Seguimento Litoral Centro - Março 2015



Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Continuação de mais um dia varrido pela nortada, que teima em nao se ir embora.
Estas ultimas noites tem sido bem frescas.
mínima de 8.9ºC
actual de 15.4ºC
 

Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,218
Local
Venda Nova (Amadora)
A forte ventania de norte mantém-se, embora já com rajadas menos intensas que o dia de ontem. Ainda assim as rajadas andam entre os 60 e os 70 km/h, tendo havido uma rajada máxima de 73,5 km/h durante a madrugada!
A noite foi mais fria com uma mínima de apenas 7,9ºC :cold: Neste momento ainda estão 12,3ºC
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,025
Local
Ericeira
[QUOTE="jonas_87, post: 480737, member: 4368"... nortada...ainda longe do pico previsto [/QUOTE]

Ontem à noite fui à Ericeira e estava tão, mas tão desagradável. Fiz várias coisas que tinha de fazer e depois jantei rapidamente um "bitoque" no Caniço. Só pensei quando pára o vento (nem consegui distinguir se era nortada) e a intempérie? Gostava de ter uma Páscoa surfável ...
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por aqui o vento continua com rajadas fortes, já vai fazendo alguns estragos, nomeadamente em cedros, que devido á pouca resistencia ao vento, começam a cair/rasgar pelo tronco, e já era um cedro com mais de 20 anos, e com uns 8 a 10 metros de altura.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Que braveza!

O pouco que choveu estes dias já secou tudo.

Efeito do vento forte de norte bem visível na nebulosidade vista pelo satélite.

atTw3b5.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Efeito do vento forte de norte bem visível na nebulosidade vista pelo satélite.

Tal e qual como as ondulações na areia sob as correntes das marés ou das ondas.

O vento agora é mais inconstante aqui em Carcavelos, alternam com uma periodicidade de cerca de meio minuto os episódios de rajadas fortes com os de vento apenas moderado, ao mesmo tempo que a direcção varia entre o norte/noroeste e o oeste. Efeitos da interacção do fluxo com os obstáculos do terreno criando turbilhões horizontais. Mar picado especialmente a algumas centenas de metros da costa, já esteve no entanto mais encrespado algumas horas atrás. Ondulação reduzida, nada convidativo ao surf.
Temperatura nos 16/17º.
A vegetação herbácea dos campos está aplanada pelo vento e a secar, verdes amarelecidos, ou já seca mesmo.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,162
Local
Belas
Mínima de 8,2ºC
Máxima de 14,2ºC
A estação da Amadora registou 1,2 mm de chuva!??? Toda avariada

No telemovél vi que o RealFeel graças ao vento era de 7ºC pelas 19h, o autocarro da Vimeca media uns 12ºC. Acho que não senti tanto frio desde Fevereiro, quem for sem casaco para a rua quase que morre congelado. Agasalhem-se! :cold::cold:

Rajada máxima:
85,3 km/h Estação de Queluz a bombar
Média de vento: 40 km/h Nunca tinha visto isto na vida!

A região da Amadora-Queluz é das mais ventosas da capital, eu levei na cara com uns 10 papeis, partículas a toda a hora.
Um papel até chegou a intersetar a minha cara e com a força até me arranhou o queixo...
Bandeiras não sobrevivem, pelo que voaram todas. Árvores mais que tortas.

As boas noticias é que o AA finalmente chegou e o vento parece que vai acalmar! 1020 hPa e a subir!
Acalma mas não pára, vai estar sempre em luta com uma depressão a sul e as isóbaras continuam próximas...