Seguimento Litoral Centro - Maio 2016



Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bom dia a todos! O radar está com um aspecto violento para o litoral centro... a que horas chega a borrasca? Os meus pais estão em viagem de Lisboa para cá...
Olhando para o histórico/movimento das células/frente nas imagens de radar dinâmico diria que a partir das 10h30m deverá ocorrer precipitação em Lisboa, mas quanto à ocorrência de borrasca ou não, só mais em cima da hora (nowcasting) é que poderemos saber.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ontem o acumulado em Caneças ficou-se pelos 5,4mm. O mês segue com 97,5mm. A caminho dos 100mm! :D

Entretanto fui ver o histórico da estação do INAG para o mês de Maio, para ver se de alguma forma este mês poderia entrar na lista dos recordes. Mas ainda está muito longe...
Na década de 90 tivemos 3 Maios muito chuvosos aqui:
1996: 240,3mm
1994: 173,1mm
1993: 132,1mm
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,311
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Houve uma DEA de 162 kAMP a SO de Cascais, isto em terra assustava muita e boa gente.

Eu bem me parecia que tinha ouvido qualquer coisa, mas como há obras e máquinas aqui a trabalhar, não associei.

Estão já bastante perto as células de sudoeste, os ecos têm passado pelo vermelho e laranja. A principal vai para a serra de Sintra!

Essa foi a positiva, entretanto já houve outra de 100 kAmp e deve ter sido esta que eu senti.
6687LMc.gif


Tracem o andamento daquela célula:
Hw7bn94.jpg

Rj9iNcU.jpg

Vdmtum6.jpg
 
Última edição:

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Olhando para o histórico/movimento das células/frente nas imagens de radar dinâmico diria que a partir das 10h30m deverá ocorrer precipitação em Lisboa, mas quanto à ocorrência de borrasca ou não, só mais em cima da hora (nowcasting) é que poderemos saber.
Muito obrigado! Vão sair agora de Carnaxide, por isso devem apanhar essa linha de instabilidade no caminho.
 

AMFC

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2012
Mensagens
600
Local
Queijas/Oeiras
Eu bem me parecia que tinha ouvido qualquer coisa, mas como há obras e máquinas aqui a trabalhar, não associei.

Estão já bastante perto as células de sudoeste, os ecos têm passado pelo vermelho e laranja. A principal vai para a serra de Sintra!

StormRic continua atento, as tuas reportagens fotográficas são uma grande mais valia :D