Permitam-me um pequeno desabafo/ reflexão... a situação desta madrugada conseguiu de facto surpreender "tudo e todos", embora não me atreva a dizer que tenha sido 100% inesperada.
Efectivamente, analisando os parâmetros convectivos, havia bastante CAPE ainda esta madrugada, resultado de gradientes de temperatura bastante razoáveis acima dos 1000/1500 m de altitude.
Olhando para o tefigrama de Aveiro (em cima), também se observa um perfil razoavelmente húmido em praticamente todas as altitudes. A grande questão aqui é que nas camadas baixas existia uma inversão de temperatura, que à partida iria inibir a convecção.
Ora, a temperatura à superfície em todo o litoral centro, às 3 da manhã quando se iniciou a convecção, rondava os 17/18ºC. Aos 925hPa, estariam entre 24 a 26ºC:
Uma camada absolutamente estável, com temperaturas mais baixas (ar mais denso) na camada superficial.
Aqui no entanto, vemos que a zona onde a convenção se iniciou foi onde tínhamos, exactamente, uma humidade específica mais elevada, que pode ter sido a "chave" para o que aconteceu:
Realmente, este episódio mostra-nos o quão imprevisível pode ser a meteorologia, e quando pensamos que pouco há hoje em dia para nos surpreender, acontece. Para esta noite, nenhum meteorologista (ou muito poucos, quero acreditar) apostaria convictamente na formação de células intensas, em qualquer zona de Portugal Continental. Os modelos a mostrar 0% (ZERO) de probabilidade de qualquer precipitação, um perfil vertical com inversão de temperatura, durante a noite, e sem forçamento sinóptico evidente, com uma crista anticiclónica sobre nós (e não uma depressão em altitude típica das situações de instabilidade):
Durante o dia, ainda podemos justificar a convecção com aquecimento diurno, forçamento orográfico, linhas de convergência devido à brisa... agora de noite? Ainda por cima na zona do litoral, sem montanha? O que levou àqueles movimentos verticais? Alguma coisa que certamente os modelos não "apanharam"...
Esta é de tal maneira uma situação interessante, um caso de estudo, que ainda vou tentar perceber/informar-me melhor o que poderá ter ali acontecido. Sempre a aprender...