Seguimento Litoral Centro - Maio 2016

É este o actual cenário em Sintra.
Horrível.

HZPIHnV.jpg

DmuBTdO.jpg

GoPnNkL.jpg

Não tenho nevoeiro por aqui, mas vejo-o a pairar na serra.
Por volta das 20:20 fiz a viagem habitual Cascais-Alcabideche, a temperatura caiu 7ºC!
Estavam 23ºC em Cascais e 16ºC em Alcabideche, o vento passou de nulo para moderado a forte com rajadas.
Extemos térmicos: 14,6ºC / 28,5ºC.

Capacete às 20:45:

28rkcFq.jpg

ywwlw1A.jpg

HxHErC9.jpg

Ta00xUA.jpg

PS: Instrumento artesanal indicar o rumo do vento, desta feita, rumo E/NE, eram 12:20.
Apesar de estar muito danificado da nortada dos ultimos anos, dá um jeito tremendo para ver a direcção do vento, fica a 10 metros da minha janela, no quintal do vizinho.

Rhpu6Uh.jpg

Temperatura a descer depressa, humidade a subir, 19,4ºC com 72%.

Pressão quase estável, 1016,8 hPa, ligeira subida pelo início da passagem da pequena crista de altas pressões antes da entrada do vale depressionário pouco marcado.

Capacete às 20:45:

:w00t: que espectáculo!! A subsidência da crista anticiclónica ainda misturada com o resto da nortada e do capacete. Eu devia ter ido à serra... :facepalm:

Temperatura a descer depressa, humidade a subir, 19,4ºC com 72%.

Pressão quase estável, 1016,8 hPa, ligeira subida pelo início da passagem da pequena crista de altas pressões antes da entrada do vale depressionário pouco marcado.

:w00t: que espectáculo!! A subsidência da crista anticiclónica ainda misturada com o resto da nortada e do capacete. Eu devia ter ido à serra... :facepalm:

Tem sido uma sequencia interessante de dias com capacete, e hoje nem imaginava possivel formar-se, impressionante.
Por vezes penso que aquelas placas que estão espalhadas pela serra que dizem qualquer coisa como " atenção/cuidado condições meteorológicas extremas" têm algum fundo de verdade, ainda que exagerada a mensagem. Anteontem, por exemplo,o capacete formou-se em apenas 1 hora, o vento certamente que duplicou de intensidade, a visibilidade fica logo reduzida, o piso fica húmido, molhado, a temperatura cai num ápice, mesmo no verão isto acontece n de vezes, a mudança das condições atmosféricas é tão rápida, simplesmente notável para uma serra com pouca expressão em termos de altitude, mas com micro-clima único.

Máxima do ano 33,9ºC

Dia já extremamente quente... agora estão 17,6ºC

Grande quebra de temperatura. Aqui está precisamente a mesma temperatura, 17,6ºC.

79%
1017,2 hPa

Um luar quase cheio magnífico e a atmosfera mais transparente, Saturno, Marte e Júpiter com grande brilho. Alguns farrapos quase imóveis do que parecem ser nuvens médias ou altas.

Daqui a pouco tiro uma foto quando subirem mais.