Seguimento Litoral Centro - Julho 2022

Talvez, mas atenção que Geofísico está rodeado da ilha de frescura do Jardim Botânico. O interesse de Amoreiras é de medir o efeito de ilha de calor da cidade, ou seja, mais perto das condições urbanas próprias da grande cidade. O "terreno" urbano desta e outras zonas, entenda-se a diversidade de grandes massas de prédios, tem necessariamente que interferir na diferença de temperaturas de estações próximas. Não são duas estações numa planície, nem sequer numa urbanização contínua e regular, como por exemplo em extensas zonas da margem sul. Lisboa é dos locais mais "acidentados" da região. 2,3ºC é insignificante. No meu bairro tenho diferenças dessas de uma para outra rua ou esquina.
Faz sentido, não associei ao Jardim Botânico. Ainda assim, não estou totalmente convencido. :D

Saí agora do trabalho. Bem...que bafo!
As orelhas até ardem!

Boa tarde,
Hoje a máxima foi de 38,8°C na estação da Herdade da Aroeira, um absurdo! Entretanto a temperatura por aqui já está mais "suave" por causa da brisa marítima, com apenas 30°C, mas já está a aumentar de novo devido à diminuição dessa brisa. No entanto, basta ir um pouco para o interior para a temperatura ainda ser de 35°C ou superior. :calor:

Veremos como corre esta noite... :hehe:

Qta Nova de S. Roque com máxima de 41,0ºC, até ao momento.

Escola Luís Sttau Monteiro (Clima.AML) com máxima de
39,7ºC até agora (dados de 30 em 30 minutos).
Dá para ver no gráfico as máximas a cada 30 mins, foi de 39,9ºC nessa estação.
A mais alta da rede CLIMA.AML foi Alcochete, com 40,9ºC! VFX foi a segunda a passar os quarenta: 40,2ºC.

Hoje o dia começou mais quente, a máxima foi atingida ainda antes das 14h, pouco habitual.

Por Belas temos mínima de 19,5ºC :cool: e a máxima subiu mais que esperava, 37,2ºC.
Amadora CLIMA.AML foi aos 38ºC.

Dei um salto a Sintra, a pensar que estivesse mais fresco mas enganei-me :hehe: Díria que uns 34/35ºC na vila foi o pico. Mesmo assim, é sempre fácil encontrar muitas sombras e a nortada sempre aparece mais cedo. Também as igrejas ajudam, melhor sítio para frescura.

Nbf1b6J.jpg

w287LKH.jpg

Andorinhas muito divertidas mesmo com este calor. Visibilidade era q.b para o mar:

WSpIfAb.jpg

Amanhã há mais do mesmo :calor:

Avaria deixa localidades dos concelhos de Oeiras, Cascais e Sintra sem luz​

Certamento, o consumo elevado fez a subestação disparar.

Inferno invulgar por esta crista de montes sobranceiros ao Tejo e lezíria. O vento de Leste quando sopra traz uma nova lufada de calor.

"Passeio" pelo bairro cerca das 14h30. Sempre à sombra, saída do prédio 37,5ºC depois do refrescante átrio das escadas a cerca de 25ºC.
Ao longo dos prédios, fachada norte, mantém-se abaixo dos 38ºC. Atravessar a rua equivale a apanhar logo com 40ºC que nem medi bem porque o vento de Leste queimava os olhos. Na esquina mais abaixo, 39,2ºC. HR nem sequer baixou dos 23%. Há uns pinheiros mansos bem altos e cheios de pinhas aqui. O crepitar das pinhas a estalar era permanente.
O passeio durou poucos minutos, claro...

Neste momento as estações WU da zona marcam:
41,1ºC em Vialonga
39,2ºC na Escola (HR 5% :shocking:). Os animais da Quintinha (Quinta da Piedade, parque da cidade) devem estar a sofrer...
42,9ºC em Meteo Santa Iria, que continua a extremar em relação às outras estações, talvez derivado de radiação à volta.
38,0ºC em Estacal
39,1ºC em Alverca (alt. 68 m)
42,8ºC em V.F.Xira, como era de esperar.

O panorama para montante ao longo do vale do Tejo é sempre este, mas os quarentas vão tornando-se mais frequentes.
É normal já tinha relatado que a instalação não é das melhores, não recebe vento em todos os quadrantes, se estiver vento normalmente os valores registados são quase iguais a todas as outras estações aqui há volta.

Não posso fazer muito mais, já resolvi o problema do sensor quanto à humidade, já não bloqueia nos 75% de HR, tive mesmo de trocar o sensor por um novo e já adquiri um RS novo, não dá para melhorar muito mais.

Passando à frente fiquei impressionado com a previsão para Loures de 41°C pelo IPMA, mínima de 26.1°C, impressionante a mínima da Apsia de 27.4°C.

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk

máxima de 41.3ºC
atual 35.6ºC
Falei há pouco com a minha mãe que diz que passou um dia insuportável em Samora. A estação de lá registou uma máxima de 39,6 ºC e neste momento ainda 29,8 ºC.

Muito preocupado com o que aí vem... o IPMA prevê uma máxima de 45 ºC para terça-feira. Espero mesmo que este terrível cenário não venha a acontecer, perdoem-me os apaixonados pelas altas temperaturas. Há outras coisas mais importantes em jogo aqui.