Seguimento Litoral Centro - Junho 2019

Mais um dia nublado, pela hora de almoço ficou bem abafado, subiu acima dos 25ºC, valor que já não se repetia desde o dia 2 de Junho! Geofísico passou mesmo os 26ºC. Sentia-se um ambiente de trovoada.

0,5 mm em Belas
1,8 mm em Rio de Mouro

Vento praticamente nulo, apenas quando passavam nuvens de aguaceiros pela tarde é que forçou mais.

Amanhã temos mais aguaceiros, vamos a ver o que nos calha. Pode ser a última chuvada durante algum tempo.

Boa noite,
Hoje foi um dia de céu nublado com algumas abertas, mas como já estava previsto por aqui (pelo GFS), sem precipitação. :( :rain:

A máxima foi um pouco mais alta que todas as máximas desde 2 de junho, e espero um aumento ligeiro da temperatura, mas esta não deverá chegar aos 30ºC por aqui.
No entanto, pelo Alentejo, está previsto calor e uma franja na fronteira poderá mesmo chegar aos 40ºC. Que contraste com o Litoral!
ECMWF_102_PT_T2M_pt-PT_pt.png

Dados do dia de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 24,9ºC
Mín: 16,8ºC

Corroios
Máx: 26,8ºC
Mín: 17,5ºC

Agora estão 19,5ºC e céu limpo. :)

Boa noite!
O céu foi limpando ao longo da tarde.
Com este tempo de sul já se sabe que os pores-do-sol costumam ser bem bonitos. :D
Lá decidi fazer uma pausa no estudo e ir até ao marco geodésico de Carnaxide. Não me arrependi:
Mal cheguei dou de caras com um belo arco íris, que o @StormRic também registou:
mmXNM5z.jpg

Subo o marco e delicio-me. O ambiente estava brutal, ouviam-se pássaros a chilrear e sentia-se um ventinho ameno:
uqM7YSW.jpg

p8ACmni.jpg

Quando tiver tempo publico as fotos da máquina fotográfica e o timelapse da GoPro. :)
Mais algumas fotos do poente de ontem, dia 24:
Arco íris com "falhas" sobre a Margem Sul e serra da Arrábida lá ao fundo:

_DSC0408 by tiago_lco, no Flickr
Mammatus?:
DSC_0409 by tiago_lco, no Flickr

DSC_0412 by tiago_lco, no Flickr

DSC_0419 by tiago_lco, no Flickr
DSC_0420 by tiago_lco, no Flickr

A noite segue calma. De madrugada deve chover mais decentemente. :)

Afinal tenho é a estação entupida, no pluvio artesanal tenho 1.6mm.

Mesmo assim parece-me pouco, mas talvez aqui em Monte da Barca tenha chovido mais. Sem forma de medir diria que teria chovido uns 3 a 5 mm. mas posso ter ficado com a ilusão de ter chovido mais do que realmente choveu.