Seguimento Litoral Centro - Maio 2011

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Subi à serra da Amoreira (315m), Odivelas, para ver a célula que estava na margem sul.
Nem 5 minutos passaram para que sobre mim desabasse o céu.

Relâmpagos e mais relâmpagos (mas sem se ouvir o trovão), e muita, muita chuva.
Tive de literalmente cavar dali.

Meti-me no carro e desci a serra, quase parado porque não se via absolutamente nada, tal era a quantidade de chuva.
Durante 1-2minutos ainda apanhei granizo.

As ruas pela serra abaixo estavam neste estado:

dsc06765v.jpg



Já no sopé da serra, na Ponte da Bica, a estrada estava assim:

dsc06785o.jpg


Era incrível a água que corria para o leito da ribeira de Caneças.

No centro de Odivelas, a ribeira corria assim (às 15:50):

dsc06793z.jpg



À saída da cidade, junto aos bombeiros, a ribeira transformada num rio:

dsc06801u.jpg



O radar a confirmar aquilo que dizia: A região nordeste do concelho foi a mais afectada. Felizmente que é a região alta.

semttulo5j.jpg


Na Arroja, onde moro, "apenas" 19mm.
 


rafaeljona

Cumulus
Registo
5 Dez 2010
Mensagens
167
Local
Torres Vedras
A trovoada parou, mas ás uns 30 minutos atras foi um autentico bonbardeamento aqui em Torres com trovoes e um som muito estranho parecendo estarem a partir lenha.
Agora chove fraco a moderado.
Acumulação: 22 mm mas a estação do IM aqui de Torres marca 0 mm:confused:
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Em Paço de Arcos excelente 1h/1h30 de trovoada e chuva moderada/forte..Sendo que durante 5 min caiu um diluvio impressionante.

Continua a festa,nesta Primavera fantástica em termos de calor/instabilidade/trovoada. Poucas primaveras são assim...
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Em Paço de Arcos excelente 1h/1h30 de trovoada e chuva moderada/forte..Sendo que durante 5 min caiu um diluvio impressionante.

Continua a festa,nesta Primavera fantástica em termos de calor/instabilidade/trovoada. Poucas primaveras são assim...

Exactamente isso não significa que não tenhamos tido meses de Maio muito mais chuvosos em Lisboa como foi por exemplo de 2009.Alias não esquecer que a media para Lisboa é de 52 mm e este mês esse valor pode nem sequer ser antigido.
Agora claro tem sido uma primavera sem duvida interssante com fenomenos de trovoadas como á muito não se via.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
que bela trovoada que há pouco eu assisti, tinha uma cor verde, fazia muitos relâmpagos e trovões e tinha também uma enorme wall cloud mas acabou por passar mais a oeste, tavez em coruche, mas digo-vos o aspecto dela era terrivel:eek:, aqui só choveu 3.5mm:rain:.
 

NfrG

Cumulus
Registo
3 Out 2010
Mensagens
269
Local
Amadora
1h e 30min de muita chuva, trovões constantes e muito fortes mas não me apercebi de nenhum tornado cloud9 :confused:

Por agora, tudo muito mais calmo.
 

cloud9

Cirrus
Registo
13 Set 2007
Mensagens
56
Local
Lisboa


Muito sinceramente acho que foi um tornado de fraca intensidade.
Aquilo que vi foi semelhante ao tornado urbano de Nova Iorque, chovia imenso mas do nada deixei de ver, apenas via uma rotação da água mas como um nevoeiro cerrado. A força era tal que foram necessarias duas pessoas a fazer força para a porta da loja onde trabalho nao abrir. Confirmei com a vizinhança e todos me dizem que viram um "mini-tornado". Foi tudo muito rápido, talvez tenha durado uns 20s, não consegui filmar porque era impossivel o fazer.
Gostava que as pessoas mais entendidas de meteorologia deste forum conseguisem confirmar se de facto foi um tornado.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
que bela trovoada que há pouco eu assisti, tinha uma cor verde, fazia muitos relâmpagos e trovões e tinha também uma enorme wall cloud mas acabou por passar mais a oeste, tavez em coruche, mas digo-vos o aspecto dela era terrivel:eek:, aqui só choveu 3.5mm:rain:.

Verdade verdadadinha, estava mesmo receoso dessa nuvem, pois quando ela passou por aqui levantou-se um grande vendaval e ja quase temia o pior (formação de algum tornado mesmo por aqui:eek:)
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Exactamente isso não significa que não tenhamos tido meses de Maio muito mais chuvosos em Lisboa como foi por exemplo de 2009.Alias não esquecer que a media para Lisboa é de 52 mm e este mês esse valor pode nem sequer ser antigido.
Agora claro tem sido uma primavera sem duvida interssante com fenomenos de trovoadas como á muito não se via.

Sim,Maios mais chuvosos nos ultimos anos houve,mas nem foram assim tantos. Agora trovoada e dias com chuva forte aqui e ali este ano tem sido mais de 1/3 dos dias da Primavera! Se não é aqui,é em Lisboa,se não é em LIsboa é no interior. :thumbsup:



Por aqui agora já não chove,e temperatura bem mais baixa depois da chuvada.
No satélite ve-se a magnifica célula que se formou com grande rapidez na zona de Grande Lisboa/Margem Sul/Zona Oeste..
 

Dead Cowboy

Cirrus
Registo
18 Mai 2011
Mensagens
55
Local
Seixal / Monte de Caparica (Almada)
Olá a todos,
Já sou um frequentador "anónimo" do forum há alguns meses, mas decidi registar-me para dar um relato qualitativo aqui da zona baixa de Algés (concelho de Oeiras), um sítio anteriormente muito conhecido (tal como o Dafundo) pelas cheias que nos afectavam sempre que chovia um pouco mais forte em alturas de maré cheia. No entanto, esta é uma zona onde é raro haver DEA's (talvez por haver elevações a quase toda a volta, e o rio a Sul).

Não tendo dados de uma estação meteorológica, fica um breve relato deste início de tarde. Por volta das 15:00 uma enorme escuridão começa a abater-se por aqui, vinda de SE, com vários trovões audiveis à distância (o mais próximo, talvez a 800-1000 metros daqui, podem ver no mapa de DEA's do IM). Muitos minutos com chuva torrencial mas que felizmente não levaram a problemas de maior por aqui. Só é pena que tenha lavado o carro ontem.

Por agora o tempo parece querer clarear, deveremos ter algum descanso pelas últimas imagens de satélite.

Cumprimentos a todos.