Boa noite,
Ao que parece a célula incrivelmente forte que passou em Almada e na Charneca de Caparica por volta das cinco da tarde acabou por não afetar muito a zona onde se encontra a minha casa - o que não deixa de ser surpreendente visto que a 800 metros de distância foi um autêntico caos, com granizo e vento muito forte (é o que dá serem eventos convectivos e localizados).

O acumulado do dia segue apenas nos 4,3 mm, no entanto não se pode ainda dizer que seja um acumulado definitivo dado que mais aguaceiros estão a caminho vendo pelo radar.
Eu não estava em casa por esta hora, mas familiares meus estavam e enviaram-me estas imagens da tal célula brutal. Tem um claro aspeto de supercélula, é só impressionante para ser honesto e nunca imaginei ver tal coisa a ser fotografada exatamente daqui. É uma pena que tenha falhado esta pérola de célula, mas acontece...
Quanto à minha viagem de
stormchasing, digamos que desta vez fiz muito boas escolhas e tive sorte. Os vídeos não mostram a verdadeira escala daquilo que vi visto que eu sou um autêntico burro a criar este tipo de conteúdos. Ao sair de casa dirigi-me para leste, usando a A2. Na portagem de Coina estavam 28ºC e um céu extremamente escuro a leste, não sendo possível visualizar Palmela. Assim que passei a zona da Autoeuropa, os céus caíram e a temperatura desceu uns 10ºC repentinamente, ao ponto de os vidros do carro ficarem completamente embaciados. O dilúvio autêntico e a trovoada, chuva forte e algum granizo que se seguiu ainda durou uns bons minutos e deu para um vídeo na Área de Serviço de Palmela, ao mesmo tempo que a temperatura no termómetro do carro registava uns 10,5ºC.
Já esta era a visão da
wall cloud na zona da Marateca
. Uma autêntica parede negra a oeste:
Depois de uma pequena paragem em Vendas Novas para comer algo, voltei à estrada em direção a Canha e com o intuito de seguir uma linha de instabilidade bastante forte. A chuva apareceu logo na zona do Vidigal mas tornou-se bastante intensa ao aproximar-me de Canha:
Houve até um momento em que chegou literalmente a cair pedras brancas do céu, de forma intensa (ainda que depois derretessem ao chegar ao solo):
Continuei a seguir a célula, em direção a Coruche. Esta trovoada de Coruche foi literalmente a maior que eu vi em tempos recentes, com muita atividade elétrica, chuva forte, vento forte e granizo - acreditem em mim, os vídeos não mostram aquilo que eu vi.

Aqui fica um registo da zona de Pelados:
Outro registo, desta vez de São Torcato:
Continuei a minha saga e cheguei aos Foros de Carapuções. A situação nessa zona estava incrivelmente agreste e eu até tentei filmar mais um registo, mas entretanto a Internet falhou devido à atividade elétrica intensa e eu decidi sair daquela zona em direção a Coruche. Ainda apanhei chuva forte no regresso a casa, mas não teve nada a ver com aquilo que vi nas zonas onde passei. Seja como for, a queda brutal de temperatura na passagem da primeira linha de instabilidade também foi registada na minha estação: