Seguimento Litoral Centro - Junho 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Máximas de hoje, aqui na linha, de norte para sul

36,3º; 35,6ºC; 34,6ºC três estações no Carregado
35,9ºC V.F.Xira
35,4ºC Alverca
37,8ºC Vialonga (estação no vale interior)
36,5ºC Meteo Santa Iria
34,6ºC Estacal
35,0ºC São João da Talha
35,1ºC Sacavém

:calor:
Parece-me um sitio com boas máximas então... Obrigado pelo esclarecimento.. Aqui pelo Montijo tive uns tímidos 29.6°... E eu a pensar que ia ter temperaturas mais altas que antigamente em Lisboa.. lol

Máximas de hoje, aqui na linha, de norte para sul

36,3º; 35,6ºC; 34,6ºC três estações no Carregado
35,9ºC V.F.Xira
35,4ºC Alverca
37,8ºC Vialonga (estação no vale interior)
36,5ºC Meteo Santa Iria
34,6ºC Estacal
35,0ºC São João da Talha
35,1ºC Sacavém

:calor:
Esse valor de Vialonga (e não só) não pode estar correto, tendo em conta que zonas historicamente mais quentes mal chegaram aos 37°C.

Esse valor de Vialonga (e não só) não pode estar correto, tendo em conta que zonas historicamente mais quentes mal chegaram aos 37°C.

Cada zona tem um comportamento diferente consoante a direcção e intensidade do vento, bastando ligeiras variações de direcção para originar diferenças significativas.
O vale de Vialonga tem um histórico caprichoso quanto a este aspecto. Não será uma diferença de menos de 2ºC que pode fazer-nos suspeitar de mau funcionamento ou instalação da estação. Outras zonas, como bem dizes, são historicamente mais quentes, mas em que situações concretas de vento e exposição?

Esse valor de Vialonga (e não só)

Referes-te a mais estações das que eu citei as máximas, nesta linha da Póvoa, ou a outras estações em outras zonas?

Até encontrei 40ºC no Lumiar ou 39ºC em Fazendas de Almeirim, por exemplo. Não serão mais suspeitas do que uma estação no fundo de um vale e do lado da encosta soalheira?

Às 17h a base aérea de Alverca ainda tinha:

ff8709d4a9a521c88facc68d7639204f.jpg

Enviado do meu 2201116PG através do Tapatalk

Nortada fraca já se faz sentir em Santo Amaro de Oeiras.

Água do mar deve estar nos 19/20°C... caldo para Junho
Para terminar o dia, sun dog :D

oK9p76L.png

As praias da linha têm sempre o pico de temperatura pelas 17h/18h quando a nortada acelera pela tarde e varre o calor do interior para o mar, incrível o calor ofegante que ainda estava no areal. CLIMA.AML de Oeiras registou a máxima pelas 17h30: 32,7ºC

Desta vez foi a margem norte da AML a ganhar nas máximas da rede.
VFX: 36,2ºC
Odivelas e Loures: 35,3ºC
Palmela: 35,2ºC

Última edição:
Referes-te a mais estações das que eu citei as máximas, nesta linha da Póvoa, ou a outras estações em outras zonas?

Até encontrei 40ºC no Lumiar ou 39ºC em Fazendas de Almeirim, por exemplo. Não serão mais suspeitas do que uma estação no fundo de um vale e do lado da encosta soalheira?
Essa estação já em Abril foi aos 35,6ºC. Este ano a rajada máxima foi de 32,7km/h, o que também é suspeito. Mesmo para uma zona abrigada. A estação pode é estar abrigada de mais. E aquecer...
Atenção que o que não faltam por aí são estações instaladas assim:

9c250c7b-14b4-4928-a215-a6484bbf546d.jpg

Aliás, nem é preciso ir mais longe, na rede do IPMA temos a estação de Lisboa Amoreiras, que já aqui vimos que a instalação não cumpre as normas, cuja Tmáx ontem foi 36,8ºC.
+2,7ºC que o Geofísico.

Última edição:
Boas!

Hoje de manhã por volta das 11h o carro já marcava 30ºC na zona de Tremês (Santarém). Por Rio Maior o calor está um pouco mais amenizado pela nortada que se faz sentir, estão agora 26,7ºC.

Este ano a rajada máxima foi de 32,7km/h, o que também é suspeito. Mesmo para uma zona abrigada. A estação pode é estar abrigada de mais. E aquecer...
Pode ser, mas as temperaturas costumam bater certo com o que meço ao passar pela zona, e faço-o frequentemente. Aliás, basta comparar com as estações situadas sobre as colinas a Leste, a diferença entre as zonas é sensível, descer lá abaixo a Vialonga/Morgado é quase sempre sinal de ir apanhar mais calor.
No entanto uma coisa é certa, não consigo encontrar no terreno a estação, porque a localização pelas coordenadas não deve estar correcta, a começar pela própria altitude indicada (137m) que nada tem a ver com a altitude real naquela área, e até as coordenadas remetem para uma posição que nem sequer é a assinalada no mapa WU.
Quanto aos valores do vento, lá em baixo é mesmo assim, está sempre menos vento do que nas outras áreas à volta mais elevadas, ou seja nunca suspeitei de uma instalação incorrecta apenas por observação dos registos. Ainda tenho esperança de um dia encontrar a estação e tirar as dúvidas... ;)

Pode ser, mas as temperaturas costumam bater certo com o que meço ao passar pela zona, e faço-o frequentemente. Aliás, basta comparar com as estações situadas sobre as colinas a Leste, a diferença entre as zonas é sensível, descer lá abaixo a Vialonga/Morgado é quase sempre sinal de ir apanhar mais calor.
No entanto uma coisa é certa, não consigo encontrar no terreno a estação, porque a localização pelas coordenadas não deve estar correcta, a começar pela própria altitude indicada (137m) que nada tem a ver com a altitude real naquela área, e até as coordenadas remetem para uma posição que nem sequer é a assinalada no mapa WU.
Quanto aos valores do vento, lá em baixo é mesmo assim, está sempre menos vento do que nas outras áreas à volta mais elevadas, ou seja nunca suspeitei de uma instalação incorrecta apenas por observação dos registos. Ainda tenho esperança de um dia encontrar a estação e tirar as dúvidas... ;)
Eu diria que a estação está aqui. Ou pelo menos dentro de um terraço. E porquê?
A estação tem normalmente a máxima às 16h45, e em alguns dias dá perfeitamente para perceber que a estação está ao sol e a essa hora passa a estar à sombra. (Quebra na temperatura).
Por exemplo, dia 26/04 as máximas na região de Lisboa foram às 18h, mas essa estação foi a única que registou a máxima antes.
Outras estações nesse dia na zona: