Seguimento Litoral Centro - Maio 2016

Bom dia a todos! O radar está com um aspecto violento para o litoral centro... a que horas chega a borrasca? Os meus pais estão em viagem de Lisboa para cá...
Olhando para o histórico/movimento das células/frente nas imagens de radar dinâmico diria que a partir das 10h30m deverá ocorrer precipitação em Lisboa, mas quanto à ocorrência de borrasca ou não, só mais em cima da hora (nowcasting) é que poderemos saber.

Ontem o acumulado em Caneças ficou-se pelos 5,4mm. O mês segue com 97,5mm. A caminho dos 100mm! :D

Entretanto fui ver o histórico da estação do INAG para o mês de Maio, para ver se de alguma forma este mês poderia entrar na lista dos recordes. Mas ainda está muito longe...
Na década de 90 tivemos 3 Maios muito chuvosos aqui:
1996: 240,3mm
1994: 173,1mm
1993: 132,1mm

Houve uma DEA de 162 kAMP a SO de Cascais, isto em terra assustava muita e boa gente.

Eu bem me parecia que tinha ouvido qualquer coisa, mas como há obras e máquinas aqui a trabalhar, não associei.

Estão já bastante perto as células de sudoeste, os ecos têm passado pelo vermelho e laranja. A principal vai para a serra de Sintra!

Essa foi a positiva, entretanto já houve outra de 100 kAmp e deve ter sido esta que eu senti.
6687LMc.gif

Tracem o andamento daquela célula:
Hw7bn94.jpg

Rj9iNcU.jpg

Vdmtum6.jpg

Última edição:
Olhando para o histórico/movimento das células/frente nas imagens de radar dinâmico diria que a partir das 10h30m deverá ocorrer precipitação em Lisboa, mas quanto à ocorrência de borrasca ou não, só mais em cima da hora (nowcasting) é que poderemos saber.
Muito obrigado! Vão sair agora de Carnaxide, por isso devem apanhar essa linha de instabilidade no caminho.

Eu bem me parecia que tinha ouvido qualquer coisa, mas como há obras e máquinas aqui a trabalhar, não associei.

Estão já bastante perto as células de sudoeste, os ecos têm passado pelo vermelho e laranja. A principal vai para a serra de Sintra!

StormRic continua atento, as tuas reportagens fotográficas são uma grande mais valia :D