Seguimento Litoral Centro - Junho 2017

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Dia muito cansativo por aqui... Para além dos 40ºC que tocaram a todos, fogo muito perto de mim, estive a ajudar os bombeiros no que era possível em questões de logística (com o meu grupo de escuteiros), ao Sol e a torrar durante horas seguidas. E para não bastar, ao final da tarde, trovoada... Lá vou eu a correr para Montemor para observar melhor a coisa. Mas falhou por minutos, poucas foram as DEAs que observei. Mas o pôr-do-Sol que ainda se avistava, compensou :p

Animação de imagens de satélite de hoje.


anigif.gif
ORJdVLH.jpg
 


TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Dia muito cansativo por aqui... Para além dos 40ºC que tocaram a todos, fogo muito perto de mim, estive a ajudar os bombeiros no que era possível em questões de logística (com o meu grupo de escuteiros), ao Sol e a torrar durante horas seguidas. E para não bastar, ao final da tarde, trovoada... Lá vou eu a correr para Montemor para observar melhor a coisa. Mas falhou por minutos, poucas foram as DEAs que observei. Mas o pôr-do-Sol que ainda se avistava, compensou :p

Animação de imagens de satélite de hoje.


anigif.gif

E para finalizar, uma animação do radar:
F54x2P8.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O único raio que consegui filmar:

Lindo!! :thumbsup::cool:

O fim de tarde aqui pela margem sul ainda rendeu isto... tudo muito ao longe!

:palmas: Longe mas registado com qualidade excelente!

Uma das trovoadas formou-se exactamente sobre a área de Póvoa de S.Iria/ S.Iria de Azóia, na zona alta. Nessa altura encontrávamo-nos num dos cimos dos montes sobranceiros ao vale. Em certo momento, e devido ao aspecto da base da nuvem, decidi que era urgente saírmos daquele local, descemos um curto caminho de terra até à estrada e miradouro do Bairro da Salvação, de onde continuámos a observação. Apenas alguns minutos depois desta decisão, caíu uma descarga precisamente no local onde tínhamos estado. A diferença entre a observação da descarga e da audição do estrondo, medida pelo video realizado, coincide com a distância precisa ao decâmetro. Depois ponho os registos.

Registo em dois vídeos diferentes da descarga múltipla, em que dois dos ramos caíram a menos de 300 metros do local de filmagem. A descarga teve quatro impactos simultâneos, 2+1+1 formando os vértices de um triângulo com cerca de 3 a 4 Km de lado.



Som "Atmos" para ouvir em pleno...
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Lindo!! :thumbsup::cool:



:palmas: Longe mas registado com qualidade excelente!



Registo em dois vídeos diferentes da descarga múltipla, em que dois dos ramos caíram a menos de 300 metros do local de filmagem. A descarga teve quatro impactos simultâneos, 2+1+1 formando os vértices de um triângulo com cerca de 3 a 4 Km de lado.



Som "Atmos" para ouvir em pleno...


Fantástico registo! Aquele som no exacto momento da descarga, ainda antes do trovão, fenomenal :thumbsup:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Setúbal não acumulou nada de chuva, a trovoada morreu antes de chegar, como sei o fiasco que é esta terra fui para vendas novas e ai sim apanhei ventos de quase 100km/h, granizo pequeno, chuva torrencial e dezenas e dezenas de raios. Apanhei 42graus mas durante o forte aguaceiro baixou ate aos 19graus, mas logo recuperou a temperatura.

Agora sigo com 30°C
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
No radar nem há chuva, também não ouvi nada.
Pois... não há nada! O facto é que me estão a garantir que acabaram de ver flashes a Leste de Sintra. Alguns audíveis.
Verifiquei uma possível célula em desenvolvimento, mas entretanto desapareceu.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e StormRic