Seguimento Litoral Centro - Março 2016

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,465
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Boas,
Por Peniche a manhã foi de aguaceiros. Ainda há pouco caiu um bom peso de água.
Vento moderado com rajadas bem generosas. Sente-se bastante frio.
 


guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,089
Local
Belas
Além de poder haver outras variantes a questão principal pode ser: Que estação estás a usar para os acumulados na tua localização?
É que olhando para a tua assinatura eu diria que provavelmente nenhuma (são estações próximas). Se são outras estações estás a referir o acumulado sempre da mesma? Se não for, então os dados deixam de fazer qualquer sentido...

Nem tinha reparado nesse pormenor na assinatura, bem visto, usar alternadamente uma estação consoante a posição do evento não faz sentido, basicamente é como eu usar os 15 mm provenientes de uma célula que passou por Cascais, enquanto Alcabideche teve apenas 1mm, mas assumo os 15 mm como " meus " e vão logo para o acumulado mensal de Alcabideche. Tenta usar sempre uma única estação, pelo menos no acumulado.
Nota: A estação de Barcarena é daquelas que conta precipitação a mais quando está vento, convém ter atenção a esses pormenores.

Sim é verdade os meus dados de precipitação deste mês são os piores. A estação do Cacém deixou de acumular no inicio do mês, por isso passei automaticamente para a estação de Barcarena. A estação da Amadora já está off por isso não considerei nenhum valor. Por isso fiquei com a de Barcarena, relembro que tive dois dias com precipitação que denominei "estranha", como o jonas diz, parece que em dias de vento há anomalias. Mas mesmo assim, acompanhei apenas os dados de Barcarena, a estação de Belas tem acumulado valores tipo 240 mm diários o que é logo inválido... Acho que deve haver uma anomalia por excesso de uns 10 mm, quanto a isso não posso dizer nada, tenho mesmo de arranjar uma estação minha ;)
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,089
Local
Belas
Como esperado, o mês ficou 2ºC abaixo da média :eek: Tem sido uma viagem estranha desde Janeiro (com anomalia de +2ºC), Fevereiro sem qualquer anomalia e Março (com anomalia de -2ºC), pelo que posso até dizer que houve uma alteração quase mínima nas temperaturas desde o início do ano.

Vamos ver como se porta Abril!
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Boa noite, e o mês de Março aqui no meu pluviómetro improvisado ficou-se pelos 47,6mm bem abaixo do mês anterior. Vamos ver o que Abril águas-mil nos vai trazer mas estes primeiros dias já animam aqui o nosso Fórum. De momento tudo calmo, vento nulo, céu limpo e 10,1ºC.
 

Yannick

Cirrus
Registo
25 Abr 2016
Mensagens
9
Local
Ulgueira, Sintra
Boa madrugada.

Entretanto surgiu nova estação amadora junto à serra, mais especificamente proximo da aldeia de Ulgueira , fica ali entre o entrocamento do cabo da roca e Almoçageme.
A estação está a uma cota 235 mts, os dados actuais relevam que a mesma ainda deve ser alvo de algumas calibrações/afinações. Ainda assim, de qualquer dos modos o aparecimento de uma estação é sempre uma boa noticia, cabe a nós estarmos atentos para ver se apresenta dados correctos, caso contrario será mais uma a fazer número.

http://portuguese.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=ILISBOAC7#history

Bom dia,

Fui eu quem instalou esta estação, e sim no inicio pus a dentro de casa, queria ver a evoluiçao da temperatura interior de dia, a noite e com a lareira a bombar. Ja esta fora no terreno ha tipo 1 mes, e parece estar a funcionar bem. Esta sempre uns graus mais frios do que Colares e por ai, mas a partida é normal por estar na Ulgueira. Em termos de vento, o sitio onde vivo é bastante abrigado, e a estação esta tambem na horta que é um bocado protegida, nao havera rajadas recordes. Nao fiz nenhuma calibraçao.

Qualquer sugestão digam, bom 25 de abril a todos !
Abraço
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bom dia,

Fui eu quem instalou esta estação, e sim no inicio pus a dentro de casa, queria ver a evoluiçao da temperatura interior de dia, a noite e com a lareira a bombar. Ja esta fora no terreno ha tipo 1 mes, e parece estar a funcionar bem. Esta sempre uns graus mais frios do que Colares e por ai, mas a partida é normal por estar na Ulgueira. Em termos de vento, o sitio onde vivo é bastante abrigado, e a estação esta tambem na horta que é um bocado protegida, nao havera rajadas recordes. Nao fiz nenhuma calibraçao.

Qualquer sugestão digam, bom 25 de abril a todos !
Abraço

Boas Yannick,

Bem vindo aqui ao forum.
Curioso, no mês passado cheguei a espreitar ver se via a estação, mas acabei por não ver, assim já percebo a razão.
Passo constantemente por aí de bicicleta e noto que faz pouco vento. Tu aí não tens influencia da nortada da linha de costa e vertente sul da serra, que provoca então a nortada violenta como por exemplo mais para os lados Biscaia / Figueira do Guincho, se tivesses lá a estação acredito que terias rajadas bem violentas. Sim quanto à temperatura é normal, durante o dia está mais fresco aí comparando com Colares, factor altitude não dá hipotese, à noite a inversão térmica do vale de Colares faz com que esteja mais frio do que aí, em Ulgueira.

Cumprimentos
 
  • Gosto
Reactions: Yannick