Seguimento Litoral Centro - Junho 2019



Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boas Ricardo, talvez querias dizer precipitação orográfica, tal como hoje também aconteceu cá na serra.
A precipitação oculta é algo mais específico, ocorre mais devido ao coberto vegetal denso e a presença de vento, que ao embater na vegetação origina chuva.
Exemplo da serra de Sintra Agosto de 2018.
Só há precipitação por baixo das árvores, em campo aberto é mais difícil.
Fui lá muitas vezes, dá para entender melhor o fenómeno.

Obrigado pela correcção João, era de facto precipitação orográfica que queria mencionar, precipitação oculta é coisa muito rara de acontecer por cá, e onde por vezes acontece , são lugares de muito difícil acesso! Mas o que aprendi a cerca de precipitação oculta , foi exactamente graças a muitos post´s teus acerca do mesmo na serra de Sintra, mais uma vez obrigado

Aqui em Sampaio (Sesimbra) acumulou ontem uns espantosos 8.6 mm, muito mais que o previsto (GFS era nada, ECM uns chuviscos). Foi a manhã toda e início da tarde sempre a chover/chuviscar. Fui lá abaixo mesmo à vila de Sesimbra (uns 20 min) e chovia bem menos que cá em cima, tanto na ida como no regresso. A água escorria bem pelas bermas e formou muitas poças de água. Orografia da região (complexo da Arrábida) de facto a funcionar.

É verdade Jorge, essa estação é realmente impressionante , já hoje comentei com clientes que praticamente só tinha caído morrinha em Azeitão, e alguns clientes disseram que aqui na zona alta do concelho tinha chovido bem! Está numa localização orográfica com um potencial impressionante , ao nível de zonas com muita pluviosidade no nosso país ;) Os acumulados da mesma falam por si! :rain:

------------------------------------
Quanto ao tempo, hoje nem em Azeitão , nem em Sesimbra, nada de precipitação! Mais fresco em Sesimbra , e até algo mais desagradável que em Azeitão ,como é normal, mas temperatura amena, com 21.8ºc em Azeitão , vento fraco de NW , e HR nos 60%.

Edit: Foi à pouco buscar a minha filhota à praia do Ouro em Sesimbra, e começou a pingar , ela começou hoje a praia com a escola, e disse que teve frio, coitadinha! Felizmente Felizmente que não vamos levar com os extremos do calor que grande parte da Europa vai ter, mas também ainda bem que a temperatura vai subir nos próximos dias para valores mais normais para a época , infelizmente o interior já se percebeu que vai sofrer com os extremos, um pouco à semelhança do que aconteceu num evento em 2017!
 
Última edição:

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
942
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Vai chovendo fraco por Almada há cerca de 1h. Quase dá a sensação de estarmos perante um dia de trovoada, faltando apenas a dita.
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
No entanto, parece que vem aí algo interessante, pelo radar. :) :rain:
Não se deixem enganar pelos ecos. A maior parte é virga. ;)
------
Boas!
Manhã de chuva fraca com pingas grossas. Há bocado, cheguei a apanhar chuva moderada na IC19. Não estava à espera de chuva hoje. :D
O tempo, tal como o colega @Microburst afirma, parece de trovoada. Está abafado.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,401
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Mais um dia outonal: céu encoberto e chuviscos desde o final da manhã. O acumulado segue nos 0,6 mm.
Tal como já tinha sido mencionado por alguns membros, o céu está com aspeto de trovoada, não só pela temperatura abafada mas também pelas formações que vão surgindo no céu.

Ontem, após o meu último post, o céu abriu temporariamente e a temperatura subiu mais, batendo a anterior máxima.

Extremos de ontem:

Mínima: 18,1ºC
Máxima: 23,3ºC
Acumulado: 3 mm

Mínima de hoje: 17,6ºC
T. Atual: 20,0ºC
HR: 71%
Vento: Nulo
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,303
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde

Muita chuva caiu em Aveiro e arredores, desde anteontem às 22h até ontem às 12h. No tópico correspondente porei algumas fotos.

Hoje aqui pela Póvoa foi manhã de chuva fraca mas terá acumulado algo significativo, a avaliar pela escorrência.

19,9°C
62%
Vento quadrante sul variável, < 10 Km/h
4491fddd3a43df4716ab3fb1991d2925.jpg
a8610db09905fd7d0a648153971b1fc2.jpg
1db29f6c5e473e1445e7110d42dbeeed.jpg


Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Boa noite!
O céu foi limpando ao longo da tarde.
Com este tempo de sul já se sabe que os pores-do-sol costumam ser bem bonitos. :D
Lá decidi fazer uma pausa no estudo e ir até ao marco geodésico de Carnaxide. Não me arrependi:
Mal cheguei dou de caras com um belo arco íris, que o @StormRic também registou:
mmXNM5z.jpg

Subo o marco e delicio-me. O ambiente estava brutal, ouviam-se pássaros a chilrear e sentia-se um ventinho ameno:
uqM7YSW.jpg

p8ACmni.jpg

Quando tiver tempo publico as fotos da máquina fotográfica e o timelapse da GoPro. :)