Seguimento Litoral Centro - Junho 2017

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Pode-se considerar normal haver neste caso mais registo de DEA's positivas que negativas?

São menos frequentes e têm maior potencial destruidor, segundo este texto na Wikipedia:

"
Descarga positiva nuvem-solo
Nem sempre os raios se originam a partir das zonas negativamente carregadas de uma nuvem. Em certos casos, descargas elétricas surgem do topo de grandes cúmulo-nimbos, cuja forma superior se estende horizontalmente. Apesar de sua ocorrência ser relativamente rara, raios positivos possuem características peculiares. Inicialmente, o canal precursor mostra-se uniforme, diferentemente do que ocorre em uma descarga negativa. Ao se estabelecer o contato, somente uma única descarga de retorno ocorre, cujo pico de corrente chega a mais de 200 quiloampères, muito maior do que a média dos raios negativos, enquanto esta corrente mantém-se constante durante alguns milissegundos. Este tipo de descarga oferece potencial de destruição muito mais acentuado que as descargas negativas usuais, especialmente para prédios industriais, em função da grande carga conduzida."

https://pt.wikipedia.org/wiki/Raio_(meteorologia)
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e Joaopaulo


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Boas!!

Não está assim tão fresquinho em Leiria como gostaria, ainda assim está melhor que ontem. por agora 27/28ºC nas estações da cidade.

Aqui em Leiria sopra agora um vento de Oeste/Noroeste, ainda que não muito forte está a trazer ar húmido e fresco do mar, a temperatura já está em queda e penso que as máximas já estão feitas por aqui.

Que fresquinho bom se nota na rua!. :cold:
 
  • Gosto
Reactions: ALBIMETEO

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,164
Local
Belas
5ª mínima tropical no Auriol, brutal, nem eu esperava isto nesta zona. 20,2ºC

Na Amadora os extremos estão em 20,6ºC / 25,1ºC

Muita nebulosidade.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Hoje, já se nota bem a diferença da temperatura, em relação aos dias anteriores.
Ontem circulava uma notícia falsa no fecebook, dizendo que este fim de semana iria estar 50ºC, e ainda hoje houve pessoas que me perguntaram, porque estavam mesmo convencidas que era verdade.
Se nós, seres humanos e animais já nos custa muita aguentar 45ºC como foi este fim de semana, agora imaginem os 50ºC, quem é que aguentaria tal calor.
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Quem diria que depois de um fim de semana infernal viesse um dia tão fresquinho. Admito que fico com frio (sim, eu sei, completamente impensável! :lol:) quando abro as janelas e entra a nortada gelada. :cold:
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Esta noite segue já bem fresquinha, até dá vontade de estar mais tempo na rua.
O calor dos ultimos dias, consegue secar a humidade da terra, da horta e árvores de fruto de um dia para o outro, isto já para não falar que o calor acabou por queimar-me as folhas quase todas das framboesas.
 

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Hoje a temperatura máxima foi mais fresca com 33,4°C, devido à entrada de ar húmido e fresco de Oeste durante a tarde.

Apesar de tudo, possivelmente devido ao calor instalado, neste momento estão 21,9°C (normalmente, no Verão, após a entrada fresca de Oeste deveriam estar cerca de 18°C neste momento).
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000