Seguimento Litoral Centro - Maio 2023

É raro ver esta intensidade aqui na Póvoa de Santa Iria. Hoje à tarde, entre as 17h15 e as 17h30: 11mm em 15 minutos. Acumulado de 11,2mm às 17h30.
Depois a estação teve uma interrupção, falta o registo das 17h45. Após a falha de registo ou comunicação, o acumulado indicado foi de 13,2 mm, não sei se o registo do pluviómetro continuou sem falhas.
Certo é que nesse período, durante alguns minutos deixei de ver a rua e encostei o carro.

Parece que o Campo de Tiro de Alcochete continua a ser o alvo preferido da instabilidade dos últimos dias...

9cv9AUJ.png

Boa noite,
Ao que parece a célula incrivelmente forte que passou em Almada e na Charneca de Caparica por volta das cinco da tarde acabou por não afetar muito a zona onde se encontra a minha casa - o que não deixa de ser surpreendente visto que a 800 metros de distância foi um autêntico caos, com granizo e vento muito forte (é o que dá serem eventos convectivos e localizados). :shocking: O acumulado do dia segue apenas nos 4,3 mm, no entanto não se pode ainda dizer que seja um acumulado definitivo dado que mais aguaceiros estão a caminho vendo pelo radar.

Eu não estava em casa por esta hora, mas familiares meus estavam e enviaram-me estas imagens da tal célula brutal. Tem um claro aspeto de supercélula, é só impressionante para ser honesto e nunca imaginei ver tal coisa a ser fotografada exatamente daqui. É uma pena que tenha falhado esta pérola de célula, mas acontece... :buh:
CDYnghBh.jpg

WT14a1ah.jpg

Quanto à minha viagem de stormchasing, digamos que desta vez fiz muito boas escolhas e tive sorte. Os vídeos não mostram a verdadeira escala daquilo que vi visto que eu sou um autêntico burro a criar este tipo de conteúdos. Ao sair de casa dirigi-me para leste, usando a A2. Na portagem de Coina estavam 28ºC e um céu extremamente escuro a leste, não sendo possível visualizar Palmela. Assim que passei a zona da Autoeuropa, os céus caíram e a temperatura desceu uns 10ºC repentinamente, ao ponto de os vidros do carro ficarem completamente embaciados. O dilúvio autêntico e a trovoada, chuva forte e algum granizo que se seguiu ainda durou uns bons minutos e deu para um vídeo na Área de Serviço de Palmela, ao mesmo tempo que a temperatura no termómetro do carro registava uns 10,5ºC. :cold:

Já esta era a visão da wall cloud na zona da Marateca. Uma autêntica parede negra a oeste:
ckI0Rbqh.jpg

Depois de uma pequena paragem em Vendas Novas para comer algo, voltei à estrada em direção a Canha e com o intuito de seguir uma linha de instabilidade bastante forte. A chuva apareceu logo na zona do Vidigal mas tornou-se bastante intensa ao aproximar-me de Canha:

Houve até um momento em que chegou literalmente a cair pedras brancas do céu, de forma intensa (ainda que depois derretessem ao chegar ao solo):

Continuei a seguir a célula, em direção a Coruche. Esta trovoada de Coruche foi literalmente a maior que eu vi em tempos recentes, com muita atividade elétrica, chuva forte, vento forte e granizo - acreditem em mim, os vídeos não mostram aquilo que eu vi. :trovao:
Aqui fica um registo da zona de Pelados:

Outro registo, desta vez de São Torcato:

Continuei a minha saga e cheguei aos Foros de Carapuções. A situação nessa zona estava incrivelmente agreste e eu até tentei filmar mais um registo, mas entretanto a Internet falhou devido à atividade elétrica intensa e eu decidi sair daquela zona em direção a Coruche. Ainda apanhei chuva forte no regresso a casa, mas não teve nada a ver com aquilo que vi nas zonas onde passei. Seja como for, a queda brutal de temperatura na passagem da primeira linha de instabilidade também foi registada na minha estação: :surprise:
iWRIp91h.png

Foi uma tarde que surpreendeu e muito pela positiva, sem dúvida!
Em Alfragide, onde trabalho, a 1a ronda foi brutal, com formação de um eco vermelho mesmo por cima e que deu chuva muito forte e trovoada frequente com trovões muito potentes!!

A 2a ronda, mais fraca, trouxe mais chuva forte mas trovoada constante mais longe. Passou em cheio mais no centro de Lisboa e margem sul.

Depois acalmou, no entanto continuou a chover de forma fraca a moderada. Vão caindo ainda alguns aguaceiros fracos vindos de NE das células em dissipação.

