Seguimento Litoral Centro - Maio 2020

Boa Noite

Não choveu mais desde o meu último post, as células passaram todas ao lado. O acumulado mantém-se nos 7,2 mm e pelos vistos assim deverá ficar.
A tarde foi maioritariamente soalheira e agradável, mas ventosa.

Extremos de hoje:
Mínima:
14,3ºC
Máxima: 20,5ºC
Acumulado (até agora): 7,2 mm

T. Atual: 15,6ºC
HR: 81%
Vento: Nulo

As células têm um movimento para NNE, no caso das mais perto do litoral, mas para Norte nas células mais afastadas e portanto mais próximas do centro depressionário:

ekgQYWq.jpg

24BTSnE.jpg

Topo dos ecos nos 8-9 Km de altitude:
4143VXj.jpg

A análise sinóptica das 18h é estranha, embora de acordo com a hipótese de a frente oclusa se ter dissipado antes de atingir a costa, porque não tem correspondência com as imagens de radar ou de satélite (pelo menos eu não encontro ligação):
fyINCgx.jpg

Boa noite pessoal,

Hoje mais 5.3mm Já não deve faltar muito para voltar a chover, grão a grão

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Boa noite,
Por aqui o acumulado do dia de hoje foi de 5,6 mm, e não deverá chover mais nada até à meia-noite. É verdade que o acumulado de hoje está um pouco abaixo do previsto (é o normal em regime de aguaceiros, certas vezes), mas eleva o acumulado mensal para os 21,1 mm, o que é já superior a 50% da média mensal, e isto em apenas três dias do evento. Mais uns dias e terei a média feita (seria a primeira vez desde 2017 que isso acontece, caso aconteça). :rain:

Em relação a domingo, estes são os dados:

Charneca da Caparica
Máx: 18,9°C
Mín: 14,4°C
Prec: 7,9 mm

Corroios
Máx: 19,4°C
Mín: 14,8°C

Já hoje estes são os dados:

Charneca da Caparica
Máx: 19,2°C
Mín: 13,5°C
Prec: 5,6 mm
Rajada máxima: 40 km/h SO

Corroios
Máx: 19,4°C
Mín: 13,9°C

Agora estão 13,6°C e céu limpo. Não tarda nada deverão começar a vir os tão prometidos aguaceiros para esta madrugada. A ver se desta vez tenho sorte! :pray:

Dado o movimento das células, parece que a parte mais intensa vem diretamente para aqui. Logo veremos... :rain:

Por aqui, o céu de repente ficou nublado e estão 13,8°C. Não corre nem uma aragem lá fora... :uau:

Boa noite.
Encerrado o dia, deixo os dados.

Resumo diário
Segunda feira, 11 de Maio 2020
Vento Max: 43 km/h SW
Temperatura: 18.9°c | 14.4°c
Humidade: 98% | 74%
Pressão: 1009.6 hPa | 1004.1 hPa
Chuva: 10.4 mm Rate Max. 64.0 mm/hr

Sigo com 15.2ºc e 89%HR.

Por aqui chove fraco a moderado mas certinho há já algum tempo, e deverá continuar ainda durante algum tempo, vendo pelo radar. :rain: :viva:

Afinal a célula que iria supostamente entrar pela Margem Sul mudou supostamente de direção e está neste momento a entrar pela Margem Norte. Que bosta! :angry:

Vá lá que, ao roçar aqui na Charneca e na Costa da Caparica, ainda tenha acumulado 1 mm! :uau:

A Região Sul a apanhar com células potentes, enquanto as que se dirigiam para aqui entraram em fase de dissipação:

rfppj18.jpg

Note-se que não há imagens do radar de Coruche desde as 16:40, logo os ecos aqui da região de Lisboa são cruzados apenas de Arouca e Loulé. Por isso não é visível a reflectividade até ao nível do solo nestas regiões mais afastadas do radar.

Fica aqui o vídeo time-lapse da tarde, ilustrando a pausa de várias horas na precipitação, desde as 15h aproximadamente até à 1h de hoje.

Última edição:
Chuva torrencial em Sesimbra já há cerca de 30 min sem parar. Não me admiro em acumulados superiores a 10 mm só neste período. :rain:

EDIT: Pelo radar, é muito localizado onde estou, 3 ou 4 km ao lado nada chove. A célula parece estar algo estacionária. Agora alterna períodos de chuva moderada/forte.

ZOQkJHe.jpg

Última edição: