Seguimento Litoral Centro - Março 2016

Geopower

Cumulonimbus
Registo
27 Mar 2013
Mensagens
2,258
Local
Lisboa (Campo Grande); Glória do Ribatejo; Santa C
parou de chover. Foi chuva moderada durante mais de uma hora.
E para terminar um belo dia de aguaceiros e trovoadas, vista para Oeste em tons de rosa alaranjado:
9MhxaLP.jpg
 
Última edição:


Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,693
Local
Loures
Tarde atribulada a de hoje...

Estava na faculdade e reparo (com a ajuda do @SpiderVV ) que aproxima-se da região de Lisboa uma monstruosa célula, e penso que se estivesse em Loures teria altas probabilidades de ter uma vista previlegiada da mesma. Decido apanhar o autocarro: arranco do Campo Grande pelas 14:45. Quando desço a Calçada de Carriche e fico com vista para as lezírias, o cenário era medonho... Horizonte negro azul, e vejo logo um raio bem roxo e luminoso a cair nos campos agrícolas. 5 minutos, começa a cair saraiva, embora tenho durado apenas 1 minuto.

Como me dirigia para Norte era complicado conseguir ter vista para a célula, visto estar sentado no meio do autocarro.

eMMAhSt.jpg


N7BYDaJ.jpg


KGcVetx.jpg


gHBJRCb.jpg


3ZWKRxY.jpg


kikBrTr.jpg






Saio do autocarro no Loureshopping pelas 15:00, chovia bem mas não granizava, e logo começou a orquestra: 10 minutos seguidos a ouvir trovões sem interrupção!

Consegui apanhar alguns raios. Para quem vê no pc pode tornar-se repetitivo e secante, mas ao vivo foi algo espectacular, foi dos momentos meteorológicos mais brutais a que assisti!





 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Situação interessante da posição das descargas elétricas.

GbN7tRR.png

No que diz respeito à descarga assinalada sobre o tabuleiro da Ponte 25 de Abril, posso acrescentar que se tratou de um "direct hit" na torre Norte. Vinha precisamente no sentido Almada-Lisboa, e tanto o raio, como a bomba de trovão que se seguiram, foram impressionantes ou não se tivesse tratado de uma descarga positiva.

Aliás, momentos antes, estava eu parado nas portagens, e pareceu-me sinceramente que outro raio positivo havia atingido o emissor de Monsanto tamanha foi a violência da DEA.