Seguimento Litoral Centro - Junho 2021

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa tarde,
Acabou um evento de calor e começou outro, ainda mais húmido devido à persistência da cut-off a oeste da costa portuguesa. Hoje foi o dia de transição, já que tivemos inclusive algum nevoeiro pela manhã (alguns dos meus colegas de trabalham já nem se lembravam do que era uma nuvem e pensavam que era fumo de algum incêndio, tal é a quantidade de dias de pasmaceira meteorológica). Entretanto esta tarde tem sido o que eu chamo de "sol de trovoada": as temperaturas de hoje são completamente banais, com uma máxima que pouco ultrapassou os 24ºC, mas a humidade relativa faz com que a temperatura sentida seja, na realidade, muito superior. Se hoje já esteve abafado, nem quero imaginar amanhã com os 31ºC previstos... :hehe:

Charneca de Caparica

Ontem
Máx: 29,3ºC
Mín: 16,2ºC

Hoje
Máx: 24,4ºC
Mín: 15,7ºC
Humidade relativa média: 77%

Agora estão 20,5ºC e céu limpo, com alguma névoa relacionada com os mais de 70% de humidade relativa neste momento. :)
 


Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
A1 zona de Santarém neste momento.

HnKT2EJ.jpg


ET8nXTh.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boa tarde
Finalmente iniciadas as trovoadas pela Região Litoral Centro.

Primeiras descargas perto de Pombal, cerca das 4h30:
aiIe2b2.jpg


Continuaram a intervalos pela madrugada e manhã, cerca das 6h ainda na mesma zona:
mtM1q4M.jpg


Pouco antes da 9h chegaram mais a sul, zona de Óbidos/Caldas da Rainha:
iDnDF9j.jpg


Serras de Aire e Candeeiros, cerca das 10h:
FIlX3HV.jpg


Alcobaça, perto das 11h:
dujSAVd.jpg


Última trovoada pela RLC cerca do meio-dia, subsistem algumas perdidas no oceano e nascem novas mas mais a nordeste.
Curiosamente esta última descarga foi a mais potente:
n1CEsx3.jpg