Seguimento Litoral Centro - Junho 2021

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Boa tarde,
Acabou um evento de calor e começou outro, ainda mais húmido devido à persistência da cut-off a oeste da costa portuguesa. Hoje foi o dia de transição, já que tivemos inclusive algum nevoeiro pela manhã (alguns dos meus colegas de trabalham já nem se lembravam do que era uma nuvem e pensavam que era fumo de algum incêndio, tal é a quantidade de dias de pasmaceira meteorológica). Entretanto esta tarde tem sido o que eu chamo de "sol de trovoada": as temperaturas de hoje são completamente banais, com uma máxima que pouco ultrapassou os 24ºC, mas a humidade relativa faz com que a temperatura sentida seja, na realidade, muito superior. Se hoje já esteve abafado, nem quero imaginar amanhã com os 31ºC previstos... :hehe:

Charneca de Caparica

Ontem
Máx: 29,3ºC
Mín: 16,2ºC

Hoje
Máx: 24,4ºC
Mín: 15,7ºC
Humidade relativa média: 77%

Agora estão 20,5ºC e céu limpo, com alguma névoa relacionada com os mais de 70% de humidade relativa neste momento. :)

A1 zona de Santarém neste momento.

HnKT2EJ.jpg

ET8nXTh.jpg

Boa tarde
Finalmente iniciadas as trovoadas pela Região Litoral Centro.

Primeiras descargas perto de Pombal, cerca das 4h30:
aiIe2b2.jpg

Continuaram a intervalos pela madrugada e manhã, cerca das 6h ainda na mesma zona:
mtM1q4M.jpg

Pouco antes da 9h chegaram mais a sul, zona de Óbidos/Caldas da Rainha:
iDnDF9j.jpg

Serras de Aire e Candeeiros, cerca das 10h:
FIlX3HV.jpg

Alcobaça, perto das 11h:
dujSAVd.jpg

Última trovoada pela RLC cerca do meio-dia, subsistem algumas perdidas no oceano e nascem novas mas mais a nordeste.
Curiosamente esta última descarga foi a mais potente:
n1CEsx3.jpg