Seguimento Litoral Centro - Maio 2022

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Boa tarde

Os últimos dois dias foram caracterizados pela subida acentuada da temperatura e diminuição gradual do vento, assim também como da nebulosidade.

Hoje o dia segue bem abrasador. A estação Clima AML regista neste momento 33,4°C no Montijo e Alcochete segue com 34,2°C :calor:
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,161
Local
Belas
Ver Rio Maior a ganhar a Santarém :lol:
Liceu Francês nos 36ºC lol. O IPMA erradicou praticamente todas as estações urbanas mas deixa esta existir...

Da rede CLIMA.AML a mais alta até agora foi o Pinhal Novo, com 36ºC de máxima, seguida de VFX com 35,9ºC.

Amadora: 33,6ºC
Belas: 32,8ºC (mínima 14,3ºC)

Nortada fraca a moderada agora, tempo de abrir as janelas :D
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,124
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Por outras regiões não posso falar, mas por aqui hoje está a ser bem mais quente que o "evento extremo" de há uns dias atrás, mais de 30 ºC hoje na Figueira
O evento da passada semana foi mais "extremo" a nível das temperaturas nocturnas, e nomeadamente a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. As máximas ficaram aquém devido à nebulosidade e às poeiras. Hoje tem sido diferente.

Máxima de 34.1ºC. :calor:

Sigo com 32.0ºC.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,178
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Inflacionado? :intrigante:Nenhuma estação do IPMA registou esse valor (horário).

Não sei se @remember já tem a estação com funcionamento normal.
Sensivelmente perto do período em que esse registo se manteve (das 17h05 às 17h25), a estação aqui da Escola D.Martinho registava 34,6ºC às 17h00.
3ºC de diferença ainda é muito para apenas alguns quilómetros e condições de altitude e exposição semelhantes.
Um pouco mais a sul, ainda em Santa Iria de Azóia, a estação de Estacal só chegou aos 33,9ºC, pelas 16h54.
As horas são semelhantes e é interessante que há uma correlação positiva não linear, e meramente numérica, entre as altitudes das estações, todas situadas na mesma linha de colinas marginando o estuário do Tejo, e estas máximas:
60 m -> 33,9º
74 m -> 34,6ºC
82 m -> 37,6ºC
Mesmo assim, o salto de temperatura para a Meteo Santa Iria parece-me demasiado.

Sacavém, atingiu 35,3ºC, altitude 6 m.
A Gago Coutinho em valor horário chegou aos 33,1ºC.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Não sei se @remember já tem a estação com funcionamento normal.
Sensivelmente perto do período em que esse registo se manteve (das 17h05 às 17h25), a estação aqui da Escola D.Martinho registava 34,6ºC às 17h00.
3ºC de diferença ainda é muito para apenas alguns quilómetros e condições de altitude e exposição semelhantes.
Um pouco mais a sul, ainda em Santa Iria de Azóia, a estação de Estacal só chegou aos 33,9ºC, pelas 16h54.
As horas são semelhantes e é interessante que há uma correlação positiva não linear, e meramente numérica, entre as altitudes das estações, todas situadas na mesma linha de colinas marginando o estuário do Tejo, e estas máximas:
60 m -> 33,9º
74 m -> 34,6ºC
82 m -> 37,6ºC
Mesmo assim, o salto de temperatura para a Meteo Santa Iria parece-me demasiado.

Sacavém, atingiu 35,3ºC, altitude 6 m.
A Gago Coutinho em valor horário chegou aos 33,1ºC.
Boa Tarde,

Amanhã já vou buscar o RS da marca que mandei vir, vamos ver como se porta...

Desde a ultima vez que fiz manutenção ao RS que tinha feito há uns anos que o mesmo tem tido temperaturas inflacionadas nas máximas.

Não deixa de ser impressionante os 37°C em Vialonga assim como os 36°C em Lisboa.

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Depois de uma quinta de verão, veio hoje uma sexta de arromba. A temperatura voltou de novo a superar dos 30°C, e no caso de hoje chegou quase aos 35°C na zona. Entretanto esta noite segue bem mais fresca que as anteriores, com algum vento de sudoeste ao início da noite e, depois, inversão térmica. A temperatura já se encontra abaixo dos 20°C neste momento por aqui. :w00t:

Dados de hoje:

Herdade da Aroeira
Máx: 34,3°C
Mín: 15,3°C

Parque Luso
Máx: 33,5°C
Mín: 17,3°C

Agora estão 18,8°C e céu limpo, e sem vento, na estação que agora sigo. :) Entretanto parece que na próxima semana terei alguma chuvinha, algo surpreendente depois de um maio em que praticamente não caiu nada do céu - o modelo ECMWF prevê entre 20 a 30 mm para aqui nos primeiros dias de junho. Veremos o que acontece! :pray: :rain:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
Boas pessoal!

Os afazeres profissionais têm me mantido longe destas lides...

Bastante calor hoje por onde andei na zona de Rio Maior, apesar de alguma nebulosidade que ajudou a travar o aquecimento durante a tarde. :sweat:

Felizmente amanha começa a refrescar! :thumbsup: