Seguimento Litoral Centro - Junho 2015



jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas tardes,

Dia ameno

G3yswG1.png


_______________________

Nevoeiro na linha costa - Perspectiva Oeste

p6Q9u3l.jpg


Capacete na Serra

eUz1r1t.jpg


5VyY3Kq.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Dia ameno também por aqui, 28ºC agora e vento fraco a moderado.
A máxima chegou aos 33ºC
Parece que amanha vamos ter um dia muito fresquinho.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,044
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Capacete na Serra

:thumbsup::thumbsup:
O capacete é daqueles bem colado aos cimos da serra. O nevoeiro rodeia toda a costa e vai terminar na Fonte da Telha, passando pelo Cabo Espichel que continua encoberto desde ontem.
Já ponho um time-lapse, agora que se distingue melhor os contornos das nuvens.

Entretanto a máxima aqui em Carcavelos ainda recorreu por duas vezes, com valores de 24,8ºC pelas 17:30 e há pouco cerca das 19h.
24,4ºC com 61% neste momento.

Enfraqueceu bastante o vento, sobretudo na praia e no mar que já está perfeitamente calmo.
Fraco de oeste nesta altura.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,044
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O nevoeiro na região oeste a meio do dia.

Imagem do satélite Terra às 11:55 utc:

jpPj9aC.jpg


1h40m depois, na imagem do Aqua às 13:35, subsiste o nevoeiro a encobrir o Cabo Espichel e começa a formar-se o "capacete" na serra de Sintra, inicialmente só na encosta norte:

bYO7nKZ.jpg


Nesta altura a frente de nuvens baixas vai aproximando-se aqui da costa. Apareceram também já as nuvens altas a oeste da frente em dissipação de amanhã, talvez ainda produza alguns chuviscos aqui na região do litoral centro, mas menos do que no norte.

22,1ºC e 66% neste momento.
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Um pouco atrasadas, pois no Domingo ao fim do dia, o forum apresentava-me sem acesso,
mas aqui vai os report´s do fds,

no Sábado passado fui até a região entre Quiaios e Barra de Aveiro, passando por Tocha, Mira, a ideia claro seria fotografar a costa, mas apesar do braseiro no interior, por esta zona estava muito encoberto ou mesmo nevoeiro junto as praias, pelo que me inviabilizou a tirada de fotografias, resolvi "embrenhar-me" pelos trilhos dos pinhais, as temperaturas estavam frescas, talvez na casa dos 23º - 25º C não mais, não tinha a localização da estação de Mira, mas devo ter passado bem perto, um facto curioso que observei foi ainda a presença de musgo e líquens pelo que calor não tem sido coisa presente nos interiores dos pinhais,
no regresso comecei a ter resgistos de temperaturas na casa dos 18º - 19º C durante os mais de 250 Km, mas a chegar a Loures sobe brutalmente para os 23º C até chegar a casa, isto entre as 22h e 02h,

ainda assim tirei estas fotos,

das pedreiras do cabo Mondego para Quiaios, bastante vento, tive pena de não ter levado o anemómetro, enfim, não se nota, mas ao fundo começava a formar-se nebulosidade junto a linha costeira,

19061897148_c561f59f9c_o.jpg


tiradas já no regresso, um pouco a baixo da Barra de Aveiro, bem fresco, neste local penso que o mar já entrou terra a dentro,

19253295751_d6fd0d15af_o.jpg

19253295561_6c305b6c83_o.jpg


um pouco mais abaixo destas, de onde tirei as do pôr do sol e mais outras, ripei um belo frio, mas foi o "sacrifício" que vale sempre a pena e pelos vistos "cacei" o raio verde :w00t:.
 

homem do mar

Nimbostratus
Registo
30 Jul 2009
Mensagens
1,099
Local
Caxarias - Ourém
Um pouco atrasadas, pois no Domingo ao fim do dia, o forum apresentava-me sem acesso,
mas aqui vai os report´s do fds,

no Sábado passado fui até a região entre Quiaios e Barra de Aveiro, passando por Tocha, Mira, a ideia claro seria fotografar a costa, mas apesar do braseiro no interior, por esta zona estava muito encoberto ou mesmo nevoeiro junto as praias, pelo que me inviabilizou a tirada de fotografias, resolvi "embrenhar-me" pelos trilhos dos pinhais, as temperaturas estavam frescas, talvez na casa dos 23º - 25º C não mais, não tinha a localização da estação de Mira, mas devo ter passado bem perto, um facto curioso que observei foi ainda a presença de musgo e líquens pelo que calor não tem sido coisa presente nos interiores dos pinhais,
no regresso comecei a ter resgistos de temperaturas na casa dos 18º - 19º C durante os mais de 250 Km, mas a chegar a Loures sobe brutalmente para os 23º C até chegar a casa, isto entre as 22h e 02h,

ainda assim tirei estas fotos,

das pedreiras do cabo Mondego para Quiaios, bastante vento, tive pena de não ter levado o anemómetro, enfim, não se nota, mas ao fundo começava a formar-se nebulosidade junto a linha costeira,

