Seguimento Litoral Centro - Junho 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
A reportar da costa oeste Santa Cruz. Manhã de céu encoberto. Vento fraco a moderado de norte. 19.9°C às 09:00h. Grande contraste de temperatura em relação ao resto do território continental.
Panorâmica a SW:
20230624_104859.webp

Devido às temperaturas mínimas elevadas as temperaturas atuais são cerca de 2 graus mais elevadas aqui do que ontem à mesma hora.

Devido às temperaturas mínimas elevadas as temperaturas atuais são cerca de 2 graus mais elevadas aqui do que ontem à mesma hora.
Fui consultar as estações na rede wunderground, e afinal não é bem assim como tinha dito, em Azeitão está mais quente do que ontem mas em Palmela e Setúbal está mais fresco. As previsões do IPMA para aqui, dão uma máxima igual a ontem.

P.s o que eu gostava é que viesse um ventinho fresquinho para aqui para suportar melhor este calor.

É verdade, mas também se deu a entrada de vento nessa altura. Precisamos mesmo de uma calma total para tirar as duvidas sobre cada um dos efeitos. Penso que os dois efeitos se conjugam, a estação deve mesmo apanhar sol directo ou talvez calor irradiado daquele terraço (o que é fatal se não tiver um bom RS). Com efeito 39,8ºC não é, de todo, aceitável em vista de todas as estações do continente. :hehe:
Ainda voltando a este tema, o meu palpite vai para um restaurante que está ali perto, aí explicava algumas dúvidas, já tinha reparado que a localização próxima é o mesmo... Procurei pela rua e pelo número... E vai para lá perto!

Enviado do meu 2201116PG através do Tapatalk

É verdade, mas também se deu a entrada de vento nessa altura. Precisamos mesmo de uma calma total para tirar as duvidas sobre cada um dos efeitos. Penso que os dois efeitos se conjugam, a estação deve mesmo apanhar sol directo ou talvez calor irradiado daquele terraço (o que é fatal se não tiver um bom RS). Com efeito 39,8ºC não é, de todo, aceitável em vista de todas as estações do continente. :hehe:
Estava a ser irónico. Passei lá na nacional de carro a essa hora e o carro marcava 35C. E os carros nestas situações marcam sempre mais.
Estava mais quente na zona urbana de Odivelas/Olival Basto/Frielas do que ali no vale. E até corria uma aragem, algo que a estação não estava a registar. O que só me leva a crer que ou está mesmo dentro do terraço ou está muito próximo do solo. Às 15h45 começa a apanhar sombra.

E hoje e já a stressar com os 33 graus ao meio dia, resolvi fugir novamente para a piscina da Praia grande...
Passo na A9, ali em Loures, sobe aos 36...
Começo a me aproximar de Sintra, uma grande nuvem até as praias, nem o castelo se via...
Resultado: estou aqui agora, 25 graus, desde as 14 horas..e nunca vi o Sol, enorme contraste com toda a certeza com Lisboa e arredores durante a tarde...

Tudo mas tudo completamente nublado, e algum vento de vez em quando e tudo a apenas 40 kms de Lisboa, num dia com temperaturas tao altas novamente na Capital e arredores...

Anexos

• 20230624_174835.webp
    20230624_174835.webp
    126.7 KB · Visto: 40
  • 20230624_174841.webp
    20230624_174841.webp
    96.3 KB · Visto: 42
  • 20230624_174849.webp
    20230624_174849.webp
    75 KB · Visto: 37