Seguimento Litoral Centro - Maio 2020

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Aguaceiros fracos sucedem-se nesta manhã... 4,6 mm acumulados até ao momento. :rain:
Entretanto parece que as regiões a Sul do Tejo poderão ser regadas ao final da tarde. Aquela mancha de nuvens a sudoeste dirige-se para nordeste.
Veremos o que acontece! :viva: :pray:
HMwQ1Pd.png
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Tem sido uma noite de chuva em Peniche. Aguaceiros fortes toda a noite!
Tive o dono leve... Acho que deu por todos os aguaceiros.

O dia começa com chuva muito forte.

A condizer com o dia... Triste, e para um povo triste...

Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk

Parece que abriram as comportas do céu! Nem parece chuva parecem baldes de água contra as janelas!

Acabei de ouvir o que me pareceu ser um ronco forte. Não posso garantir que verá mas parecia. Em não haja registo de descargas perto de Peniche...

Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk

Boa tarde

Peniche esteve realmente no caminho de uma sucessão de aglomerados de células com ecos fortes, em movimento geral de SW para NE.
Exemplo às 7h20 (hora local):
xw0b9uy.jpg


O facto de praticamente não haver actividade eléctrica penso que se deve à limitada extensão vertical das células, os ecos não ultrapassam os 7-8 Km.
O que também se pode observar na imagem de satélite, pela ausência de topos muito frios:
k0GngSf.jpg


As células vêm do oceano com ecos relativamente modestos mas intensificam-se ao chegarem à costa e à medida que progridem para o interior:
MPWvz0v.jpg


Entretanto o núcleo depressionário satélite da depressão principal toma agora o protagonismo e manda-nos uma nova frente oclusa. O aspecto de satélite é bonito:
1PS9jYI.jpg
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
As células vêm do oceano com ecos relativamente modestos mas intensificam-se ao chegarem à costa e à medida que progridem para o interior:
Exato... E isso também é refletido nos acumulados no momento. Enquanto mais para o Interior temos imensa instabilidade, com 10 mm ou mais, por aqui continuo com 5,3 mm. :angry:

A ver se a frente oclusa deixa alguma precipitação... :rain:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O aspecto das células depois da entrada em terra:

Vista ONO, Cumulus congestus ou Cumulonimbus calvus (sem desenvolvimento de bigorna):
20200511_125957
38rZBuB.jpg


Vista ENE, nota-se o início da formação de nuvens Pileus (ao centro e à direita), resultado do encontro do topo em crescimento da nuvem convectiva com uma camada estável:
20200511_131842
oijpIx7.jpg


Aguaceiro em aproximação sobre os montes (alt. 300 m), a cortina cinzenta oblitera completamente a vista para trás da célula, as células são relativamente largas e de base baixa:
20200511_131808
F09PILO.jpg


O vento tem aumentado e sopra forte com rajadas à passagem das células.
 

Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,218
Local
Venda Nova (Amadora)
Exato... E isso também é refletido nos acumulados no momento. Enquanto mais para o Interior temos imensa instabilidade, com 10 mm ou mais, por aqui continuo com 5,3 mm. :angry:

A ver se a frente oclusa deixa alguma precipitação... :rain:

Amigo Charneca, é a lotaria dos aguaceiros a funcionar! :p Também vivo relativamente perto do mar, menos de 10 km, e hoje tem sido um festival de células aqui a passar por cima a deixar bons acumulados...
Mas por acaso tenho notado uma reactivação dos ecos assim que passam a zona de Sintra em direcção a Lisboa!
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A ver se a frente oclusa deixa alguma precipitação...

Talvez não, há ali muitas nuvens altas, a frente está em oclusão avançada e o IPMA só prevê para a região de Lisboa aguaceiros fracos até às 18h e depois já de madrugada. Talvez a frente nem chegue cá, fragmentando-se em aguaceiros fracos residuais.

50Q87MX.jpg


ZTNgV0p.jpg


Imagem do satélite Terra às 11:00 utc e 12:40 utc (passagem oriental e ocidental, respectivamente):
cRThS1D.jpg


Há vinte minutos, compósito de massas de ar:
fupCNse.jpg
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Entretanto caiu mais um aguaceiro por aqui. O acumulado subiu para os 5,6 mm.
A temperatura está, de momento, nos 16,9°C. :rain: :)