Seguimento Litoral Centro - Março 2015

está a escurecer à minha frente (lado este) para norte estão uns cumulus a crescer para cima, será que?...

18.5ºC 68% humidade

2v2w5e1.jpg

Última edição:
está um ponto vermelho a sul daqui mas muito pequeno, deve estar na fronteira do distrito de évora com o de santarém (com o concelho de coruche), eu esta tarde vou para os foros à volta de Coruche, acho que pelo caminho vou parar no castelo de Coruche para ver se consigo ver algo, que a vista é 5 estrelas para sul

Bom dia,
Sigo com 12.9 graus e chuva fraca.

Acumulou 0,7 mm no Cabo Raso e 0,5 mm em Cascais; de resto só em Lisboa com 0,5 mm
Aqui em Carcavelos só molhou sem acumulação.

Boas fotos, esse ponto de vista dá uma boa perspectiva para a zona de Lisboa/Cascais/Sintra. Tenho estado a acompanhar a evolução das nuvens, não conseguem ganhar extensão vertical suficiente, rapidamente estratificam, pouca convecção. E parecem evitar a todo o custo passar do litoral para o mar.
BG7Wver.jpg

A água fria não lhes dá potencial suficiente.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: guisilva5000
está um ponto vermelho a sul daqui mas muito pequeno, deve estar na fronteira do distrito de évora com o de santarém (com o concelho de coruche), eu esta tarde vou para os foros à volta de Coruche, acho que pelo caminho vou parar no castelo de Coruche para ver se consigo ver algo, que a vista é 5 estrelas para sul

Está mesmo a sul de Coruche mas já teve melhor apresentação no radar, parece diminuir agora.
iM5Srie.jpg

Boas..

Mais uma previsão com margem de erro elevada para amanhã, dada a dificuldade notavel dos modelos em modelar as condições sinópticas neste evento bastante complexo.
Para amanhã espera-se que as condições favoraveis á ocorrencia de células pontualmente fortes ou marginalmente severas se desloquem mais para norte numa faixa ao longo do Alentejo.

Analise/Sinóptica

Em altura uma dorsal aproxima-se do NW da PI enquanto uma depressão fria de niveis altos afecta o sul, entre ambias uma area de fluxo mais forte em altura afecta os 2/3 norte da Peninsula incluindo o Alentejo central e Alto Alentejo.
Com o shear restrito ás camadas altas ( Anvil layer shear até 30-40kts), as células tenderão a organizar-se em cluster, nomeadamente proximo das areas de convergencia principais.

Á superficie uma pequena bolsa de baixa pressão situa-se no litoral SW, com uma frente quente que avança pelo Baixo Alentejo até ao Vale do Tejo, sendo este o principal mecanismo de disparo....a advecção de humidade com aquecimento diurno a fazer o CAPE disparar até aos 800J/Kg devrãoo, em conjunto com a convergencia frontal, originar varios focos convectivos que colocam um risco de precipitação excessiva e granizo.

0SVpDob.png

Em desenvolvimento, já negro a Este.

Situação de acordo com a previsão do Stormy.

Essa célula tem precipitado sem atingir o laranja. Vamos ver se ganha ímpeto ao chegar à zona do estuário do Tejo. (boa foto!)

O aspecto geral é de fraco desenvolvimento vertical, falta-lhes CAPE
yIGHiAo.png