Seguimento Litoral Centro - Maio 2011

Pixie

Cumulus
Registo
15 Abr 2010
Mensagens
122
Local
Lisboa
Que belas fotos!
Andei a ter o meu baptismo de condução (pós carta) à trovoada, e a coisa estava mesmo preta.
Parabéns a todos pelas fotos, mais uma vez!!!:surprise:
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boas tardes pessoal.
Pelas 15.30h, o panorama a sul de Coruche era este:


Seguiu-se vento muito forte, chuva torrencial, algum granizo do tamanho de berlindes, e alguns estragos e pequenas inundações.


Excelente foto panorâmica, interceptámos essa shelf cloud entre Coruche e Couço se não estou em erro, atrás dela caiu um dilúvio (deves ter reparado no tom esverdeado do céu), e provavelmente ocorreu um pequeno downdraft no início da chuva torrencial.


Noutro sector da célula antes dessa estrutura e algum tempo antes

73106801.jpg


O dilúvio que alagou as estradas por detrás dessa shelf que fotografaste, obrigando a parar nas bermas tal a quantidade de água que caia.

26063377.jpg



Aparentemente um pequeno downburst que meio-tombou uma dúzia de postes ao longo da estrada

30338343.jpg



Chaser sofre ....

40166087.jpg




Reportagem completa daqui a uns dias.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
:lmao::lmao: Eu estava exactamente como esse chaser a filmar a trovoada daqui, mas estava debaixo de uma árvore...:unsure: Estava tal e qual, de guarda chuva com o tripé :D

Sigo com 18.7ºC.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Olá

Foi uma tarde de Sábado também interessante por aqui, chuva forte acompanhada de trovoada de intensidade variável, aliás eram cerca das 10h da manhã e ouviam-se alguns trovões à distância; após um intervalo de várias horas, perto das 16h, um varrimento intenso e comum a vários locais já aqui exemplificados.
Deixo 2 registos, a qualidade é de telemóvel mas dá para ver.

Uma pequena panorâmica instantes antes do evento junto à urbanização do Infantado (Loures) (LoureShopping):

Infantado-LouresShoping28Mai11.png


... e um pequeno vídeo que fiz enquanto esperava poder sair do carro para entrar em casa! :p

 
Editado por um moderador:

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Uma pequena panorâmica instantes antes do evento junto à urbanização do Infantado (Loures) (LoureShoping):

Infantado-LouresShoping28Mai11.png

Boa foto José!

A mesma célula, vista do alto da Serra da Amoreira:

semttulo2wr.jpg


Caudal da ribeira de Odivelas, após o forte aguaceiro da tarde.



Acabei o dia com 20mm acumulados.
O mês de Maio segue com 62mm.
 
Editado por um moderador:

Lousano

Cumulonimbus
Registo
12 Out 2008
Mensagens
3,635
Local
Lousã/Casais do Baleal
Na última hora, 15.3 mm na estação da Lousã do INM, aqui por Poiares choveu forte mas só durante uns 10 m, o pior acho que foi mesmo por Miranda do Corvo e Lousã.

A minha estação "apenas" registou 7,4mm e está perto do centro da Lousã (a do IM é a cerca de 4 km para interior).

Foram situações muito localizadas, mas dia 27 a minha estação registou 10,2mm numa trovoada, mas não pode minimamente ser comparada à bátega que aconteceu em Miranda do Corvo.

O resultado foi apenas pequenas inundações em Miranda do Corvo e assim vemos as localidades que estão mais ou menos preparadas para umas chuvas mais fortes. :thumbsup:
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Bons dias!

Só hoje consegui reunir todas as fotos do dia de ontem, nada de especial comparado com as vossas, apenas um céu bastante negro.

dsc08040g.jpg


dsc08042o.jpg


dsc08043g.jpg


dsc08044jc.jpg


dsc08050s.jpg


dsc08054oh.jpg


snc00683dyk.jpg


dsc08052ji.jpg


dsc08053w.jpg


snc00682.jpg



Mais cedo, quando eu nem pensava que ia haver uma festa destas, coloquei a webcam a gravar para fazer um time-lapse. Com a visita da célula até ficou mais animado. É o meu primeiro time-lapse tornado público:

[ame="http://www.youtube.com/watch?v=dC-N5XFwAww"]YouTube - ‪Weather Time-Lapse Loures‬‏[/ame]