Seguimento Litoral Centro - Julho 2025

Bom dia. 26°C em Lisboa. Vento fraco de ENE. Cheiro intenso a fumo dos incêndios florestais.
Exactamente, muito calor logo pela manhã, a noite foi muito quente também, e a primeira coisa que senti assim que abri a janela de manha, foi o cheio a fumo...
Dizem que vem de Penamacor, a muitos, muitos kms aqui...
Hoje uma fenomeno que msotra como o tempo anda estranho, segundo o Ipama, iriam estar 39 graus em Santarem, 38 em Evora..e 39 em Lisboa, portanto maxima superior a 2 das cidades mais quentes de Portugal...
Agora 34 graus aqui nos Olivais..

E a trazer um intenso cheiro dos incêndios a centenas de quilómetros de distância.
Temperaturas a ignorarem completamente o ciclo diurno normal, sem descida nocturna, pelo contrário a atingirem máximas na madrugada avançada.
28,0ºC na estação C.F. da Póvoa, junto à margem do estuário, às 5h34 (utc+1).
27,7ºC cá em cima na Escola (também medidos há pouco na rua com a Kestrel), 5h15; registo precisamente igual também em duas estações de Santa Iria (Via Rara e Estacal).
25,4ºC até em Sacavém, perto do Trancão.

A comunicação com a rede do IPMA está a falhar cada vez mais frequentemente, desde as 23h de ontem até agora que se têm vindo a "apagar" cada vez mais estações. Na lista das EMA todas as estações aparecem com os dados inexistentes, em branco, sem sequer a habitual indicação de "SEM DADOS".
Registo horário das 5h
Ver anexo 24308

É possível observar que ocorrem fenómenos de inversão em alguns locais do vale do Tejo, com diferenças para as zonas urbanas ou elevadas que chegam aos 10ºC.
Sim tenho notado de à uma semana para cá e constante, metade pelo menos, as estações ficarem offline.

Boa tarde a todos!

37ºC foi a temperatura máxima atingida em Alfragide, local onde trabalho. Um dia invulgarmente quente por estas bandas!
Grande contraste com o dia de ontem, em que a máxima foi de 28ºC e com forte nortada...

O vento de NE foi uma constante desde a madrugada, soprando geralmente fraco a moderado. A HR atingiu valores muito baixos, a rondar os 20%!

Neste momento, o vento já rodou para O e a temperatura desceu para os 35ºC

20250729_172945.webp
20250729_174040.webp

Última edição:
Não me admiro, em locais como a Segunda Circular e outros com mais carros como o Eixo Norte Sul ou Avenida de Ceuta que chegue a esses valores, digo eu que faço a Segunda Circular aqui desde as Bombas da Encarnação até Alfragide 2 vezes por semana...
Hoje até a agua da torneira da cozinha saia quente, são muitos dias consecutivamente a temperaturas muito altas...
36 graus agora...

Boa tarde a todos!

37ºC foi a temperatura máxima atingida em Alfragide, local onde trabalho. Um dia invulgarmente quente por estas bandas!
Grande contraste com o dia de ontem, em que a máxima foi de 28ºC e com forte nortada...

O vento de NE foi uma constante desde a madrugada, soprando geralmente fraco a moderado. A HR atingiu valores muito baixos, a rondar os 20%!

Neste momento, o vento já rodou para O e a temperatura desceu para os 35ºC
Livrei-me de boa eu, trabalho em Alfragide também e o meu local de emprego decidiu esta e a proxima semana ficar tudo em teletrabalho a semana toda, porque os gabinetes não tem Ac e são completamente virados ao Sol da tarde, e super envidraçados...
Foi a unica coisa boa deste calor horrivel que já há varios dias estamos aqui a suportar por Lisboa...

Última edição: