Seguimento Litoral Centro - Maio 2009

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Outra coisa porque é que eu preciso de um RS:huh: se onde eu pus o aparelho agora ele não apanha sol, está bem arejado e está sempre á sombra.

A temperatura está estagnada, nos 24,3ºC actualmente, sendo que a humidade se encontra nos 33%. O céu continua limpo e o vento sopra moderado, de ONO (292º), nos 16,2 km/h actualmente.

Pressão a 1021 hPa e ponto de orvalho nos 6,9ºC

Vou descendo ao ritmo de -2,0ºC/h, e neste momento sigo com 22,4ºC. A humidade sobe, estando nos 41%

Vento moderado de ONO (292º), nos 14,0 km/h actualmente, e pressão a 1021 hPa

Ponto de Orvalho nos 8,3ºC

Outra coisa porque é que eu preciso de um RS:huh: se onde eu pus o aparelho agora ele não apanha sol, está bem arejado e está sempre á sombra.

Mesmo estando à sombra, os sensores sofrem sempre a incidência de radiação difusa, embora, muitas vezes, esta não seja perceptível.
Isso provoca inflações até bem perto dos 3 ºC, em determinados dias ou alturas do dia, dependendo isso da intensidade solar, resultante do mês em questão, e da quantidade e tipo de nebulosidade no céu.
Quanto maiores forem os níveis de radiação solar UV e maior percentagem de céu estiver coberto de nebulosidade, maiores serão as inflações sofridas.
Deste modo, nenhum sensor escapa à incidência desta radiação, que, em alguns casos, nomeadamente quando os sensores se encontram bem abrigados e arejados e o céu se encontra limpo não se manifesta, ou manifesta-se de forma muito ligeira, em cerca de 0,5 ºC, e, quando os sensores estão instalados com uma maior exposição à radiação solar, este é o principal problema, essa inflação pode chegar aos 3 ºC enunciados, principalmente quando o céu está muito nublado, pois as nuvens reflectem quase toda a radiação que nelas incide.
Muitas vezes, grande parte do problema nem está na exposição dos sensores à radiação solar difusa, mas sim nos objectos que o envolvem, como paredes brancas, ou outro tipo de material susceptível a reflectir radiação para a sua envolvência e a provocar um possível aquecimento dessa envolvência e dos objectos que o rodeiam com essa radiação.
Ainda assim, testa esse local onde colocaste hoje o sensor e vai vigiando as leituras que ele te permitir recolher.
Se se justificar, deves mesmo construir ou comprar um radiation shield para acabar com esse problema.

Eis que me encontro com 18,3ºC. A humidade sobe muito rapidamente, ao ritmo de +21%/h, e já se encontra nos 65%!

Pressão a 1021 hPa e vento a 17,6 km/h de N (360º)