13,0 mm acumulados.
Máxima de 25°C e actuais 18°C. Está abafado devido à HR elevada!

Acumulados das EMA da RLC 2023-05-23

6,7 mm Coimbra aeródromo
0,0 mm Coimbra Santa Clara
0,0 mm Coimbra Observatório
3,3 mm Lousã aeródromo
14,8 mm Lousã Candal (621m)
9,4 mm Lousã Trevim (1167m)
0,1 mm São Pedro de Moel
0,1 mm Leiria aeródromo
0,6 mm Alcobaça
2,1 mm Rio Maior
0,0 mm Torres Vedras Dois Portos
0,0 mm Santa Cruz aeródromo
0,9 mm Arruda dos Vinhos
------- Colares
19,8 mm Coruche
7,4 mm Lisboa Amoreiras
13,7 mm Lisboa Geofísico
6,6 mm Lisboa Ajuda
6,4 mm Barreiro Lavradio
5,6 mm Alcochete Campo de Tiro
1,0 mm Pegões

Boa noite,
Deixo os possíveis registos desta tarde bastante animada pela Área Metropolitana de Lisboa.
Aproximação da célula que atingiu a zona do Montijo:
we3fQfb.jpg

Cenário à chegada, desde o Montijo:
bAJ1CPE.jpg

gkQRs3A.jpg

FO0H0ny.jpg

Célula que atingiu Lisboa visível desde o Barreiro. A vista não é a melhor, mas dá para perceber a shelf cloud:
V3QSKg2.jpg

Acumulados das EMA da RLC 2023-05-23

6,7 mm Coimbra aeródromo
0,0 mm Coimbra Santa Clara
0,0 mm Coimbra Observatório
3,3 mm Lousã aeródromo
14,8 mm Lousã Candal (621m)
9,4 mm Lousã Trevim (1167m)
0,1 mm São Pedro de Moel
0,1 mm Leiria aeródromo
0,6 mm Alcobaça
2,1 mm Rio Maior
0,0 mm Torres Vedras Dois Portos
0,0 mm Santa Cruz aeródromo
0,9 mm Arruda dos Vinhos
------- Colares
19,8 mm Coruche
7,4 mm Lisboa Amoreiras
13,7 mm Lisboa Geofísico
6,6 mm Lisboa Ajuda
6,4 mm Barreiro Lavradio
5,6 mm Alcochete Campo de Tiro
1,0 mm Pegões
Cá está,
Chuvada monumental a atravessar a ponte Vasco da Gama há cerca de 25 minutos. Chove moderado no Montijo. Que noite boa :)
Incrivel e eu tao perto da Ponte...e nada...sao mesmo coisas muito localizadas...

Ao que parece a linha de instabilidade que vinha com força desde o Alto Alentejo e Ribatejo dissipou-se na Península de Setúbal. O acumulado do dia ficou-se assim pelos 4,6 mm. :rain:

Pelo que parece amanhã a trovoada deverá ocorrer um pouco mais a norte do que hoje, e na quinta e sexta apenas deverá ocorrer em zonas mais do Interior devido ao regresso temporário da nortada. Veremos o que acontece! :pray: :trovao:

Boa madrugada,

Há meses que o tópico do litoral centro não tinha tanta actividade. :lol:

Uma tarde de bastante instabilidade que primou pela sua severidade, o que é muito raro de se observar nesta zona.

Os dois momentos principais: passagem da 1ª supercélula que varreu boa parte da margem sul, com deslocação E-O, e posteriormente a 2ª supercélula, com a sua shelf-cloud bem marcada, que afectou sobretudo a margem norte do Tejo e parte ocidental da península de Setúbal, e com deslocação NE-SO.

Fica aqui o registo da estação:

Screenshot-2023-05-24-at-01-49-27-Personal-Weather-Station-Dashboard-Weather-Underground.png

Uma diferença de aproximadamente 10ºC num período de 15 minutos.

Precipitação intensa, com rain rate máximo 79.20 mm/h, e acumulado de 16.00 mm em 15 minutos.

Acompanhado de forte trovoada, pese embora não tenha observado queda de granizo.

Screenshot-2023-05-24-at-01-31-42-Personal-Weather-Station-Dashboard-Weather-Underground.png

A supercélula de Lisboa passou de raspão, a sua presença fez-se essencialmente notar pela trovoada frequente e bastante audível.

O final da tarde e resto da noite foi consideravelmente mais calmo, com direito a alguma precipitação, geralmente fraca.

Extremos do dia: 27.6ºC / 15.5ºC
Acumulado: 18.80 mm

A madrugada segue calma, com céu nublado, 17.1ºC.

Nada como uma boa instabilidade para arejar o ar, nota-se bem mais límpido, fresco e húmido. :D