Seguimento Litoral Centro - Maio 2016



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,302
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Nortada com rajadas fortes espaçadas. O efeito nota-se no mar, mas apenas a algumas centenas de metros da costa.

Esta foto mostra como é importante para a praia de Carcavelos a existência da chamada Mata dos Ingleses, uma das últimas áreas florestadas de todo o litoral de Oeiras a Cascais, a última mesmo a chegar tão perto da costa. Corta o vento que de outro modo iria muito mais frequentemente afectar a praia e as actividades dos desportos de ondas que são emblemáticos de Carcavelos, o pólo mais importante do surf desta costa.

Veja-se a zona onde começa o efeito da nortada na água:
8mqXubK.jpg


Devido ao plano de reordenamento da zona, está prevista a destruição de grande parte desta mata e a construção no seu lugar de numerosos edifícios que vão criar canais de vento de efeito ainda imprevisível. Aos protestos não só pela destruição de mais árvores e empobrecimento do coberto vegetal e habitats, degradação da qualidade do ar, aumento da poluição e ruído para os moradores locais, efeitos na drenagem das águas superficiais, junta-se o protesto de todos os utilizadores da praia, desportistas e escolas de surf pela perspectva de alteração das condições naturais que fazem de Carcavelos uma das mais famosas praias de desportos de ondas, do país e do mundo.
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Máxima de 22,5ºC
Mínima de 12,5ºC

Nortada continua forte. Sempre que passo na estação de Queluz parece que vou voar, aquela zona deve ter uma rara corrente forte, provavelmente vinda de Monte Abraão, até tive de fazer força para andar...

Rajada de 56 km/h, pressão atingiu os 1024 hPa

Amanhã será dia de Verão.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boa noite, o dia hoje foi quente mas com algum vento pela zona de Entrecampos, do edíficio onde trabalho todos os dias vejo o capacete na Serra de Sintra, é impressionante o micro clima daquela serra. Noite tranquila sem vento e céu limpo, amanhã avizinha-se um dia bastante quente a cheirar a verão para depois voltar a descer acentuadamente no Sábado.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bom dia,

O capacete foi-se devido ao enfraquecimento/desaparecimento da nortada, o vento de leste também assim o ajuda.
A temperatura vai nos 18,5ºC.
Não espero grande máxima para aqui, agora no interior vai aquecer e bem, certamente que a máxima actual da rede IPMA deste ano (32,9ºC) vai ser batida.



8:59 Peninha:
Um interregno no vendaval e humidade.
1Pk92Cv.jpg
 
Última edição: