Máxima de hoje de 40,3ºC feitos por volta da hora de almoço, o restante dia andou a temperatura entre os 36ºC e os 38ºC
Neste momento estão 35,3ºC
Neste momento estão 35,3ºC
Faz sentido, não associei ao Jardim Botânico. Ainda assim, não estou totalmente convencido.Talvez, mas atenção que Geofísico está rodeado da ilha de frescura do Jardim Botânico. O interesse de Amoreiras é de medir o efeito de ilha de calor da cidade, ou seja, mais perto das condições urbanas próprias da grande cidade. O "terreno" urbano desta e outras zonas, entenda-se a diversidade de grandes massas de prédios, tem necessariamente que interferir na diferença de temperaturas de estações próximas. Não são duas estações numa planície, nem sequer numa urbanização contínua e regular, como por exemplo em extensas zonas da margem sul. Lisboa é dos locais mais "acidentados" da região. 2,3ºC é insignificante. No meu bairro tenho diferenças dessas de uma para outra rua ou esquina.
Acabou por ser a máxima do dia.Actuais 37.8ºC, mas já tocou nos 38.7ºC.
Dá para ver no gráfico as máximas a cada 30 mins, foi de 39,9ºC nessa estação.Qta Nova de S. Roque com máxima de 41,0ºC, até ao momento.
Escola Luís Sttau Monteiro (Clima.AML) com máxima de 39,7ºC até agora (dados de 30 em 30 minutos).
É normal já tinha relatado que a instalação não é das melhores, não recebe vento em todos os quadrantes, se estiver vento normalmente os valores registados são quase iguais a todas as outras estações aqui há volta.Inferno invulgar por esta crista de montes sobranceiros ao Tejo e lezíria. O vento de Leste quando sopra traz uma nova lufada de calor.
"Passeio" pelo bairro cerca das 14h30. Sempre à sombra, saída do prédio 37,5ºC depois do refrescante átrio das escadas a cerca de 25ºC.
Ao longo dos prédios, fachada norte, mantém-se abaixo dos 38ºC. Atravessar a rua equivale a apanhar logo com 40ºC que nem medi bem porque o vento de Leste queimava os olhos. Na esquina mais abaixo, 39,2ºC. HR nem sequer baixou dos 23%. Há uns pinheiros mansos bem altos e cheios de pinhas aqui. O crepitar das pinhas a estalar era permanente.
O passeio durou poucos minutos, claro...
Neste momento as estações WU da zona marcam:
41,1ºC em Vialonga
39,2ºC na Escola (HR 5%). Os animais da Quintinha (Quinta da Piedade, parque da cidade) devem estar a sofrer...
42,9ºC em Meteo Santa Iria, que continua a extremar em relação às outras estações, talvez derivado de radiação à volta.
38,0ºC em Estacal
39,1ºC em Alverca (alt. 68 m)
42,8ºC em V.F.Xira, como era de esperar.
O panorama para montante ao longo do vale do Tejo é sempre este, mas os quarentas vão tornando-se mais frequentes.
Falei há pouco com a minha mãe que diz que passou um dia insuportável em Samora. A estação de lá registou uma máxima de 39,6 ºC e neste momento ainda 29,8 ºC.máxima de 41.3ºC
atual 35.6ºC