esta tem.
Mas pronto, eu referi que localmente poderiam ter sido atingidos os valores que estavam previstos e não na generalidade. Além disso, a previsão da máxima para Lisboa hoje foi retificada para 38ºC.
O @Jorge_scp referiu isto no seguimento livre:
Em Lisboa, o Relógio chegou aos 37.8, a Gago Coutinho aos 37.4 graus. Tenho aqui numa lista também uma estação no Liceu Francês (campolide), que chegou aos 38.7 graus.