Seguimento Litoral Centro - Maio 2015

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
E ontem ( Domingo ) lá fui ver a dita prova de todo o terreno no Bairro - Alenquer, como já esperava, calor, o que vale é que era num cabeço e soprava uma aragem relativamente fresca, como acabou cedo, quase pelas 17:00h vá-se lá saber porquê :lol:, eu rumei a serra de Montejunto a aproveitar a calmaria,
depois de começar a andar a temperatura rondava os 30 - 32º, mas á medida que fui subindo começou a descer como esperado, mas não muito, no cimo estava uns 22 - 23º e vento, tinha guardado o anemómetro e ainda acelerou,

desta vez apenas levei a compacta, mas a paisagem pede uma nova ida e com uma máquina como deve ser, e o tripé,

no topo junto a floresta de antenas,

17791425132_a6313c9749_o.jpg


as radiações electromagnéticas são tão fortes que o comando do alarme não funcionou,:scared:

17606359568_577ae28132_o.jpg


17171667224_829c7b12f3_o.jpg


nesta área, aqui registei 41 km/h e 23,5º,

17606628440_aa9b950332_o.jpg

17607906649_853519debe_o.jpg


como não se podia passar, fui a pé até a zona militar e bati o record do dia, 51,9 km/h e a temperatura a descer para os 21,5º e eu a começar a sentir o efeito windchill nos braços :lol:, pois estava de manga curta, mas tinha ido prevenido,
o local onde senti mais o vento,

17171666484_fa39630805_o.jpg


alguns pormenores,

17607905999_463457833a_o.jpg

17610058699_78979ed721_o.jpg


uma tentativa de fotografar Óbidos, mas sem material decente não há milagres, alias via-se Berlengas, com uma névoa a lagoa e São Martinho, e tudo o que a vista pode alcançar a volta,

17767880136_6472c0a069_o.jpg


e uma promessa de lá voltar, mas com equipamento um pouco melhor.
 


Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Cheira imenso a fumo no Cacém, alguém sabe se houve algum incêndio esta tarde?
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas noites,

Confirmou-se a minima tropical, dia bastante quente o de ontem, Domingo.

Gd7i0VJ.jpg


Agora, bastante calor devido ao vento moderado de leste.

o4TMlBC.jpg



A nortada de terça-feira, promete, vendaval daqueles.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Cascais, segue nos 22 graus e vento fraco.
Em Alcabideche, durante a madrugada a minima caiu para os 19,9ºC, este valor vai ser batido, a nortada está mesmo aí, venha ela.
________________________________________________________________

Bela máxima ontem em Valdonas,Tomar.
Amplitude notavel, embora normal para o local em questão, tanto os extremos da temperatura como da humidade mostram logo que se trata um local de inversão, intensa, diga-se.

É de recordar que ano passado esta mesma estação registou 44ºC.

TO79mkV.jpg
 
Última edição:

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Cascais, segue nos 22 graus e vento fraco.
Em Alcabideche, durante a madrugada a minima caiu para os 19,9ºC, este valor vai ser batido, a nortada está mesmo aí, venha ela.
________________________________________________________________

Bela máxima ontem em Valdonas,Tomar.
Amplitude notavel, embora normal para o local em questão, tanto os extremos da temperatura como da humidade mostram logo que se trata um local de inversão, intensa, diga-se.

É de recordar que ano passado esta mesma estação registou 44ºC.

TO79mkV.jpg

Bom dia Jonas_87!
Ontem fui ver os meus pais a Tomar e confirmo que esteve realmente muito calor em Tomar, mais do que em Ponte de Sôr onde resido actualmente.
Registos de temperatura do termómetro do carro (que até é bastante fiável):
- 12h45m = +31,5ºC (localidade: Portela, a Sul de Tomar na estrada que dá acesso à barragem de Castelo de Bode);
- 14h45m = +34ºC (localidade: Portela);
- 15h45m = +35ºC (baixa da cidade);
- 16h45m = +35,5ºC (em Valdonas).
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bom dia Jonas_87!
Ontem fui ver os meus pais a Tomar e confirmo que esteve realmente muito calor em Tomar, mais do que em Ponte de Sôr onde resido actualmente.
Registos de temperatura do termómetro do carro (que até é bastante fiável):
- 12h45m = +31,5ºC (localidade: Portela, a Sul de Tomar na estrada que dá acesso à barragem de Castelo de Bode);
- 14h45m = +34ºC (localidade: Portela);
- 15h45m = +35ºC (baixa da cidade);
- 16h45m = +35,5ºC (em Valdonas).

Boas Thomar,

Relato interessante, confirma a brasa que esteve na zona, felizmente as noites são sempre frescas.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Boas Thomar,

Relato interessante, confirma a brasa que esteve na zona, felizmente as noites são sempre frescas.
Faltou acrescentar uns dados. Na A23, ao final da tarde quando passamos ao lado de Montalvo (perto de Rio de Moinhos a poucos Km's de Abrantes) o carro registou +36ºC (local bem quente, até um colega aqui do fórum tem lá uma estação disponível no wunderground) isto cerca das 17H15m e em Abrantes, na parte alta da cidade cerca das 17h25m marcava +34,5ºC e junto ao rio tejo à entrada da ponte para o Rossio ao Sul do Tejo, marcava +33,5ºC.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas tardes

O dia de ontem aqui em Carcavelos não chegou a ser notícia pelas temperaturas: 29,8ºC e 29,9ºC :lol:, pelas 17h.
O vento aumentou um pouco mas não atingiu força de modo a poder chamar-se de nortada. A noite foi calma depois do poente com muitos cirrus a bloquearem a visão do ocaso. Havia sundogs e um esboço de halo, pouco marcados..

Esta madrugada as mínimas foram completamente discrepantes nas duas estações, 17,2ºC e 22,1ºC, pouco depois das 7h, o que me faz duvidar das condições de instalação das estações, uma pecando por excesso (a segunda pode estar por exemplo rodeada de paredes que receberam insolação todo o dia e emitiram o calor durante a noite) a outra talvez por defeito mas pouco. As humidades relativas subiram até aos 81% e 64% na mesma altura em que se registavam as temperaturas mínimas.

Hoje está muita neblina que oculta a península de Setúbal. Céu com cirrus abundantes e vento instável de nor-noroeste, de fraco a moderado com súbitas rajadas que levantam nuvens de pó e até já quase produziram pequenos dust devils, remoinhos de poeira. Mar calmo apenas arrepiado pelo vento.


no topo junto a floresta de antenas,

:thumbsup::thumbsup: espectáculo! Boa reportagem desde o cimo "mítico" de Montejunto! Mesmo com a visibilidade não sendo das melhores o panorama é sempre inspirador. Julgo que não se veria Sintra devido à bruma e neblina costeira e ao contra-luz, mas para os outros quadrantes a paisagem ficou uma beleza com Aire e Candeeiros a destacarem-se.