Seguimento Litoral Centro - Maio 2022



Younger Dryas

Nimbostratus
Registo
8 Nov 2019
Mensagens
957
Local
...
Caíram umas pingas tímidas em Sintra agora mesmo
Screenshot_20220520_164754.jpg
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Por aqui passou os 31ºC pelas 14h, desceu com a nortada mais moderada aos 24ºC, e está a voltar aos 30ºC com lestada...

IPMA deve ter uma das maiores falhas do ano com Setúbal, nem 31ºC... quanto mais 38ºC :lol:

Boa tarde.
O IPMA já não é de fiar......tinham como previsão 34ºC para Almada e acabou por ficar nos 30,2ºC, para não falar dos 38ºC previstos para Setúbal e que nem perto ficou. São previsões, eu sei, mas mesmo assim.
Não é fácil acertar quando temos um núcleo frio, pqueno, tão perto da costa. Uma simples rotação do vento para determinado quadrante leva a grandes oscilações na temperatura.
Também por isto, a sua proximidade, maior ou menor, condiciona a temperatura em dada região.
Veremos o que isto dará em relação a amanhã.
Não me admirava se amanhã houvessem surpresas nalgumas regiões.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,170
Local
Belas
Boa tarde.
O IPMA já não é de fiar......tinham como previsão 34ºC para Almada e acabou por ficar nos 30,2ºC, para não falar dos 38ºC previstos para Setúbal e que nem perto ficou. São previsões, eu sei, mas mesmo assim.
Na verdade a culpa é mais dos modelos de larga-escala que o IPMA usa, a maioria punha a peninsula de Setúbal a passar dos 35ºC. O próprio WRF 2 km punha Setúbal com 37ºC. Aliás, grande parte do Ribatejo devia ter passado os 37ºC.

Poeiras, vento e nuvens altas trocam as coisas, claro. Só acho estranho, as capitais de distrito geralmente eram com previsões feitas por meteorologistas no dia anterior, mas acho que hoje em dia nem isso fazem...
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Só acho estranho, as capitais de distrito geralmente eram com previsões feitas por meteorologistas no dia anterior, mas acho que hoje em dia nem isso fazem...
Eles deixaram de fazer isso há algum tempo (uns anos) para poupar dinheiro... :facepalm:
_____________________
De facto, a temperatura hoje ficou abaixo do valor previsto, devido às poeiras e à nebulosidade alta, no entanto amanhã o céu estará mais limpo de pó e poderemos ter algumas surpresas. Algo me diz que amanhã terei por cá a máxima do ano! :calor:

Sigo com 27,9°C neste momento e vento fraco de nordeste. A máxima foi de "apenas" 30,4°C. :)
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,480
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Ao ler os vossos relatos sinto-me num país nórdico tão distante... Mas depois belisco-me e percebo que estou só em Peniche!... :dry::facepalm:
Isso é em Peniche, se fores até ao Cabo Carvoeiro, deve estar desagradável, tens de levar casaco, enquanto por aqui apesar de não se ter atingido temperaturas tão elevadas (como o que tinha sido previsto), está abafado, vai ser uma noite complicada com o calor...
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,480
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Isso é em Peniche, se fores até ao Cabo Carvoeiro, deve estar desagradável, tens de levar casaco, enquanto por aqui apesar de não se ter atingido temperaturas tão elevadas (como o que tinha sido previsto), está abafado, vai ser uma noite complicada com o calor...
Nem é preciso ir ao Cabo Carvoeiro. Moro no centro... basta abrir a porta para a rua que levo com a nortada na cara. Desde manhã que está assim. Agora de almoço esteve melhorzinho mas só mesmo ao sol e abrigo.
Está bastante frio. Muito desagradável. Nem me atrevo a ir ao Cabo Carvoeiro. Naaaa