Seguimento Litoral Centro - Maio 2011



Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Por Miranda do Corvo existiu durante cerca de 30 minutos um dilúvio autêntico.

Refiro-me a ter-se de parar o veículo porque não se conseguia ver mais do que 2 metros.

Também caiu saraiva do tamanho de uma moeda de 1 Euro.
 

rafaeljona

Cumulus
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
167
Local
Torres Vedras
Boas tardes pessoal.
Pelas 15.30h, o panorama a sul de Coruche era este:


Seguiu-se vento muito forte, chuva torrencial, algum granizo do tamanho de berlindes, e alguns estragos e pequenas inundações.

Vi um parecido(ou o mesmo) quando via a trovoada a sul.
Isso passou mais a Sudeste onde estou e seguiu se uma valente trovoada com algum granizo e chuva muito forte.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Excelentes fotos pessoal!! Nuno, essa foto está :surprise:

Teoricamente quanto menor for a distância entre a nuvem e o solo, maior é a probabilidade de ocorrer uma descarga. Assim sendo, árvores baixas apresentam menor probabilidade de serem atingidas.
O melhor mesmo é manter distância de objectos e outras formações verticais e deitar no chão diminuindo ao mínimo a elevação em relação ao solo (altura).

Pois, fui para uma zona onde só predominavam árvores, tive de me abrigar de baixo de uma. Sabia que, se me abrigasse numa árvore alta teria mais probabilidades de ser atingido por um raio, se me abrigasse numa baixa, sentia-me um pouco desprotegido :D

Tenho a admitir que quando vi raios a uma distancia de menos de 1km de mim, e a célula a vir na minha direcção que comecei a temer... :p

Aqui ficam alguns raios que consegui registar :thumbsup:

raio1.jpg
[/URL]



 

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
952
Local
Amora (Seixal)
Excelentes fotos pessoal!! :surprise:



Pois, fui para uma zona onde só predominavam árvores, tive de me abrigar de baixo de uma. Sabia que, se me abrigasse numa árvore alta teria mais probabilidades de ser atingido por um raio, se me abrigasse numa baixa, sentia-me um pouco desprotegido :D

Tenho a admitir que quando vi raios a uma distancia de menos de 1km de mim, e a célula a vir na minha direcção que comecei a temer... :p

Aqui ficam alguns raios que consegui registar :thumbsup:

raio1.jpg
[/URL]




Valeu o 'risco'!! ;)
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Valeu o 'risco'!! ;)

Poderia ter valido mais, pois eles andavam ali de cima de mim e muitos deles caíram para onde não tinha a máquina a filmar...

É sempre a mesma coisa...:angry:

Neste momento o céu está com poucas nuvens e o sol a aquecer o solo :D