19061897148_c561f59f9c_o.jpg


tiradas já no regresso, um pouco a baixo da Barra de Aveiro, bem fresco, neste local penso que o mar já entrou terra a dentro,

19253295751_d6fd0d15af_o.jpg

19253295561_6c305b6c83_o.jpg


um pouco mais abaixo destas, de onde tirei as do pôr do sol e mais outras, ripei um belo frio, mas foi o "sacrifício" que vale sempre a pena e pelos vistos "cacei" o raio verde :w00t:.
Um pouco atrasadas, pois no Domingo ao fim do dia, o forum apresentava-me sem acesso,
mas aqui vai os report´s do fds,

no Sábado passado fui até a região entre Quiaios e Barra de Aveiro, passando por Tocha, Mira, a ideia claro seria fotografar a costa, mas apesar do braseiro no interior, por esta zona estava muito encoberto ou mesmo nevoeiro junto as praias, pelo que me inviabilizou a tirada de fotografias, resolvi "embrenhar-me" pelos trilhos dos pinhais, as temperaturas estavam frescas, talvez na casa dos 23º - 25º C não mais, não tinha a localização da estação de Mira, mas devo ter passado bem perto, um facto curioso que observei foi ainda a presença de musgo e líquens pelo que calor não tem sido coisa presente nos interiores dos pinhais,
no regresso comecei a ter resgistos de temperaturas na casa dos 18º - 19º C durante os mais de 250 Km, mas a chegar a Loures sobe brutalmente para os 23º C até chegar a casa, isto entre as 22h e 02h,

ainda assim tirei estas fotos,

das pedreiras do cabo Mondego para Quiaios, bastante vento, tive pena de não ter levado o anemómetro, enfim, não se nota, mas ao fundo começava a formar-se nebulosidade junto a linha costeira,

19061897148_c561f59f9c_o.jpg


tiradas já no regresso, um pouco a baixo da Barra de Aveiro, bem fresco, neste local penso que o mar já entrou terra a dentro,

19253295751_d6fd0d15af_o.jpg

19253295561_6c305b6c83_o.jpg


um pouco mais abaixo destas, de onde tirei as do pôr do sol e mais outras, ripei um belo frio, mas foi o "sacrifício" que vale sempre a pena e pelos vistos "cacei" o raio verde :w00t:.
No domingo também estive por esses lados de Aveiro e curioso que estava a espera que fosse mais frio sendo as temperaturas na ordem dos 23 graus senti que o sol naquela zona é bem mais forte do aqui na minha zona cá em baixo talvez o facto de ser litoral explique a razão do sol ser mais forte
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
No Domingo mesmo um pouco cansado da "tareia" da viagem do Sábado anterior, a condução na areia é altamente exigente de braços, ainda assim adquiri forças para a habitual volta de bike, nada de exageros pois estava com ausência de lesões :lol:, por isso toca a aproveitar,

fui vestido a verão, mas muito vento, e temperatura a começar a descer a medida que chegava a Carcavelos, apesar disso na praia não se estava mal,

19243625172_62d476b2c8_o.jpg


um pouco mais a frente, temperatura a descer de forma preocupante talvez uns 21º - 22ºC, pois estava demasiado a fresca, vento sempre a "dar-lhe",

19061964078_cdc6c89290_o.jpg


mas eis que deu-se um digamos "fenómeno", que nunca tinha sentido nos mais de 3 anos que faço esta volta, ao chegar a Cascais a temperatura sobe e bem, pelo "bafo" quase que arrisco a dizer que deveria estar perto dos 30º C,
até quase a saída da Quinta da Marinha, sempre calor, mas perto do Raso, "AC" ligado e ventania brutal, não sei se estaria mais de 20ºC, hora de inversão de marcha,

o quase omnipresente capacete na serra de Sintra, como gostava de lá estar, mas não se pode estar em dois lugares ao mesmo tempo :lmao:,

19249552285_6c368a78dc_o.jpg


no regresso, ao chegar a Quinta da Marinha subida da temperatura que soube inicialmente de forma agradável, pois estava a ficar demasiado gelado, mas a tornar-se desagradável, ao passar de Cascais, novamente descida da temperatura numa curta distância e muito vento lateral e assim foi até chegar ao carro onde tinha 23ºC.