O verão nesta zona segue dentro da normalidade, para já sem grandes extremos
Junho apresentou-se como um mês temperado, com uma primeira quinzena mais húmida e instável, derivado aos "restos" das trovoadas de Maio e à depressão Óscar, seguida de uma segunda quinzena bem mais quente e seca, que permitiu alcançar a nova máxima anual (até agora) de 36,7ºC O mês deve ter terminado com um acumulado a rondar os 8/9 mm, segundo dados da Clima AML. Foi mais um mês muito seco, mas ainda assim melhor que anos anteriores
O que me chamou a atenção nos últimos tempos foram uns "clarões" que surgiram no horizonte durante o pico intenso da passagem dos fumos do Canadá Por momentos cheguei a pensar que fossem trovoadas, mas o radar estava limpo naquele altura. Foi um fenómeno interessante e nunca tinha visto tal, acho que até chegou a ser falado aqui no fórum
Julho segue para já dentro da normalidade, com uns dias mais quentes e outros mais amenizados com nortada.
No sábado ainda chegou a morrinhar durante a manhã, mas completamente irrisório e insignificante
Este deverá ser o padrão a dominar nos próximos tempos, embora com temperaturas mais altas, mas sem exageros
A diferença é assim tanta para que haja menos proliferação de pragas, moscas, melgas e mosquitos? É que faz 1 ano que comprei casa no Montijo e lembro-me perfeitamente que a 1 ano atrás não poderia ter as janelas abertas durante mais de 2 minutos que ficava com a casa cheia delas...
A diferença é assim tanta para que haja menos proliferação de pragas, moscas, melgas e mosquitos? É que faz 1 ano que comprei casa no Montijo e lembro-me perfeitamente que a 1 ano atrás não poderia ter as janelas abertas durante mais de 2 minutos que ficava com a casa cheia delas...
Não, de facto não há uma diferença que se possa considerar significativa, daí a minha dúvida. Mas depende muito dos locais, seria preciso fazer um levantamento mais generalizado do decréscimo desses insectos. Aqui na Póvoa de Santa Iria também noto o mesmo, já referido noutras ocasiões, mas que eu enquadro num decréscimo geral das populações de insectos, das várias espécies mais comummente observadas quotidianamente. Mas significativo é não encontrar águas paradas, os leitos das linhas de água e pequenas ribeiras estão secos, e isso pode ser determinante para a baixa da população de moscas e mosquitos, só para nomear esses.
eis que, está de volta a lestada máximas muito idênticas na zona! Sempre que entra a lestada a coisa acalma um pouco, para depois voltar a aquecer!
31.1ºC de máxima até agora lá por casa, Apsia a escassos quilómetros de casa com 32.8ºC e Nortada, clima aml de Loures com 33.4ºC e lestada.