Bom dia a todos! O radar está com um aspecto violento para o litoral centro... a que horas chega a borrasca? Os meus pais estão em viagem de Lisboa para cá...
Olhando para o histórico/movimento das células/frente nas imagens de radar dinâmico diria que a partir das 10h30m deverá ocorrer precipitação em Lisboa, mas quanto à ocorrência de borrasca ou não, só mais em cima da hora (nowcasting) é que poderemos saber.
Está a ficar interessante a mancha a sudoeste, nota-se algumas células a ganhar tonalidades avermelhadas.
Ontem o acumulado em Caneças ficou-se pelos 5,4mm. O mês segue com 97,5mm. A caminho dos 100mm! Entretanto fui ver o histórico da estação do INAG para o mês de Maio, para ver se de alguma forma este mês poderia entrar na lista dos recordes. Mas ainda está muito longe... Na década de 90 tivemos 3 Maios muito chuvosos aqui: 1996: 240,3mm 1994: 173,1mm 1993: 132,1mm
qual o meu espanto a olhar para o radar e a ver aquilo e ainda por cima vem com descargas, vou já para um spot mais alto
Eu bem me parecia que tinha ouvido qualquer coisa, mas como há obras e máquinas aqui a trabalhar, não associei. Estão já bastante perto as células de sudoeste, os ecos têm passado pelo vermelho e laranja. A principal vai para a serra de Sintra! Essa foi a positiva, entretanto já houve outra de 100 kAmp e deve ter sido esta que eu senti. Tracem o andamento daquela célula:
Muito obrigado! Vão sair agora de Carnaxide, por isso devem apanhar essa linha de instabilidade no caminho.
Agora mesmo, céu a ficar pesado e horizonte negro! Oeste 9h57 (8:57 utc) WSW 9h57 (um pouco tortas, peço desculpa... ) Começa a chuviscar.