Seguimento Litoral Centro - Julho 2022

Nos arredores de Tomar:

gxVuBPT.png
Já nos +42,3°C...:calor::calor::calor:as previsões do IPMA, dão +44°C. :evilmad:

1ºC mais "fresco" do que ontem, que maravilha :dry: 37,1ºC

Mínima 1,2ºC mais baixa do que ontem, 24,3ºC

Vialonga 41,2ºC agora, espero não precisar de ir lá abaixo. :wacko:

Mínimas 23,9ºC em Estacal e Vialonga.

O pólo do calor tem sido realmente no vale do Tejo: temperaturas obscenas às duas da tarde.
Mas não na boca do estuário.

nfsCFaO.jpg

Mas tiveste uma mínima de 15,5ºC, e eu aqui com 24,3ºC. :mad:;)

Bem, mas hoje está a conter-se nesta zona da Póvoa, não sei porquê: 37,2ºC e 16%.

Mínimas de ontem e registo horário mais baixo de hoje, para comparar:

eHhwfon.jpg
FeyIf9J.jpg

sim dispara bem de dia, mas dispara bem de noite, muito difícil mesmo ter noites tropicais aqui, dá para ver o quanto extremo é aqui para os 2 lados, olhando a estação de Coruche nota-se bem do que falo, quer minimas e máximas

Montijo: 34,9°C
Alcochete: 39,0°C

A diferença que o vento faz. Este tem predominado de W, mas tem alternado várias vezes ao longo da tarde.

Sigo com 40.4ºC, HR 21%

A diferença de altitude entre a minha estação (70m) e a do IPMA (25m) é logo suficiente para um desfasamento, quer mas máxmias quer nas mínimas.

Olá charlie17, fiquei curioso com o desfasamento, podes quantificar ?

Olá charlie17, fiquei curioso com o desfasamento, podes quantificar ?
Olá @Luis Rafael , há uns tempos comparei 2 anos de dados (horários) (2018-2020) entre a minha estação e a do IPMA Coruche e o resultado foi, para os meses de verão (Junho, Julho e Agosto):
Tmáx: a minha estação é mais fria que a do IPMA, com anomalia de -1.61ºC
Tmin: a minha estação é mais quente que a do IPMA, com anomalia de +1.12ºC

Razões que encontrei: maior altitude, por isso maior exposição aos efeitos do vento, principalmente da "nortada" (atenua a Tmax) e também menor exposição a inversões que acontecem nas zonas mais baixas do vale do Sorraia. Outro fator importante pode ser o facto do termómetro estar montado no telhado da minha casa, a cerca de 1.5m das telhas - nada me garante que não haja intreferência da radiação libertada pela casa durante a noite.

Sigo agora com 41.5ºC, já muito perto dos 41.9ºC (recorde da minha estação, instalada desde setembro de 2018).
HR 19%