Boa noite.
Cá estamos com as noites tropicais, 28,5ºC e sem vento. Está bom para os festejos de S.João aqui em Almada
Cá estamos com as noites tropicais, 28,5ºC e sem vento. Está bom para os festejos de S.João aqui em Almada

Right!Hoje rumei á Praia Grande para fazer aquilo que costumo fazer quando a fornalha se acende na Capital...piscinar, na piscina do Hotel das Arribas...
E que bem se esteve, acho que a máxima teria sido uns 27 graus...
Ás 20.00 horas saio de lá e quando chego a Sintra 24 graus, maravilha...
Vou andando, andando, chego a casa ás 20.30...31 graus...desgraça...nem queria acreditar...!
Um bafo na rua incrivel...que continua!
Bem, já não saí para lado nenhum, vou lá sair dos 23 graus do meu AC na sala...
Amanha temos mais do mesmo aqui pela capital , correcto?
Sim, eu sei, por isso distingo as duas referências, para se comparar com as horas dos registos oficiais do IPMA. A máxima que indiquei para Loures foi tomada às 16h30 legais.AML funciona com horas locais, não UTC).
@tucha , aí por Lisboa não está muito mau as previsões, atravessa uma das pontes e vem á margem sul, sentir o que é calor...Hoje rumei á Praia Grande para fazer aquilo que costumo fazer quando a fornalha se acende na Capital...piscinar, na piscina do Hotel das Arribas...
E que bem se esteve, acho que a máxima teria sido uns 27 graus...
Ás 20.00 horas saio de lá e quando chego a Sintra 24 graus, maravilha...
Vou andando, andando, chego a casa ás 20.30...31 graus...desgraça...nem queria acreditar...!
Um bafo na rua incrivel...que continua!
Bem, já não saí para lado nenhum, vou lá sair dos 23 graus do meu AC na sala...
Amanha temos mais do mesmo aqui pela capital , correcto?
É verdade, mas também se deu a entrada de vento nessa altura. Precisamos mesmo de uma calma total para tirar as duvidas sobre cada um dos efeitos. Penso que os dois efeitos se conjugam, a estação deve mesmo apanhar sol directo ou talvez calor irradiado daquele terraço (o que é fatal se não tiver um bom RS). Com efeito 39,8ºC não é, de todo, aceitável em vista de todas as estações do continente.Essa estação em Morgado, Vialonga, às 13h já marcava 37ºC. Era a estação mais quente do país àquela hora. E, curiosamente às 15h45 lá deu o tombo do costume.
Sim, eu eu...quando passo a Ponte e vou a Alcochete fico logo ainda mais disposta...@tucha , aí por Lisboa não está muito mau as previsões, atravessa uma das pontes e vem á margem sul, sentir o que é calor...![]()
É verdade esteve calor aqui, nas previsões automáticas do IPMA davam +37ºC para Palmela, e de facto no eixo Azeitão/Palmela as temperaturas máximas (dados rede wunderground) variaram entre os +37ºC/+38ºC.As máximas na rede Clima.AML ficaram assim hoje:
Rede Clima.AML
2023 Jun 23
Temperaturas Máximas
(...)
38,2ºC Sesimbra Q.Conde
37,3ºC Palmela
37,1ºC Setúbal
Amoreiras nunca será fiável para mim, aquele tipo de instalação é só parvo.As ilhas de calor de Lisboa e outras grandes urbes já estão a funcionar:
Máximas até às 16h30
38,7ºC Amoreiras (algumas dúvidas sobre a instalação desta estação)
36,9ºC Ajuda
35,7ºC Geofísico
36,4ºC Barreiro/Lavradio
Tapada da Ajuda está sempre 1ºC acima do Geofísico, é normal para a zona.Este valor da Tapada da Ajuda também não me convence.![]()